Comportamento Energia em Equilíbrio

Significado das cores para o ano novo

O Ano Novo é uma época muito gostosa, não é? É um período permeado de boas energias, época de pensar em novas possibilidades, de cogitar novos cenários e de deixar a sua antiga vida para trás. Além disso, é preciso largar as intrigas com parentes, com amigos ou, até mesmo, com aquele interesse romântico, para começar um novo ciclo cheio de energias boas e com um caminho aberto para abraçar o mundo.

No mundo todo, também nessa cerimônia, é comum que cada pessoa passe com uma camisa, com um vestido ou com um acessório de uma cor que carrega determinado significado; por exemplo, o azul atrai tranquilidade e o amarelo, dinheiro. Dependendo do espectro que utilizar, atrairá uma energia diferente.

Por isso, neste artigo reunimos várias possibilidades de cores para você analisar e adotar na sua noite da virada! Vamos ver quais são?

Como as cores carregam significados e energias?

Para responder essa questão, partiremos de duas vertentes: a psicologia e a cromoterapia.

Para a primeira, as cores podem ativar determinadas áreas do nosso cérebro, trazendo ou, até mesmo, atribuindo significados universais ou pessoais a cada uma. Por exemplo, se você analisar o logo do McDonald’s, verá que há a presença marcante de duas cores: o vermelho e o amarelo que, respectivamente, denotam a fome e a pressa, comportamento típico dos clientes que procuram fast food.

Pó espalhado com as cores do arco-íris.
Alexander Grey / Unsplash

Já a segunda praticamente apela para o lado espiritual, ainda que esteja colado com a ciência, alegando que a emanação de uma determinada frequência (neste caso, uma cor) magnetiza uma energia, como abundância, prosperidade e paz.

Engraçado como a junção dessas duas respostas pode ser impressionante, certo? Nossa mente trabalha em conjunto com a espiritualidade 100% do tempo.

Há influência na energia do dia de Ano Novo?

Para uns, é apenas superstição, visto que essa tradição é tão antiga — de meados dos anos 60, 70 — que não são todos — devido às questões religiosas conservadoras ou, até mesmo, à negação de entender que faz parte de um costume espírita — que entendem o porquê de fazer isso, assim como pular as sete ondas no Réveillon. Então, por um lado e para uma parcela da sociedade, não há nada além de um legado que deve ser seguido, por mais que “não faça sentido nenhum”.

Por outro, acoplando ao que foi dito no tópico anterior, há motivos, sim, para acreditarmos; afinal os próprios estudos já explicaram por “a+b” que uma cor atrai uma energia.

Conheça os significados das cores para passar o Ano Novo

Sem mais enrolações, vamos apresentar o significado das cores. Assim, você já pode pensar em qual cor dedicará ao próximo ano.

Branco

Mulher sorridente segurando peças de roupas brancas.
polinaloves / Shutterstock

O branco, como todos sabem, é um conjunto de todas as cores do arco-íris. Por causa disso, carrega um significado abrangente, que pode, no final das contas, ser traduzido como paz. Isso mesmo. Essa cor atrai momentos de paz e energia para enfrentar os problemas. Afinal, quem não gosta de estar em paz consigo mesmo e com os outros?

Verde

Pensou em dinheiro? Parece, não é? Mas está errado. O verde, desde o início, nos remete à fartura, especialmente econômica, já que o dólar (moeda de troca estadunidense e de outros territórios muito próximos a eles) tem essa cor na cédula. No entanto, se quiser saúde e felicidade em abundância, aposte em usar um short, uma saia, uma camisa ou, até mesmo, um look todo verde. Vai ser um ano maravilhoso!

Vermelho

Assim como a cor do coração, o vermelho representa a paixão. Muitos solteiros — e até mesmo comprometidos — acertam em cheio quando usam alguma roupa que grita essa cor, porque pode atrair um laço muito forte com o seu amigo, com seu noivo (quem sabe um casamento?) e com o seu parceiro. Afinal, amor é amor. No próximo ano, você cultivará e plantará muito amor em todos os relacionamentos e âmbitos da sua vida!

