Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Cachorro pode comer manga?

Imagem de um lindo e pequeno cão de pelo branco deitado no chão da cozinha saboreando um pedaço de manga.
Kesinee Srisura / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Aposto que você já ouviu a expressão “cão chupando manga”, geralmente usada como brincadeira para falar de alguém que fez careta ou cara feia, por parecer um cão comendo manga, mas afinal será que o cachorro pode comer manga?

Os cachorros são adoráveis. Quem tem pet sabe que eles reagem ao que fazemos durante o dia, principalmente quando vamos comer alguma coisa, porque eles têm olfato apurado e ficam curiosos para sentir o sabor de diferentes alimentos. Mas nem todos os alimentos são adequados para os cães consumirem.

Algumas frutas são bem-vindas para os cachorros, como é o caso da banana. Para outras é preciso tirar a casca ou as sementes. No caso da manga, ela é permitida, sim, mas existem algumas observações e cuidados ao oferecê-la ao seu cãozinho.

Como oferecer manga para o cachorro

A manga, se oferecida em poucas quantidades, é uma boa opção de lanche para o seu cachorro. Só é preciso tomar cuidado com alguns detalhes: não oferecer manga verde, pois pode causar diarreia e dores abdominais; e também é importante retirar a casca e o caroço para evitar que ele engasgue.

Imagem de várias mangas, uma cortada ao meio e as outras inteiras dispostas sobre a tábua de madeira.
Steve Buissinne / Pixabay

Essa fruta tem diversos nutrientes importantes para o cachorro. É rica em fibras, que são essenciais para um bom funcionamento do intestino; tem muita vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; além de diversas vitaminas do complexo B, que estão presentes, cada uma com uma função essencial no organismo.

Outras propriedades que podem ser encontradas na manga são: vitamina A, que atua na saúde ocular; potássio, que ajuda na saúde do coração; cálcio, que é importante para o fortalecimento dos ossos; ácido fólico; e magnésio.

Você também pode gostar

Sabendo dos benefícios da manga, agora é só oferecê-la em cubos, de acordo com o tamanho do seu cachorro, facilitando a mastigação e a digestão da fruta. O ideal é que ele consuma a manga até 3 vezes por semana. Uma sugestão é dar por volta de 3 cubos para porte pequeno, 4 para porte médio e até 6 cubos para porte grande.

Aproveite essas dicas para dividir a manga com o seu amigo peludo de forma consciente. É sempre uma alegria dar um novo alimento ao nosso pet, que se alegra com cada gesto que fazemos para ele.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]