Nutrição

Cozinha Consciente: como o mix de especiarias pode substituir os temperos industrializados

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cozinhar vai muito além do simples fato de preparar alimentos para saciar a fome. Cozinhar é química, é um ato de amor, é bom senso, é experimentação e principalmente é ter um cuidado com sua saúde, seu bem-estar e sua qualidade de vida. E tudo começa na escolha das especiarias, as grandes responsáveis pelo sabor marcante da sua comida.

Muito se fala em alimentação saudável hoje em dia, mas ainda vejo muitas pessoas torcendo o nariz para a cozinha de casa e só entrando lá para estourar a pipoca de micro-ondas ou colocar na mesa a pizza recém-entregue pelo motoqueiro. É fato que existem também as pessoas que cozinham diariamente, mas não têm segurança, vontade ou o tempo necessário para experimentar novas receitas e sabores mais naturais e é aí que mora um grande perigo: uso desenfreado de temperos industrializados.

Não estou condenando tudo que vem num saquinho e facilita a vida na hora da preparação, afinal, de vez em quando, realmente precisamos nos render à praticidade. Só estou fazendo aqui um convite e uma proposta. Vá até o mercado municipal mais perto da sua casa ou a algum lugar de produtos naturais que vendam diversos temperos e ervas frescas. Pesquise antes ou converse com o dono do local e tente adaptar os temperos ao paladar da sua família. Orégano, cominho, açafrão, cúrcuma, mostarda, coentro, canela, noz-moscada, pimentas diversas, anis, gengibre É uma lista gigantesca e tenho certeza de que uma ou a mistura delas vai te agradar.

Depois de compradas, chegue em casa e comece a cozinhar experimentando cada especiaria isoladamente ou um mix delas nas suas próximas refeições. O segredo aqui é sempre testar em pequenas porções e usar o bom senso na quantidade, afinal, o tempero deve ressaltar o melhor do sabor da comida e nunca predominar. Se você pretende comer carne, não existe motivo pra sentir gosto apenas de açafrão, por exemplo.

As grandes diferenças de usar especiarias frescas no lugar de temperos industrializados é o sabor explosivo que invadirá seu paladar e a saúde que lhe agradecerá em breve. Temperos industrializados são recheados de conservantes, realçadores de sabor, corantes e até mesmo outros ingredientes que não deveriam estar ali, apenas para baratear a mistura. Sem contar que para pessoas alérgicas ou sensíveis a algum tipo de alimento, são verdadeiras bombas na imunidade.

Quando já tiver feito os testes e descoberto quais sabores mais agradam ao gosto de sua família ou das pessoas com quem divide as refeições, você pode comprar as quantidades certas e já deixar pronto o mix de especiarias que desejar. Basta moer com a ajuda de um pilão ou triturá-los no processador. Com o tempo, garanto que você terá potinhos de temperos muito mais saborosos, saudáveis e exclusivos na sua cozinha. Seu paladar e sua saúde agradecerão!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]