Prata

Essa cor não é muito conhecida entre os brasileiros quando se trata de usá-la. Contudo pode apostar nela, porque você atrairá inovação e modernidade. Então, se você está pensando em repaginar sua casa ou até mesmo sair daquele emprego, use-a. Além disso, pode trazer novos ares, como uma mudança de casa ou uma proposta nova para decolar em qualquer âmbito na sua vida. Esteja preparado!

Amarelo

Mulher alegre, vestida de amarelo, segurando várias notas de cem reais na mão.
Krakenimages.com / Shutterstock

Agora, sim, a cor do dinheiro, ainda que represente, em sua maioria, a prosperidade e abundância — o que nem sempre está relacionado ao material, mas sim às relações, à felicidade e à sua vida pessoal. Você pode atrair dinheiro? Sim. Contudo lembre-se de que, para isso, terá que se conformar com a possibilidade de receber uma enxurrada de outras coisas e, apenas, no final, o bem material em si.

Azul

Recomendado para aqueles que procuram tranquilidade no ano que se sucederá, o azul é uma bela pedida, também, para o âmbito da comunicação. Se você vive tendo falhas comunicacionais com a sua família, com os seus amigos e com o seu trabalho, pode ser uma boa usar alguma coisa que remeta a essa cor. Além disso, gera bem-estar e paciência — aspectos que, em algumas situações da vida, parecem ser impossíveis de se achar, certo?

Rosa

Basicamente, o rosa é encontrado em tons mais claros que o vermelho, certo? Então você já sabe o que irá emanar — afeto e, assim como o azul, comunicação. Afinal, de que adianta ter um relacionamento dos sonhos se não há comunicação?

Roxo/violeta

Conhecida por ser um verdadeiro holofote colorido, o violeta atrai mudanças, transformações e transmutações em todas as áreas na sua vida, inclusive, naquelas que estão precisando ser mudadas há anos e que não foram por falta de tempo, falta de autoconhecimento ou até mesmo negligência. Dessa forma, sua vida fluirá mais leve e você terá mais cabeça para tomar decisões importantes e que sempre visam o seu bem-estar e sua felicidade. Se você busca recomeçar com o pé direito, recomendamos que use esse tom.

Lilás

Dedo feminino apontando roupas de cor lilás.
Pixel-Shot / Shutterstock

Se você pretende colocar aquele projeto de autoconhecimento ou espiritual em prática nesse novo ano, indicamos que você use o lilás. Este tom, além de não ser muito usado, denota o aguçamento da intuição pessoal ou espiritual, ou seja, é um bom caminho para começar um novo ano cheio de energia e de companhia do Universo, que não para de nos mandar sinais!

Laranja

Para os artistas de plantão, a cor dessa virada é laranja. Isso mesmo! Ele aguça a criatividade no trabalho e, também, nas decisões da vida, dando aquele gingado nos problemas e nas adversidades cotidianas que sempre estão aparecendo. Outros aspectos importantes são a energia e o entusiasmo para começar o ano bem. O que esperar de uma cor vibrante, não é? O que você tá esperando? Coloque uma blusa laranja e estoura aquele champanhe!

Cinza

Tal como a cor prata, o cinza traz essa questão de modernidade e inovação. Porém, aqui, com outro aspecto: flexibilidade. Os tons neutros do cinza permitem que você esteja mais aberto a novas possibilidades, a novas aventuras e a novas mudanças de hábito — como aquela rotina fitness que você não segue há anos ou aquela mudança de horário em relação aos estudos, para que você tenha um período, por mais curto que seja, para pensar em si mesmo.

Dourado

Essa cor é essencial para quem quer quebrar rótulos, paredes e estigmas sociais em relação a vários assuntos. Quem usa o dourado com certeza terá um ano bem reflexivo, cheio de experiências e de desconstruções. Essa pessoa vai ser uma pessoa nova depois de tudo. Ninguém te reconhecerá, porque suas opiniões mudarão para melhor de uma forma tão rápida que não haverá tempo para se questionar a respeito do que aconteceu.

Você também pode gostar

Ufa, falamos sobre bastante coisa, certo?

Mas, agora, você já tem noção do que usar e do que você quer atrair para este Ano Novo. Escolha com sabedoria e, também, de acordo com as suas necessidades, sempre pensando na mudança que isso pode causar na sua vida!

Gostou? Compartilhe com os amigos nas redes sociais, para que vocês possam ir combinando na festinha.

Até a próxima!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br