Nutrição

10 alimentos que ajudam na concentração

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se alimentar de maneira adequada pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, inclusive contribuindo para concentração, memória e aprendizado. Uma dieta baseada em alimentos saudáveis, sem pular refeições e seguindo um horário certo para comer todos os dias, pode trazer resultados em dois meses.

O alerta para aderir alguns alimentos na dieta é direcionado especialmente para jovens estudantes que vão prestar vestibular ou durante as provas da escola. Abaixo seguem alguns alimentos que vão ajudar na concentração e na maratona de estudos:

  • Peixe: favorece a comunicação entre os neurônios, melhorando a concentração, o aprendizado e a memória. São indicados peixes de água salgada, como sardinha, arenque e atum, além de óleo de fígado e de bacalhau.
  • Tomate: os tomates contêm licopeno,um antioxidante que evita danos nas células, aumentando a capacidade de solucionar problemas.
  • Carboidratos: cereais integrais evitam a sonolência após o almoço, pois as fibras ajudam a liberar aos poucos a glicose no organismo. É aconselhável consumir pão, arroz e macarrão integrais e aveia.
  • Cafeína: o café e o chá preto combatem o cansaço e ativam o sistema de alerta. O chocolate, que também contém cafeína, ajuda a melhorar o estresse. Porém, o consumo excessivo desses alimentos pode ser prejudicial à saúde.
  • Nozes: as nozes são ricas em compostos neuroprotetores como antioxidantes, ômega 3 e polifenóis. Pode ser incorporada na salada, no iogurte e no mingau.
  • Vitamina C: boas fontes de vitamina C são frutas cítricas, acerola e kiwi. Também são antioxidantes e contribuem para memória e concentração.
  • Espinafre: o alto nível de potássio encontrado no espinafre tornam as ações e os pensamentos mais rápidos.
  • Grão de bico: a semente contém magnésio e potássio que ajuda a acelerar a transmissão de mensagens entre as células e também a relaxar a mente.
  • Sementes de abóbora: contêm zinco e também são fonte de ômega 3, o que ajuda a aumentar a concentração.
  • Fisetina: alimentos como frutas vermelhas (principalmente o morango), cebolas, maçãs, pêssego, uva e kiwi contêm fisetina, substância capaz de potencializar a memória, além de fazer com que o cérebro estabeleça conexões mais fortes.

Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]