Blog do Editor

Ator de teatro Nilo Deyson & O mundo irreal

Máscaras de teatro em frente a uma cortina vermelha
fergregory / Getty Images / Canva Pro

O teatro faz parte de uma necessidade de expressar o infalível dentro do universo peculiar e macro coletivo. Estamos em um mundo repleto de infinitudes e muitas coisas ainda não foram exploradas e cabe à vida se colocar à disposição para ir por onde quase ninguém foi.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha, ator de teatro, filósofo, escritor e poeta, entre outros. Sua carreira de ator de teatro tem muito a ver com sua forma de ver a vida, que segundo ele, seria a vida um teatro condicionado pelo inconsciente.

Ele fundou a filosofia da imparcialidade participativa, onde aborda temas diversos e sempre se coloca de uma forma que o leitor percebe sua ataraxia sobre todos os segmentos da sociedade moderna.

Nilo Deyson foi convidado por diversas instituições por ser um ser humano diferente em relação ao modo de ver e pensar a vida, tendo seguidores em diversos lugares. Suas obras literárias e filosóficas são tantas que o leitor se perde.

O teatro faz parte de uma necessidade de expressar o infalível dentro do universo peculiar e macro coletivo segundo a visão da diversidade, no caso do ator Nilo Deyson, seria esse olhar imparcial e participativo. Estamos em um mundo repleto de infinitudes e muitas coisas ainda não foram exploradas e cabe à vida se colocar à disposição para ir por onde quase ninguém foi.

O teatro é uma oportunidade que faz melhorar o ser humano nas diversas vertentes da vida, inclusive, no ato da compreensão, de se colocar no lugar do outro, de sentir o outro e ter no outro, uma visão do outro lado da margem.

O ator precisa despir-se de si, aceitar que ele precisa incorporar outra vida ou coisa, assim, seu corpo, sua voz são tomados pelo personagem e a admiração do público ocorre quando esse ator de fato não deixe nem sequer fragmentos de si por ter se entregue 100% ao personagem ao qual ele está interpretando.

Imagem de fundo vermelho, representando a cortina de um palco do teatro. Em destaque, duas máscaras de teatro.
Elnur grátis para o Canva Pro

Segundo o filósofo Nilo Deyson, ele só entrou para o teatro porque o teatro achou ele, mas nunca ele foi atrás do teatro e neste sentido, ele quis dizer que quando um ser humano possui uma inclinação intelectual para uma vertente, ainda que esteja atuando em outras frentes intelectuais como, por exemplo, a própria filosofia e poesia, ainda assim, a conexão e a energia de espírito unirá o caminho do ser e objeto de consagração social, isto é, do ator e do teatro que irão se encontrar em alguma esquina.

Passar a vida investindo em escrever e criar reflexões por meio de livros e artigos seria uma condição ideal para um intelectual como Nilo Deyson, contudo, sem o teatro seria impossível tentar compreender um espírito tão complexo e cheio de enigmas e coisas novas que surgem a cada vez que ele fala ou escreve.

Você também pode gostar

Morou no Rio de Janeiro, criado no Complexo do Alemão e viveu também em Campos dos Goytacazes, mas sua vida segue em eterna pesquisa e questionamento diante de um mundo completamente caótico. Segundo o ator, essa vida só tem uma finalidade: “Esperar e nunca alcançar “

“Quero que leiam mais sobre tudo e abandonem todos os deuses e demônios, sejam levez e livres, sem medo de ser você mesmo, quero que descubra que nem você mesmo é o que pensar ser e que saiba que fora da linguagem tudo é silêncio, basta apresentar a si, argumentos que te convença das suas crenças e pesquisar profundamente isso, vai ver que não é isso ainda.”

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha