Autoconhecimento

As quatro estações, a vida e seu negócio

inverno
Dulcineia Santos
Escrito por Dulcineia Santos
Outro dia, perguntei a uma pessoa como ela estava, e ela respondeu: “num momento de reflexão”. Pensei: “gente, esse povo não cansa?” E então me lembrei: era inverno no Brasil. Eu estava em Portugal, num verão de 35 graus e a última coisa que eu queria era olhar pra dentro. E nós duas estávamos certas.

Na mitologia grega, há o mito de Perséfone, a deusa da agricultura, filha de Démeter, a deusa mãe. Perséfone foi raptada por Hades e, após um acordo feito entre ele e Démeter, passou a viver três meses no submundo (correspondentes ao inverno, quando sua mãe ficava muito triste) e os outros nove meses na Terra, correspondentes à primavera, verão e outono. Era quando ela subia à superfície, e a mãe deusa estava alegre, que a Terra se enchia de flores e alimentos.

Da mesma maneira, em nossas vidas, as estações têm o seu papel e são bastante representativas.

invernoA primavera, correspondente aos primeiros 21 anos da vida, para a Antroposofia, é o período de atividade e crescimento. O temperamento relacionado a esta fase é o sanguíneo: alegre, inquieto.

Aqui na Europa, no começo desta estação, costuma-se fazer uma faxina geral, a chamada “Spring cleaning” ou “limpeza de primavera”. É quando, após um longo inverno, limpamos as janelas, ou seja, trazemos nosso olhar, que esteve reflexivo, para o mundo lá fora.

invernoO verão se dá entre os 21 e os 42 anos. É quando a pessoa está no seu pico, como o sol de meio-dia. O temperamento que corresponde a este período do ano é o colérico: cheio de energia e determinação. Um exemplo de uma pessoa colérica era Napoleão.

invernoO outono é o período de vida entre os 42 e os 63 anos. É o período em que a Terra e a vida dão frutos. Ao mesmo tempo, é quando as capacidades regenerativas começam a arrefecer. É o momento de rapto de Perséfone, que simboliza uma iniciação. Este período se mostra no temperamento melancólico.

invernoA partir dos 63 anos vivemos o inverno. Um momento de serenidade, de reflexão, de introspecção e equilíbrio. Um momento necessário de renúncia e inatividade, para que a Terra descanse e se prepare novamente para primavera.

Podemos também usar esta perspectiva para olhar para os nossos negócios: há o inverno, um momento de se recolher para amadurecer uma ideia, de esperar. É uma época com poucos recursos.

Depois a primavera, onde as nossas ideias começam a ser postas no papel e florescem – no começo, ainda cuidadosamente, pois ainda é “frio” lá fora e os brotos são delicados.

O verão do seu negócio é a época de mostrar sua ideia pro mundo, de se expor, de impacto, de força.

No outono, é a época em que as folhas caem. É o tempo certo para desistir do que não faz mais sentido, do que já secou.

inverno

Quanto mais nos harmonizamos e nos tornamos um com a natureza, menos atrito sentimos com o que se passa dentro de nós e com o que temos que entregar para o mundo.


Você também pode gostar de outro artigo da autora: E se você já for realizado e não se deu conta

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é terapeuta multidimensional, life coach e praticante certificada da ferramenta MBTI® de tipos psicológicos e Barras de Access®. Acredita que a vida é cheia de lições, e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou Antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados pra viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:
Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group - Londres

MBTI - Myers-Briggs Type Indicator - Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation - Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum - Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra - Suíça

Access Bars®
Nyon - Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @dulcialcock

Áudios: soundcloud.com/dulcineiasantos

Blog: medium.com/@dulcineiasantos

E-mail: [email protected]