Saúde Integral

Qual é o ômega certo para você?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você provavelmente já ouviu falar muito do ômega 3 e talvez até já tenha incorporado na sua dieta alimentos ou cápsulas com essa substância. No entanto, ele possui dois outros irmãos pouco conhecidos: o ômega 6 e o 9. Todos eles têm importantes funções no nosso organismo, com a prevenção de doenças e garantindo o bom funcionamento das células nervosas e hormônios, por exemplo.

Abaixo, explicamos as funções de cada um e onde encontrar estes ácidos graxos. Confira:

Ômega 3

O mais conhecido do grupo, o ômega 3 é rico em ácido alfa-linoleico, que ajuda na manutenção das membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos e a manter em vigor as funções cerebrais, por isso costuma ser tão indicado para pessoas com idade a partir dos 50 anos. Prefira o consumo de nozes, linhaça e chia para garantir a quantidade necessária deste ácido graxo em seu organismo. A suplementação por meio de pílulas deve ser feita apenas com orientação de um profissional da saúde.

Ômega 6

Importante para manter a imunidade em alta, o ômega 6 também é conhecido como ácido linoleico. É indicado principalmente na prevenção do Alzheimer. O mais adequado para consumo deste ômega, no entanto, é o acompanhamento de um nutricionista e a constante avaliação da quantidade presente em seu organismo, uma vez que estudos comprovam que o uso em excesso pode ter o efeito reverso e acelerar a situação de doenças degenerativas. Para obter o ômega 6, consuma peixes como carpa e anchova, frutos do mar, óleos vegetais e cereais como o milho e a soja. Este ômega ainda ajuda no controle das taxas de colesterol, diminuindo o ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).

Ômega 9

Apesar de ser o menos conhecido, este ácido graxo não tem menor importância. O consumo controlado deste ômega pode limitar a quantidade de produção de colesterol ruim no sangue e também prevenir o aparecimento de alguns tipos de tumores. Ele pode ser produzido pelo próprio organismo, se a quantidade dos ômegas 3 e 6 estiverem em harmonia. Nos alimentos, é encontrado em abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), azeitona e azeite de oliva. Este ômega também trabalha na formação dos hormônios.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]