Astrologia Convivendo

Ano Novo Chinês 2021 — O ano do Boi

Decoração de Ano Novo chinês sobre fundo vermelho.
Kumruen Pakorn / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando pensamos no Ano Novo, algumas imagens vêm às nossas mentes, como uma chuva de fogos de artifício, brindes, abraços e, claro, a mudança do calendário. No Ocidente, utilizamos um calendário que considera que um ano se completa assim que a Terra dá uma volta completa ao redor do Sol, levando em conta apenas a relação entre o planeta e o astro.

Mas quem disse que essa é a única maneira de medir o tempo? Mais precisamente, de acordo com o calendário chinês, o tempo pode ser medido a partir da Lua e do Sol, em relação à Terra. Segundo a outra contagem, então, o Ano Novo não acontece simultaneamente ao Ano Novo ocidental.

O que há em comum entre a celebração do Ano Novo ocidental e a celebração do Ano Novo chinês é a queima de fogos. Um elemento marcante dessa tradição é a troca de envelopes vermelhos com diferentes quantias de dinheiro, como uma reserva de emergência simbólica para enfrentar os desafios do ano. Em geral, as pessoas mais velhas ou os casais dão esses envelopes para crianças ou para pessoas que estão solteiras.

Um ponto essencial sobre o ano novo chinês é que, nesse caso, cada novo ciclo é representado por um dos 12 animais que participaram de uma reunião com Buda: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. A partir desses 12 animais, também, definiu-se o horóscopo chinês, de forma que todas as pessoas são regidas por esses signos diferentes dos que estamos acostumados.

O ano do Boi

O ano de 2021 será regido pelo Boi e começará a partir do dia 3 de fevereiro desse ano. Para entender o que isso significa, precisamos conhecer mais sobre o Boi e sobre o que ele representa para o horóscopo chinês. Ah! É importante saber que ele pode ser conhecido também como “búfalo”.

Balões de papel chineses suspensos.
mentatdgt / Pexels

Representado pelas cores branco, verde e amarelo, o boi estimula características como honestidade, trabalho duro, coragem e determinação. Então, as pessoas do signo de boi, nascidas nos anos 1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009 e 2021, irão apresentar essas qualidades.

Em relação ao ano que irá iniciar, a regência do Boi pode ser analisada a partir de um aspecto mais coletivo e menos individual. Superação, empenho e dedicação são as virtudes que estarão presentes com mais força, no mundo inteiro.

Os conceitos que estarão em voga nesse período se manifestam com ainda mais força quando pensamos que em 2020 muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reinventar para dar conta das despesas e para, ao mesmo tempo, manter a esperança viva.

Energias para 2021

As energias para 2021 irão retomar a importância de acreditar na recuperação e na transformação, de colocar as mãos na massa e de modificar tudo aquilo que não está bom para você ou para quem vive ao seu redor. Mesmo diante de um futuro incerto, as vibrações nos trarão força e coragem.

Analisar o ano do Boi, porém, ainda vai além de entender que esse animal irá reger esse novo ciclo. Há uma série de outras conclusões que podem ser tiradas a partir dessa informação. A seguir, veja quais são elas e saiba qual é a melhor maneira de aproveitar as energias para 2021!

A regência do Boi é complementada pelo elemento Metal e pela energia Yin. A união desses dois aspectos nos diz que o ano será repleto de uma constante busca pela ordem e pela consistência em nossas atitudes. Os signos com energia Yang e que são influenciados por outros elementos, como a Madeira, podem ter um pouco mais de dificuldade de se adaptar a isso.

Símbolo do Yin-yang
Brett Jordan / Pexels

Outro fator a ser analisado é o que o Metal se refere aos pulmões, sendo que a busca por ar puro e por um estilo de vida mais saudável deve estar presente nas suas decisões. Priorize passeios para o campo, para locais abertos e preste atenção na sua alimentação.

Embora a criatividade seja menos estimulada nessa etapa, não desanime. Use esse aumento da sua energia para adquirir estabilidade para demonstrar ética e comprometimento no seu trabalho, em todas as circunstâncias.

Um ponto negativo da influência do Boi é que ele propaga o apego à tradição e a recusa de novos estilos de vida. Em vez de acreditar que a batalha por uma sociedade mais livre e igual está perdida, porém, abra-se para o diálogo e mostre às pessoas que desejam manter a tradição em todos os sentidos o quanto é importante compreender a diferença.

Você também pode gostar

O ano de 2021 trará desafios que ainda não podemos prever, mas que serão vencidos com coragem, força e determinação. Por isso, se você está sentindo desânimo e desesperança, respire fundo, esteja ao lado das pessoas que você ama e aproveite as energias provenientes da regência do Boi para fazer a diferença no seu círculo social!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]