Psicanálise

Às vezes precisamos de uma “lady laura” à lá Roberto. E está tudo sem neura

Mulher com olhos fechados enquanto alguém pega em seu ombro
Anete Lusina de Pexels / Canva

Você já precisou de um ombro amigo e sentiu que não tinha para onde correr? Ou você é a pessoa que está sempre pronta para ajudar os outros? Mesmo que a felicidade seja o ideal, sabemos que a tristeza é inevitável. Então motive-se a encontrar um apoio nos momentos difíceis ou a ajudar quem precisa, com o artigo do colunista e psicanalista Janio Costa.

No mundo em que vivemos, não é segredo que existem muitas razões para sentir tristeza. Entre desafios pessoais, problemas globais, incertezas e momentos de dificuldade, a tristeza parece se infiltrar nas vidas de todos em algum momento. Às vezes, ela surge de maneira inesperada, como uma sombra que nos envolve, nos deixando em busca de conforto e apoio.

Em tempos de tristeza, a presença de um ombro amigo se torna uma necessidade vital. Todos nós ansiamos por alguém que possa nos ouvir, compreender e compartilhar nosso fardo emocional.

Esse ombro amigo é aquele que nos ajuda a navegar pelas tempestades da vida, que nos oferece consolo quando a jornada se torna árdua. É alguém que, muitas vezes, não precisa de palavras para acalmar nosso coração, apenas sua presença é o bálsamo que acalma a nossa alma.

Infelizmente, em um mundo cada vez mais agitado e individualista, encontrar esse ombro amigo muitas vezes se torna um desafio. As conexões pessoais profundas estão sendo substituídas por interações superficiais e virtuais. As pessoas se sentem mais isoladas do que nunca, apesar de estarem cercadas por uma sociedade hiperconectada.

Casal abraçado olhando pela janela
Andrea Piacquadio de Pexels / Canva

A falta desse apoio emocional muitas vezes aprofunda a tristeza. Quando não temos alguém com quem compartilhar nossas alegrias e dores, nossas preocupações e triunfos, a tristeza pode se tornar ainda mais esmagadora. É como se estivéssemos perdidos em um oceano de emoções, buscando desesperadamente por terra firme, por alguém que compreenda e apoie.

Entretanto é importante lembrar que a busca por um ombro amigo não é em vão. Às vezes, ele está mais próximo do que imaginamos, talvez em um amigo de longa data, um membro da família ou até mesmo em um psicólogo qualificado.

Você também pode gostar:

Além disso, é fundamental que todos nós estejamos dispostos a ser esse ombro amigo para os outros. A empatia e o apoio mútuo são fundamentais para tornar o mundo um lugar mais acolhedor e menos triste.

Em um mundo onde a tristeza pode ser uma presença constante, a importância do ombro amigo não pode ser subestimada. Seja buscando ou oferecendo esse apoio emocional, ele é uma âncora que nos mantém firmes nos momentos mais sombrios e nos lembra que não estamos sozinhos em nossas lutas. É um farol de esperança que ilumina o caminho, tornando a jornada da vida mais suportável e significativa.

Janio Costa – sessão online
Blog: psicanaliseminuto.com
Site (marcação de consulta):
www.janiopsicanalista.com
www.instagram.com/psicanaliseminuto
E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com