Espiritualidade Judaísmo

Cabala e seus ensinamentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A cabala é um conjunto de ensinamentos que engloba Deus, o universo, o homem, a criação do mundo, a vida e a morte. Pode-se dizer que a cabala mistura a tradição judaica, com astrologia e ciência.

É uma sabedoria muito antiga que mostra aos seus seguidores (cabalistas) como o universo e a vida funcionam. A palavra “cabala” significa receber e sua cosmologia é nativa do judaísmo.

De maneira geral, quem recebe os seus ensinamentos consegue os englobar em todas as áreas da vida, desde a saúde, relacionamento, trabalho… isso porque a cabala apresenta uma maneira de ver o mundo.

Como surgiu e funciona?

Muito se discuti sobre a origem da cabala. De acordo com uma sabedoria milenar, a cabala foi revelada pelo criador Moisés e transmitida em forma oral para várias gerações. Há ainda estudiosos que afirmam que foi na comunidade Judaica de Provença que começou a cabala.

Independente da origem, todos têm em comum ao afirmar que a cabala surgiu de uma origem hebraica para esta ciência. Ela é divida na cabala teórica, que são as leituras de livros e na cabala prática, que são as práticas regulares e experiências.

Seus ensinamentos são passados por um mestre através de um ensinamento oral. A partir da adolescência qualquer pessoa pode começar a frequentar um centro de cabala, desde que acompanhado de um mestre.

Os ensinamentos secretos da cabala podem ajudar muito em todos os aspectos da vida, pois tornam a pessoa mais positiva, segura de si, além de aumentar sua força de vontade interior. Em sua prática, o mestre pode passar para o seguidor meditações, exercícios físicos e até dietas, além de leituras da cabala especulativa.

O que a cabala ensina?

A cabala estuda a natureza divina. Existem três fontes de estudo da cabala: O Sefer Bereshith; o Sefer Yetsirah, o “Livro da Criação”; o Sefer Ha-Zohar ou apenas Zohar, o “Livro do Esplendor” (Séc. XIII).

Para estudar a cabala é necessário dedicação, desde o estudo das fontes disponíveis mais antigas à contemplação destes ensinamentos e uma aplicação dos estudos no seu dia a dia.

A cabala se difere de outros métodos espirituais, pois ela não busca apenas trazer esclarecimento para as pessoas. A meta da cabalá é a ação inspirada, ou seja, o resultado será sempre um ato de beleza no universo.

Alguns ensinamentos da cabala

“Quando você deseja alguma coisa, o universo lhe ajuda a chegar lá, sem selecionar pensamentos positivos ou negativos. Por isso, cuidado com o que você deseja”.

“Estamos nesta vida para crescer constantemente, e nossa meta deve ser deixar este mundo sendo uma pessoa melhor do que a que entrou”.

“Não leve tudo para o lado pessoal. Você não é o centro de tudo que acontece. Quanto mais você conseguir domar sua forma de pensar egocêntrica mais feliz você será”.

“Tirando todos os seus bens materiais, seu dinheiro, seu estudo e suas realizações, o que resta é o que você é. Pense nisso hoje. O que você é em essência?”.

Mestres da cabala
  • Abraham ben Moises Abulafia
  • Rabi Isaac Luria
  • Rabi Israel ben Eliezer


No Brasil é possível encontrar centros de estudo e prática da cabala.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]