Nutrição Plant-Based

Boas gorduras e ômega-3 na alimentação Plant-based

Aline Vieira
Escrito por Aline Vieira
Nós já vimos que ao retirar a carne do cardápio é importante que as leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha, ervilha, entre outras) sejam incluídas diariamente na alimentação.

Agora, vamos aos próximos passos?

– Inclua castanhas, nozes e sementes: são alimentos nutritivos fontes de zinco, magnésio, selênio e boas gorduras.

Ao retirar a carne do cardápio diminuímos a ingestão de gorduras, a digestão fica mais rápida e a sensação de fome pode ser mais frequente. Adicione uma porção de castanhas ou sementes na refeição principal ou nos lanches intermediários. Mas fique atento(a) a quantidade consumida, as castanhas costumam ter alto valor calórico.

– Inclua uma colher de chia ou linhaça triturada em alguma refeição do dia.

A chia e a linhaça são ricas em ômega-3, que é um tipo de gordura polinsaturada que o corpo não consegue produzir, por isso, é importante adicionar uma fonte alimentar. Tem ação anti-inflamatória, ação no sistema imune, auxilia no sistema cognitivo e promove a saúde cardiovascular.

É importante que você use a chia ou a linhaça na forma triturada, pois assim vai melhorar a absorção dos seus componentes. Por enquanto, adotar uma alimentação Plant-based está bem fácil, concorda?

No próximo texto, vou abordar as boas fontes de cálcio em uma alimentação sem leite e derivados…

Sobre o autor

Aline Vieira

Aline Vieira

Meu nome é Aline Camargo Vieira, sou nutricionista.

O meu primeiro contato com a nutrição aconteceu ainda na infância, através do meu pai, que praticava Yoga e começou a realizar mudanças alimentares em casa. Tenho uma relação muito direta com a alimentação que para mim precisa ser nutritiva, prazerosa, ética e prática.

Sou vegetariana estrita por compaixão aos animais e não posso deixar de incentivar às pessoas a aprenderem sobre a origem de seus alimentos e seu impacto no meio ambiente. Porém no consultório o atendimento é sempre individualizando de acordo com os objetivos e preferências alimentares de cada um.

No dia a dia amo praticar esportes e descobri na corrida uma grande paixão. Minha diversão é curtir um filme com minha família, brincar com meu filho e repor minha energia em meio à natureza.

Espero ajudar você em sua jornada! Usarei esse espaço para compartilhar minhas receitas preferidas, conceitos, ideias e aprendizados.

Alimentação saudável não é castigo. É para libertar, dar prazer e saúde.

Atendimentos na Clínica Dr. Eric Slywitch
Consultório: Rua Carlos Petit 531. Vila Mariana. São Paulo- SP
Contato: 11 3628-8360

E-mail: [email protected]
Instagram: @nutrialinevieira