Nutrição

6 truques para eliminar agrotóxico de frutas e verduras

eliminar agrotóxico
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem busca ter uma vida saudável, consumindo frutas e verduras, algumas vezes fica em dúvida sobre o uso de agrotóxicos para a produção destes alimentos. Em recente publicação, o Brasil foi citado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em suas plantações.

Justamente por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o País lidera essa posição nada positiva. Somente em 2010 foram utilizadas 800 milhões de litros em suas lavouras. Neste sentido, muitas entidades estão lutando para que se diminua o consumo de agrotóxicos na produção dos alimentos.

Mas nada que  justifique você não consumir estes alimentos. Se na sua cidade existem feiras orgânicas, ótimo, agora se não é possível encontrar uma, vamos passar algumas dicas de como tirar os agrotóxicos dos alimentos de uma forma natural. Confira:

Borrifador com vinagre e frutas em cima da mesa
Foto de Crema Joe no Unsplash

Bicarbonato de sódio e posteriormente vinagre: Essa é uma dica bem simples. Primeiro, lave as frutas com água corrente para tirar a sujeira mais visível. Depois, deixe de molho com bicarbonato de sódio que age e tira quase 90% dos agrotóxicos. Não se esqueça de lavar bem as frutas e verduras, pois o bicarbonato de sódio não pode ser ingerido. Para completar, você pode deixar mais 40 minutos apenas com o vinagre. Mas atenção: não misture bicarbonato de sódio com vinagre, pois um tira do outro o seu efeito.

Mão segurando conta-gotas com potes de vidro
Foto de Kelly Sikkema no Unsplash

Tintura de Iodo: Quem passa essa dica é o Dr. Lair Ribeiro. Segundo ele, esse composto comprado facilmente em farmácia pode ser usado da seguinte forma: 5ml para 1 litro de água. Essa é a quantidade para limpar bem as frutas e verduras.

Esponja Vegetal
Foto de NOAA no Unsplash

Esponja vegetal e água: A esponja vegetal pode ser adquirida em farmácia e ela ajuda a tirar os agrotóxicos lavando-os com água corrente. Claro que nesse caso não é possível tirar todo o agrotóxico, mas ajuda. Por isso, de preferência sempre por frutas e legumes da estação e claro, sendo possivel, alimentos orgânicos.

Carvão, castanha da índia, e argila verde: a mistura destes três ingredientes ajuda  a reduzir os agrotóxicos nas frutas e verduras. Deixe agir por cerca de 10 minutos.

Remover a casca: De preferência sempre para frutas, verduras e hortaliças que são da estação.  Quando são frutas fora da estação, o nível de agrotóxicos é maior ainda para que essa fruta se desenvolva na estação que não é dela se desenvolver propriamente. Se isso não ocorrer, você pode também remover a casca. É claro que estará eliminando algumas vitaminas importantes que se concentram na casca, mas de qualquer forma isso pode ser levado em consideração principalmente quando são frutas desconhecidas.

Você também pode gostar

Spray de bicarbonato e limão: Essa é uma dica muito fácil de preparar em casa. Você vai precisar do seguinte: 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água (cerca de 250 ml). É só misturar todos esses ingredientes por cerca de 15 minutos e depois lavar bem. É uma mistura que atua muito bem na remoção de agrotóxicos de frutas e verduras. E  então, o que acharam?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]