Comportamento

Conheça os projetos voltados para a limpeza de rios e praias

Grupo de voluntários, todos vestindo camisetas azuis, recolhendo lixo da areia da praia, segurando sacos de lixo.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No dia 18 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Estamos vivendo a situação de descarte de lixo em rios e mares há muitos anos. Por isso, nesta data criada em 1986 pela The Ocean Conservancy e que tem apoio da ONU desde 1993, o mundo vem realizando lindos mutirões de limpeza.

Neste dia, milhares de pessoas no mundo inteiro fazem mutirões de limpeza em prol da natureza que nos cerca. ONGs, estudantes e várias pessoas se juntam para realizar grandes limpezas. A intenção não é só limpar, mas também contribuir com pesquisas sobre a quantidade e os tipos de lixo que ainda são encontrados nestes locais.

Ao contrário do que se pensa, ao longo do ano todo muitas ONGs e estudantes, principalmente, realizam ações de limpeza. E se tem algo que você talvez não faça ideia é que a quantidade de lixo retirada por mês é enorme. Justamente por esse motivo é que nós precisamos dar atenção ao meio ambiente sempre que possível.

Praia suja

Por isso deixe sua presença marcada nos encontros do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. E se for de seu interesse pessoal, atue como voluntário em empresas que praticam essas ações mensalmente. Você não vai se arrepender!

Você também pode gostar de:

Quando acontece, como participar e quais projetos estão envolvidos

Como de costume, os mutirões mundiais acontecem sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Portanto, no dia 21 de setembro de 2019, prepare-se para ajudar o mundo! No Brasil, cerca de 25 instituições governamentais e privadas têm participado desta data.

O número de voluntários para este mutirão só cresce, ano após ano. Afinal, quanto mais o tempo passa, mais e mais pessoas tomam a consciência de que é preciso manter a natureza limpa. Por isso, se você deseja participar, visite o site do Limpa Brasil e se cadastre como voluntário!

limpeza de rios e praias

Várias marcas, como Teoria Verde, EcoSurf, Decathlon e Escoteiros do Brasil são patrocinadoras dessa ação! Famosos como Seu Jorge e Marisa Orth também são apoiadores da causa.

Para aqueles que desejam se jogar de cabeça, Limpa Brasil, Aqualung e ROUTE Brasil são algumas das maiores instituições de acompanhamento ambiental do país. Eles, inclusive, são aqueles mais que confirmados na data!

Por fim, mesmo que não haja um mutirão em sua região, que tal fazer um encontro desses com a família e com os amigos? Está valendo tudo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]