Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 76

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 76 – SE TIVER QUE SER VENTO, MELHOR SER BRISA QUE VENTANIA!

Falando ainda sobre “passagem pela vida das demais pessoas”, como citado na página anterior, muitas vezes nelas podemos provocar um rebuliço daqueles de deixar tudo fora dos lugares. Qualquer que seja a passagem pela vida das pessoas, quanto mais não seja pelo deslocamento de ar natural nessa passagem, mesmo que nada intencional, de alguma forma haverá reflexos e mexidas nos ambientes em que se deu a passagem. Tais reflexos e mexidas são sentidos pelas pessoas e as afetam, o que justifica que sejam avaliados.

Nessas passagens você pode ser brisa, ventinho, vento, ventania ou vendaval, é só escolher. Da brisa, que é apenas levemente sentida, ao vendaval, que espalha a poeira e pedaços de tudo para todos os lados, são graus de intensidade que você pode escolher, por isso a sugestão de que, se tiver que ser alguma forma de vento, melhor ser brisa que ventania.

Ser brisa é uma diferença enorme para as pessoas, que já estão cansadas dos vendavais que lhes assolam as vidas, provocados por situações de tensões e brigas, daquelas que tem gente que teima em ser a provocadora. Quando nós optamos pelas suavidades como marca da nossa presença e da nossa passagem pela vida das demais pessoas, há uma grande chance de as deixarmos melhores do que quando entramos. E vale aqui recomendar: seja portador de ventos suaves, doces sabores e de musicalidades enternecedoras, para que as pessoas se sintam melhores com sua presença e muito tempo depois dela.

Mulher em um campo com os cabelos ao vento.

Havia num campo bem distante, onde eram plantadas umas ervinhas que depois viravam santos remédios, como diziam as gentes que lá moravam, um pé de vento que era danado: na maior parte do tempo ficava por ali mesmo, levantando poeira e assustando os pintinhos e os patinhos e jogando cisco nos olhos dos sapos, quando não estava desequilibrando o vôo de alguns passarinhos que piavam estridentes impropérios para o pé-de-vento que seguia adiante. Estava sempre brincando, o pé-de-vento travesso e alegre; raras vezes se aborrecia, porque tudo era paz naquele campo bonito.

Um dia entrou como leve brisa na casa humilde de uma família de agricultores e ouviu um deles falar sobre como um ventinho era gostoso e ele, de tão alegre, acelerou muito as voltas que dava em torno de si mesmo e virou uma ventania muito grande que, ao sair do pequeno rancho, acabou derrubando uma moirão de cerca bem antigo e revelando o esconderijo de três moedas de ouro escondidas havia muitos anos por um rico mascate que por lá passou e não se sabe porque nunca voltou para o resgatar seu precioso tesouro. Com aquelas moedinhas, o feliz casal de agricultores comprou um cavalo, arreios e tudinho para arar a terra. Não demorou para que, do seu pedacinho de terra, brotassem as mais verdinhas, cheirosas e miraculosas ervas de curar doença de gentes!


Continue acompanhando a série

 Anterior Capítulo 76  Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube