Medicina Ayurvédica Nutrição alternativa/não convencional

Melhores receitas caseiras de chás ayurvédicos para desintoxicar o corpo

O Ayurveda ensina que tudo o que consumimos nos leva para perto ou para longe de nosso estado natural de equilíbrio.

A tradição de cura do Ayurveda ensina que a saúde e o bem-estar dependem de nossa capacidade de digerir tudo o que absorvemos do meio ambiente. Isso inclui não apenas substâncias tangíveis como comida e bebida, mas também nossas experiências, emoções e as impressões que captamos através de nossos portais sensoriais, como os nossos olhos, ouvidos, nariz, língua e pele.

Desintoxicar o corpo é uma prática importante para se manter saudável tanto interna quanto externamente. Uma maneira simples de fazer isso é incluir chás desintoxicantes ayurvédicos como parte de sua dieta. Beber chás detox, especialmente após alguns exageros, pode te ajudar a aumentar a imunidade e a sensação de bem-estar geral.

Preparei algumas sugestões de receitas caseiras de chás desintoxicantes para consumir durante e após a estação de férias, quando cometemos alguns exageros. Esses chás são refrescantes e vão ajudar o maior órgão de limpeza do corpo, o fígado, no seu trabalho de detox diário. Todos os ingredientes dos chás podem ser comprados online ou em lojas de produtos naturais.

Então vamos às receitas!

1 – Chá de limão, gengibre e cúrcuma

Um bule de chá e, ao seu lado, ingredientes de uma receita de chá de limão com gengibre.
YelenaYemchuk de Getty Images / Canva

A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) tem sido usada para fins medicinais desde a Antiguidade. É rico em antioxidantes e é uma especiaria com poder anti-inflamatório fantástica. O gengibre é digestivo e ótimo se você estiver se sentindo inchada ou não tiver muito apetite. O limão é rico em vitamina C, refrescante e excelente para a estação de verão. Ao acordar, ainda em jejum, beba o chá feito com esses três ingredientes, que ajudarão na limpeza do seu organismo. Use ingredientes frescos ou secos conforme desejar.

Ingredientes:

  • ¼ colher de chá de cúrcuma
  • ¼ colher de chá de gengibre em pó ou duas rodelas de gengibre fresco
  • ½ limão espremido

2 – Chá de hortelã-pimenta

Uma xícara com chá de hortelã.
congerdesign de pixabay / Canva

A hortelã-pimenta tem vários benefícios para a saúde. A vitamina C na hortelã-pimenta ajuda o sistema imunológico geral do corpo. É uma erva refrescante, boa para a digestão e para a acidez. Também é útil para limpar a passagem de ar que pode estar bloqueada por muco. O manganês presente na hortelã-pimenta neutraliza os radicais livres em seu corpo e ajuda a neutralizá-los. É uma bebida especialmente maravilhosa para o verão e pode ser tomada quente ou fria com um pouco de limão

Ingredientes:

  • 3-4 folhas frescas ou, se não tiver folhas frescas, você pode usar ½ colher de chá de pó seco
  • Algumas gotas de limão espremido

3 – Chá tulsi

Uma xícara de chá de folhas de manjericão.
pixelshot / Canva

As folhas de tulsi (manjericão sagrado) são conhecidas por aumentar o metabolismo, além de serem consideradas muito úteis para resfriados e tosse, bem como para aumentar a imunidade. Folhas de tulsi funcionam como uma excelente desintoxicante natural. A desintoxicação com chá tulsi tem sido associada ao controle de kapha e, portanto, também à perda de peso. No inverno, o chá de ervas de folhas de tulsi, gengibre e pimenta em grão é um ótimo remédio preventivo e caseiro para resfriados e tosses. No verão, utilize apenas as folhas de tulsi.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas de Tulsi

4 – Chá de gengibre com cardamomo ou canela

Uma xícara de chá de gengibre.
baibaz de Getty Images / Canva

É um chá comumente usado para gripe ou dor de garganta e também pode fazer parte do seu chá chai caseiro. Em vez de gengibre fresco, você também pode usar pó de gengibre em água quente após a refeição para apoiar uma boa digestão. Você pode adicionar cardamomo ou canela ao chá de gengibre para enriquecer seu sabor.

Ingredientes:

  • 2 rodelas de gengibre fresco ou ¼ de colher de chá de gengibre em pó
  • Algumas sementes de cardamomo ou uma pitada de canela

5 – Chá de especiarias

Uma xícara de chá com vários grãos ao seu redor.
svehlik de Getty Images / Canva

Um dos melhores chás detox dessa lista. Inclui sementes de cominho, coentro e erva-doce (também pode adicionar uma pitada de cúrcuma, se quiser). Esse é outro chá que pode fazer parte do seu ritual diário para uma desintoxicação regular suave durante o ano inteiro. Essa é uma bebida simples, mas muito eficaz para eliminar as toxinas do corpo.

Ingredientes:

  • ¼ colher de chá de sementes de cominho
  • ¼ colher de sementes de coentro
  • ½ colher de chá de sementes de erva-doce
  • Uma pitada de cúrcuma

Modo de preparo para todas as receitas

Ferva 2 xícaras de água. Combine os ingredientes em uma chaleira. Adicione a água quente, mexa e deixe em infusão por 5-10 minutos. Eu nunca adoço chás, mas se você quiser, adicione adoçante natural a gosto.

Você também pode gostar

Gostou dessas dicas? Acesse o site da Cozinha Ayurvédica para mais dicas e receitas ayurvédicas ou me siga no Instagram.

Sobre o autor

Raquel Oliveira | Cozinha Ayurvédica

Apaixonada pelas ciências milenares da Índia, criei o Cozinha Ayurvédica para promover e explorar um estilo de vida consciente, através do Ayurveda. Tenho como missão difundir esse conhecimento ancestral e incentivar cada vez mais pessoas a desfrutar de uma vida em equilíbrio e feliz. Basta querer embarcar nesse caminho de auto-transformação!

Você vai encontrar nos meus canais vários conteúdos educativos, receitas fáceis e práticas, e diversos recursos para aplicar o Ayurveda no seu dia a dia de forma prática e descomplicada.

Acesse o site e saiba mais!

Email: contato@cozinhaayurvedica.com.br
Site: www.cozinhaayurvedica.com.br
Instagram: @cozinhaayurvedica