Autoconhecimento

Autoconhecimento, você tem?

Imagem de uma pessoa de blusa com capuz olhando para um rio
Adrien Olichon / Pexels / Canva
Escrito por André Parísio

Por definição, a palavra “autoconhecimento”, no dicionário, significa “conhecimento de si próprio, de suas características, sentimentos”.

Mas você sabe identificar suas emoções? Sabe lidar com sentimentos fortes? Seja a perda de um ente querido, seja uma grande dificuldade financeira, seja uma alegria contagiante. São vários os sentimentos que temos e externamos em determinadas situações. Somos tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo, então uma pessoa pode ter um sentimento de raiva incontrolável apenas por uma simples discussão de trânsito. Isso está muito associado ao estresse que temos em nosso cotidiano e a tudo o que ocorre ao nosso redor. Vivemos uma vida de muitos desafios, tendo que ter muita resiliência para viver no dia a dia.

O autoconhecimento está ligado diretamente ao controle emocional, e ter a oportunidade de conhecer melhor si mesmo é fundamental para se manter um bem-estar mental. O autoconhecimento está diretamente ligado à autorrealização, ao desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes temos ações cotidianas, como acordar e ir tomar um banho, escovar os dentes ou até mesmo colocar um pijama antes de dormir. São ações tão automáticas que não paramos para pensar em qual é o próximo passo ou qual é a próxima atitude. Isso também ocorre com nossos sentimentos. Quando você começa a refletir sobre suas atitudes e sentimentos, você descobre como age em determinadas situações, tendo a possibilidade de modificar seus padrões de comportamento.

Você também pode gostar:

Procure um tempo para desenvolver o seu autoconhecimento e siga estes 5(cinco) passos para isso:

  1. Características pessoais — Procure compreender suas principais características pessoais, entenda suas qualidades e defeitos. Seja honesto consigo mesmo quando fizer essa breve análise.
  2. Busque um tempo para refletir — Faça uma reflexão de suas características pessoais e pense em como agiria em determinadas situações. Isso fará você compreender os seus sentimentos.
  3. Deixe de lado preconceitos — Procure ter a mente aberta; compreender-se quer dizer quebrar paradigmas em busca de uma evolução pessoal.
  4. Medite — Exercícios como yoga ajudam você a buscar o autoconsciente e trabalha a ansiedade.
  5. Diga “não” — Procure dizer “não” para si mesmo; é extremamente importante entender seus limites.

Sobre o autor

André Parísio

Consultor empresarial, gestor de negócios, consultor de franchising. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de marketing, entusiasta e estudioso na área de PNL (programação neurolinguística), especialista na área de desenvolvimento humano, pessoal e motivacional.

Email: andreparisio@gmail.com
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio