Animais de Poder Espiritualidade Xamanismo

Animais de poder: Cobra

Cobra preta e branca
Pixabay / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

“Eu tenho certeza de que esse bicho é o meu espírito animal!”

Você já ouviu alguém falando assim? Por mais que isso geralmente seja uma brincadeira, segundo o xamanismo, todos temos um animal de poder, que, em resumo, é um animal que nos inspira e aponta os caminhos que devemos seguir na vida.

Mas, afinal, o que é um animal de poder? Qual é o significado de ter a cobra como animal de poder? Como é possível se conectar a ela? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é um animal de poder?

Para entender o que é um animal de poder, você precisa entender o que é o xamanismo. O xamanismo é um modo de vida, não uma religião. Ele prega que o homem e a natureza são um e devem ser integrados para beneficiar a humanidade e também o meio ambiente. De acordo com essa teoria, todos os seres humanos têm três totens de poder, e cada totem está relacionado a um dos três reinos naturais: Pedras, Plantas e Animais. Segundo essa filosofia, esses totens nos ajudam a nos reconhecer e a guiar nossos pensamentos, sentimentos e ações para as mudanças que precisamos fazer em nossas vidas.

Totens animais também são chamados de animais de poder. E nada mais são do que um arquétipo de quem somos e do como nos comportamos. Esse é um conceito espiritual, não um conceito lógico, como um teste de personalidade. Portanto o animal de poder funciona mais como guia para nos desenvolvermos e trabalharmos para alcançar uma vida mais harmoniosa. Por fim, representa o símbolo da energia oculta em nosso corpo que, se descoberto, nos fará alcançar maiores conquistas na vida.

Como descobrir o meu animal de poder?

Não faça questionários online e não confie em testes da internet. Ao contrário dos signos do Zodíaco ou do Horóscopos Chinês, que são encontrados somente com base na data de nascimento, o processo de descoberta de animais de poder é muito mais complicado porque inclui consultar um mestre xamã, que é o único guia que pode revelar qual animal é o seu animal de poder.

Duas árvores grandes em uma floresta com o Sol iluminando-as
jplenio / Pixabay

Se você simplesmente escolher um animal ao acaso ou acreditar em algum teste que encontrou na internet, acabará gastando tempo e energia com um animal que não tem realmente nada a ver com você, o que pode ser frustrante e decepcionante. Portanto, para evitar essa decepção, consulte um mestre xamã para que ele possa guiá-lo até o seu animal de poder e evite decepções e a sensação de ter sido enganado.

Muitas pessoas acreditam que, por exemplo, é melhor ter um leão como animal de poder do que uma borboleta, porque, em nossa cultura, leão é sinônimo de poder e a borboleta é puramente sinônimo de delicadeza. Mas o fato é que o xamanismo, para todos os animais, tem outros significados. É preciso desconstruir o que você pensa sobre os animais para entender como os animais de poder afetam você.

Cobra como animal de poder

Uma das principais características da cobra é que ela está sempre trocando de pele, o que indica que a pessoa que tem a cobra como animal de poder é alguém que precisa passar por transformações para que possa seguir o seu caminho de maneira harmônica. Além disso, essa troca de pele representa também uma renovação, um constante deixar para trás o passado para que seja possível viver o novo. Aquele que tem esse animal de poder, portanto, não só não teme as mudanças e transformações, mas também as entende como necessárias.

Apesar de estar sempre trocando sua pele para fazer esse processo de renovação constante, a cobra mantém a sua essência, isto é , o seu corpo, a sua forma e as suas características principais, mudando apenas o exterior e o que está na superfície. Então essa mensagem também vem forte para aquele que tem a cobra como animal de poder: mesmo passando por muitas transformações na vida, não esqueça de sua essência e de quem você é internamente.

Uma característica de mudança da cobra é que, além de trocar a pele e passar por essa transformação do corpo físico, ela se camufla muito bem ao ambiente, por isso é que frequentemente os ataques das cobras pegam as pessoas de surpresa, já que elas se integram tanto ao entorno que passam como se fossem parte dele. Então essa é uma característica que faz bastante parte daqueles que têm a cobra como animal de poder: capacidade de adaptação e de integração ao ambiente que está ao redor.

Erva daninha verde crescendo através da rachadura do pavimento na calçada. Adaptação da natureza em meio urbano. Triunfo da vida.
photosebia / 123RF

Conhecida como sorrateira, imprevisível e traiçoeira, a cobra costuma causar medo em outros animais — e no ser humano, é claro — por ter essa combinação de inteligência com aptidões físicas que a transformam num animal extremamente capaz de alcançar seus objetivos, como uma caça. E é assim que aquele que tem a cobra como animal de poder se comporta na vida: preferindo o silêncio e a discrição, mas sempre de olho em seu objetivo, revelando-o somente quando está próximo de alcançá-lo.

Outra fama carregada pela cobra é a da tentação, já que, na história bíblica, ela é o animal escolhido pelo diabo para tentar Adão e Eva. Mas o xamanismo nada tem a ver com o cristianismo, então esse significado da cobra como um animal que simboliza a tentação não se aplica ao animal de poder. Apesar disso, o xamanismo considera, sim, a cobra um animal de poder que traz àqueles representados por ela capacidades e habilidades de persuasão e boa comunicação.

Por fim, a cobra é um animal que se arrasta pelo chão, o que é um simbolismo para que a pessoa que a tem como animal de poder fique atento aos lugares por onde anda. Essa atenção não diz respeito a perigos dos lugares por onde anda, mas ao cuidado que tem com os lugares por onde anda, porque provavelmente será necessário passar por ali de novo — e bem perto do chão, já que a cobra se arrasta. Essa é, enfim, uma metáfora que indica que as pessoas com esse animal de poder precisam ter atenção para não agir de maneira negligente em suas relações e nas situações nas quais entram.

E como eu me conecto ao meu animal de poder?

Por ser uma experiência espiritual, conectar-se ao seu animal de poder é um processo único e individual. No momento em que o seu mestre xamã guiá-lo rumo ao encontro do seu animal de poder, ele vai orientá-lo a respeito do que é necessário fazer para manter essa conexão viva após o contato inicial, porque conectar-se frequentemente com o seu animal de poder é o que manterá a relação de vocês viva.

Se você fizer esse primeiro contato sem o auxílio de um mestre xamã, pode acabar se frustrando ou não entendendo como funciona o contato com um animal de poder ou pode até mesmo acabar assustando espiritualmente o seu animal de poder. Peça conselho e ajuda ao seu mestre xamã e conselhos a respeito de como manter-se conectado ao seu animal de poder.

Você também pode gostar

Como dica, podemos recomendar a meditação. No momento em que fechamos os olhos e “calamos” os pensamentos, é mais fácil entrar em plenitude espiritual e, consequentemente, entrar em contato com tudo aquilo que é espiritual. Você pode, em processo de meditação, imaginar-se na pele do seu animal de poder, por exemplo, caçando ou correndo pelas matas como ele, voando ou nadando… Enfim, vai da sua imaginação e do que reforçar o vínculo entre vocês. Imaginar-se aproximando-se dele e interagindo com ele também é outra dica boa para os momentos de meditação.

Enfim, ter a cobra como animal de poder é um indicativo de que você é uma pessoa que vai passar por muitas mudanças na vida, mas que isso não será negativo, já que mudanças e transformações são quase que necessárias para que você viva uma vida saudável. Use sua astúcia e sua inteligência a seu favor e conecte-se ao seu animal de poder sempre que possível.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br