Saúde Integral

Aprenda a ler o rótulo dos alimentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A procura por uma vida mais saudável, com mais energia, beleza e vigor, tem aumentado cada dia mais. Diante deste cenário, todos nós já sabemos que nem tudo o que é vendido como saudável realmente é! Por isso, é extremamente importante ler o rótulo dos alimentos antes de consumi-los. Se você ainda não tem esse costume, chegou a hora de mudar.

Por onde começar?

Provavelmente, você já se atenta a data de fabricação e validade, caso contrário comece a dar valor a estas informações, um produto com validade ultrapassada pode trazer danos a saúde. Além disso, informações como quantidade, ingredientes e tabela nutricional, devem constar na embalagem, isso é uma obrigatoriedade regulamentada pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sobre os ingredientes:

Você sabia que a ordem da lista de ingredientes que constam nos produtos está relacionada com a quantidade daquele item no alimento? Ou seja, a sequência é do que tem mais para o que tem menos.

Em seguida, constam os aditivos, substâncias utilizadas para conservar, e dar o cheiro, a textura e até os sabores aos alimentos. Antes de comprá-lo repare se o alimento contém muitos aditivos, se sim, tente substituí-lo por outro.

Observe também se o ingrediente principal vem em primeiro lugar, por exemplo, os sucos industrializados possuem mais açúcar do que a própria fruta que corresponde ao seu sabor.

Sobre a tabela nutricional:

Na tabela nutricional constam informações obrigatórias como: valor calórico/energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans. Repare na quantidade de cada um deles, pois em excesso muitos deles podem fazer mal à saúde.

Os produtos “zero”:

Para que um produto seja considerado zero, ele precisa conter uma quantia menor ou igual a 0,2g de gordura trans, caso contrário de zero ele não tem nada.

Propagandas enganosas:

Algumas embalagens possuem informações que induzem ao erro, propositalmente. Antes de comprar os produtos denominados light, fit, integral, etc., leia atentamente os rótulos, eles nem sempre são mais saudáveis que os outros e geralmente são mais caros.

Então, a partir de agora faça a escolha certa para a sua alimentação! 


  • Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]