Autoconhecimento Comportamento Energia em Equilíbrio

Auto sabotagem, você a reconhece?

Mulher preocupada com mãos na cabeça sentada
Malu Brandão Moura

Já falamos um pouco sobre o SAR e como o nosso cérebro processa as informações as quais fornecemos, diariamente, na maioria das vezes, inconscientemente, fazendo com que ele siga comandos indevidos que nos fazem adoecer e questionar o porquê de determinados pensamentos, acontecimentos e/ou certas pessoas que atraímos para perto de nós… Sim! Somos responsáveis por direcionar nosso cérebro, visto que somos protagonistas deste processo, das nossas vidas.

Por esse motivo, precisamos falar de auto-sabotagem. O que é? Por que acontece? Como interromper esse padrão? Vamos lá…

O que é?

Auto-sabotagem é a tendência de encontrar obstáculos para o que deseja atingir, procrastinar diante do objetivo, não acreditar que é capaz de realizar determinada coisa e/ou que não é merecedor de conquistar aquilo que almeja, seja um bem material, seja um relacionamento. Em suma, é uma série de atitudes destrutivas que nos paralisam diante da vida e nos impedem de ter êxito em diversos âmbitos dela.

Garoto de costas com touca e fundo degradê cinza

Por que acontece?

Porque, quando nossos pensamentos estão em baixa vibração, contemplando posturas de relativização do potencial criativo, inferiorização, insegurança, etc, repetimos comportamentos negativos. Por tornar-se algo habitual, indicamos ao nosso cérebro que esse é o estado de normalidade, ou seja, o nosso sistema entende que o funcionamento ideal é esse. Ou seja, nós induzimos o nosso cérebro a estabelecer a negatividade como padrão. Toda vez que buscarmos algo diferente, haverá automaticamente um “alerta” de “perigo”, e, por consequência, uma mensagem de bloqueio será enviada ao nosso sistema, que então restabelecerá o tal padrão tido como coerente/normal/correto.

Mulher de lado encostada em parede com cabeça abaixada

Como interromper este padrão?

Reprogramando nossa mente. Mostrando ao nosso sistema qual o padrão ideal, controlando nossos pensamentos e os direcionando para que possamos atingir metas, estabelecendo objetivos claros e agindo em prol do alcance destes. Precisamos criar situações que nos ajudem nessa caminhada. É necessário ter estratégia, refletir e planejar, ser positivo e obstinado! O caminho pode não ser curto, fácil, com resultados rápidos, mas precisamos ter certeza do nosso propósito e do que queremos para as nossas vidas. Estabelecendo uma conexão com o que queremos atingir, mostraremos ao nosso cérebro como precisamos nos comportar, no que precisamos focar e quais pensamentos precisamos ter para que gastemos energia com o que nos agrega, a nosso favor, jamais contra nós mesmos.

Você também pode gostar

Assumir e reconhecer a auto-sabotagem já é um passo importante. Trabalhar para que esse padrão seja quebrado é essencial, pois a liberdade virá e com ela virão a criatividade, a abundância e o sucesso, seja em qualquer âmbito de sua vida! Permita-se!

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb) como formação, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atingindo então o atual cargo como gestora. Durante todo esse tempo, como espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais e habilitada para atuar com terapia regressiva, energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia e iridologia comportamental e clínica, busco o desenvolvimento como profissional, objetivando transformar a vida de outras pessoas, direcionando-a a uma existência mais leve e feliz.

Contatos

Email: [email protected]
Instagram: @terapeutaemacao