Autoconhecimento Comportamento

As Armadilhas da Carência

Poucas coisas são tão perigosas para a plena satisfação do ser humano do que a carência. Aliás, a carência é uma ladra silenciosa e sedutora que furta de nós a possibilidade de vivermos o nosso melhor. Hoje, falaremos sobre os perigos e no próximo vídeo falaremos sobre os tipos de carência.

A carência é a miopia do coração, que turva a nossa visão para os defeitos e faz apenas as qualidades da outra pessoa se ressaltarem. E pior ainda, muitas vezes nos faz enxergar no outro algumas virtudes que nunca existiram. Dizer que quem ama não enxerga os defeitos é o slogan da pessoa carente.

Mas a pior consequência da carência é nos manter aprisionados em relacionamentos prejudiciais, nocivos e fracassados, através da ilusão de que aquela condição infeliz é o máximo que podemos alcançar em nossas vidas.

A carência nos leva a construir castelos de areia, acreditando que estes suportarão as mais intensas tempestades. Carentes, entramos correndo em frágeis pontes de vidro que de maneira fácil e inevitável se quebram e nos lançam em profundos abismos de decepções.

A carência tem o poder de transformar vontades em necessidades, de forma que a pessoa carente abrace qualquer coisa como sendo a melhor opção para a vida dela. Aliás, optar e escolher não são atitudes comuns para as pessoas carentes, as quais acabam se prendendo às escolhas das outras pessoas.

Então, analise seus relacionamentos! Diariamente você decide permanecer com alguém, por que a relação te faz bem ou por que ele(a) supre sua carência?

E a pergunta principal: Você consegue ser feliz sem ninguém? Este é o teste da carência. Porque a pessoa carente acredita que só pode ser feliz tendo outra pessoa ao seu lado. Enquanto, na verdade, você só será feliz com alguém quando conseguir ser feliz com si mesmo, indiferente se você encontra-se em um sábado à noite em uma balada vip, ou em casa assistindo a um filme, ou ao seu seriado preferido, com um balde de pipoca.

Lembre-se: a felicidade só pode começar dentro de ti e não depende de nenhuma outra pessoa, apenas de você. Bora ser feliz, gente!

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726