Autoconhecimento

Não tenha metas de início de ano

Agenda mensal com planejamento e listas de metas, em cima de uma mesa branca e com uma xícara de café.
Denise Freitas
Escrito por Denise Freitas



O final de um ano e o início de um novo ano é um ótimo período para analisarmos nossa vida, o que temos feito ultimamente, e o que quereremos modificar. Me lembro que, durante muitos anos, aguardei esse período para fazer minhas metas e analisar o ano que havia passado. Muitas coisas davam certo, outras nem tanto, o que me gerava uma espécie de frustração interna, pois eu queria atingir 100% das metas estabelecidas.

Lista de metas em branco colocada em cima de uma agenda anual.

Comecei a refletir sobre estas datas um dia: por que eu precisava de uma data para iniciar a dieta, ou iniciar qualquer projeto? E se eu iniciasse hoje, aliás, agora? Qual seria o problema? Se eu já estou determinada a iniciar uma mudança e/ou projeto, qual o motivo de adiar? Neste momento, percebi algo valioso: uma parte de mim estava me sabotando, utilizando esta nova data e muitas vezes adiando, nesse processo de autossabotagem pura. E eu sequer me dava conta disto.

Logo, aquela dieta que começaria na próxima segunda-feira, iniciou no mesmo dia. Os projetos começaram a ser planejados e colocados em prática assim que possível. A única data que me colocava como meta agora era a de conclusão, não mais a de início.

Homem em pé, encarando quado cheio de planos e mapas de projetos.

E o que fazer com as metas de início de ano?
Hoje elas são feitas e iniciadas no decorrer do próprio ano, pois a pessoa que iniciou o ano, não será a mesma que vai terminar ele. Você vai passar por muitas coisas, suas prioridades vão mudar, e o principal, você vai mudar. Consequentemente, suas metas também vão mudar.

Só o que posso te dizer é que meu nível de frustração de final de ano diminuiu drasticamente, e muitos projetos que estavam parados estão concluídos ou em andamento. Me sinto muito mais leve e acredito que isso pode servir a você também, por isso não faça balanço de final de ano, se analise diariamente e crie suas metas de acordo com suas necessidades.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Veganismo e amor

Sobre o autor

Denise Freitas

Denise Freitas

Professora de yoga integral e meditação e estudante de tantra.

Sou amante da natureza e dos animais, acredito que estamos aqui para evoluirmos a cada dia, sempre dando o melhor de nós.

Email: [email protected]
Instagram: @estarempaz