Espiritualidade Saúde Integral Xamanismo

Tudo o que você precisa saber sobre a Cerimônia do Cacau

A maioria das pessoas conhece o cacau apenas como matéria-prima do chocolate. Mas a verdade é que essa planta é utilizada para outros fins além da alimentação. O ritual do cacau, por exemplo, é uma cerimônia que promove a cura do corpo, da mente e do espírito.

Com as informações que separamos a seguir, você vai entender mais sobre a história do cacau, por que ele é considerado sagrado e quais benefícios ele oferece. Além disso, vai se aprofundar no ritual do cacau, identificando onde participar da cerimônia. Confira!

O ritual do cacau

Um homem colhendo um fruto de cacau.
Pixabay / Pexels

Não é qualquer planta que recebe um ritual em sua homenagem, não é? Então o que o cacau tem de tão especial para ser visto como algo poderoso e sagrado? Explore os detalhes sobre a história da planta e o uso ritualístico dela.

1) História do cacau

Cacau é uma árvore frutífera nativa da América Central e da América do Sul, em regiões de floresta tropical. Inicialmente, a planta era cultivada pelos astecas, que transformavam as sementes em uma bebida amarga. Depois, os maias e os incas passaram a utilizá-la também como bebida em cerimônias e rituais.

Quando os colonizadores espanhóis invadiram os territórios americanos, levaram as sementes de cacau para a Europa, trazendo um novo uso para a iguaria. Em vez de ser ingerido como uma bebida, o cacau foi transformado em chocolate, consumido apenas pelas elites.

2) Por que o cacau é sagrado?

O nome “cacau” vem de Theobroma cacao (seu nome científico), que significa “comida dos deuses”. No entanto, ele não é considerado sagrado apenas pelo simbolismo do termo que o nomeia. As civilizações asteca, inca e maia acreditavam que essa planta era medicinal, já que fornecia energia e bem-estar ao ser ingerida.

Várias sementes de cacau dispostas em uma superfície de madeira.
gate74 / Pixabay

No xamanismo, que prega o reencontro com os ensinamentos da natureza, o cacau também é tido como sagrado. Nesse caso, ele poderia auxiliar na eliminação de toxinas do corpo e na intensificação do processo de autoconhecimento. Um outro ingrediente com funções semelhantes é o chá de ayahuasca.

3) Como funciona o ritual

O ritual do cacau pode acontecer de inúmeras formas, dependendo da região onde você pretende realizá-lo. Entretanto, nessa cerimônia, é comum que as pessoas se sentem formando um círculo, para ingerir a bebida de cacau.

Acredita-se que o líquido ajuda cada indivíduo a abrir o coração, tornando mais fácil compartilhar os desejos, os traumas e as dúvidas que estão dentro deles. Ao falar sobre tudo isso para outras pessoas, em um ambiente acolhedor, há um aprofundamento no processo de autoconhecimento.

Após a ingestão da bebida e o diálogo, algumas cerimônias incluem uma dança. Segundo a tradição, é essa movimentação do corpo que vai levar o cacau para todo o organismo, ativando toda a transformação que o ritual estimula. Assim, será possível conhecer seu verdadeiro eu, sem possíveis efeitos colaterais nocivos.

Onde participar de cerimônias do cacau

Se você quer aproveitar o que uma cerimônia do cacau tem a oferecer, veja quais são os locais que oferecem esse ritual de forma segura e confiável.

1) Templo do Ser

Localizado em Ilhabela, São Paulo, o retiro espiritual Templo do Ser realiza cerimônias do cacau em datas específicas do ano. Para saber quando aproveitá-las, visite o site da organização: https://templodoser.org/.

2) Inti Path

O Inti Path é um grupo de mestres espirituais peruanos. Com a missão de preservar e transmitir a tradição inca, a organização realiza cerimônias do cacau no Brasil. Informe-se sobre as datas e os horários dos rituais pelo perfil deles no Instagram: https://www.instagram.com/inti_path/.

3) Instituto Xamânico Clareia

O Instituto Xamânico Clareia oferece a cerimônia do cacau de um jeito diferente. Nesse caso, o processo é conduzido online e pode ocorrer até na sua casa. Desvende essa possibilidade por meio do site: http://cerimoniadocacau.com/cacauterapia/.

Benefícios do cacau

Uma quantidade de cacau disposta sobre as duas palmas das mãos de um homem.
Pablo Merchán Montes / Unsplash / Eu Sem Fronteiras

Agora que você já sabe qual é o uso ritualístico do cacau e como ele pode auxiliar no seu processo de autoconhecimento, entenda quais benefícios ele traz para o seu corpo e para a sua mente!

1) Ação antioxidante e anti-inflamatória

O cacau apresenta polifenóis em sua composição, que agem de forma antioxidante e anti-inflamatória. Então ingerir uma bebida feita com ele pode prolongar a saúde das células do seu corpo e reduzir processos inflamatórios que estejam se desenvolvendo.

2) Equilíbrio da pressão sanguínea

Os polifenóis também são responsáveis por equilibrar a pressão sanguínea, reduzindo-a. Dessa forma, uma bebida de cacau estimula a concentração e o foco, favorecendo a conexão entre corpo e mente.

3) Aumento da energia

Como o cacau apresenta cafeína na composição, ele tem o poder de aumentar a energia de quem o consome. No ritual, essa propriedade será especialmente útil para o encerramento da cerimônia, quando será preciso dançar.

4) Proteção do DNA das células

O cacau é rico em flavonoides, que promovem a proteção do DNA das nossas células. Por isso, uma bebida feita é uma das maneiras de prevenir o desenvolvimento de um câncer, melhorando o funcionamento do organismo.

5) Sensação de bem-estar

Um homem idoso meditando frente à uma zona verde.
Marcus Aurelius / Pexels / Eu Sem Fronteiras

Assim como a prática de exercícios físicos, o cacau libera endorfina e dopamina no corpo. Esses dois compostos promovem uma sensação de bem-estar, que ainda é intensificada com a dança ao fim da cerimônia.

6) Conexão com seu Eu Superior

O Eu Superior de uma pessoa é qualquer força maior do que ela mesma, na qual ela acredita. Com o uso ritualístico do cacau, essa conexão entre o indivíduo e algo maior do que ele é intensificada, trazendo leveza ao espírito.

7) Estímulo da criatividade

O cacau é utilizado para estimular a criatividade de uma pessoa. Isso porque, no uso ritualístico, ele é capaz de desbloquear inseguranças e traumas, que comprometem a liberdade de um indivíduo.

8) Desenvolvimento da clareza mental

Durante a ingestão do cacau, em um ritual, são reforçadas as características que uma pessoa tem, para que ela não duvide de si mesma. Então, é mais fácil definir planos, lidar com problemas e conhecer a si.

9) Indução da meditação

A bebida de cacau pode auxiliar a focar mais no presente, e no que está acontecendo ao redor de quem a ingere. Com esse direcionamento da atenção, é mais fácil meditar sobre aquilo que deve ser trabalhado.

10) Promoção de cura

O cacau é capaz de promover a cura na mente de uma pessoa. Isso porque ele vai auxiliar a tirar do peito tudo que estiver incomodando, para depois seguir em frente. Nesse processo, será possível alcançar a paz interior.

Você também pode gostar

Levando em consideração todas as informações apresentadas, observamos que o ritual do cacau é uma cerimônia milenar e muito benéfica. Com esse rito, uma pessoa pode se conectar mais profundamente com quem ela é, resolver questões que a atormentam e até melhorar a própria saúde física. Compartilhe com outras pessoas o que você aprendeu!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br