Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 56

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 56
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 56 – FAÇA FEIJÃO COM ARROZ…COM AMOR!

Não se trata da superficialidade de mensagens publicitárias para vender aditivos químicos na comida para lhes realçar o sabor que, mais tarde, serão um horror para o sistema gástrico. Não se trata, também, de mais um exercício minimalista de um fenômeno que vem sendo mais e mais desaprendido pela maioria das pessoas. O que se defende aqui é algo poderoso, fortemente impactante na construção e manutenção de relacionamentos entre as pessoas.

prato de comida

Fazer feijão com arroz não requer habilidades mais que corriqueiras e amar não exige mais que a vontade emocional e a entrega irrestrita. Fazer das coisas simples uma enorme diferença para a sensibilidade das pessoas é uma delicada oportunidade para provar o quanto elas são importantes para nós e, em nome disso, é que colocamos nossa amorosidade no que estejamos fazendo PARA e POR elas. Fará diferença sim, acredite, se o(a) caro(a) leitor(a) “temperar” suas ações com a transferência para elas dos seus melhores sentimentos: alegria em servir, paixão por ser útil, gratidão pela oportunidade de ser a ajuda de que a pessoa necessita (tudo isso junto, é AMOR!).

Eu sinto essa diferença muitas vezes em minha vida e de forma muito simples.
 Não HÁ nenhuma cientificidade no que venho colhendo sucessivas vezes, mas há um forte sentimento de aprendizado mesclado com uma sensação como “isso faz valer a pena viver”. E sou apenas espectador dessa ação de aprendizado… fico imaginando se sou protagonista… Na efervescência dos prontos-socorros da rede pública , onde parece faltar tudo e sobrar, na mesma proporção, um longo desfiar de dores e sentimentos, noto o comportamento de alguns profissionais lá presentes, aos quais pouco valor se dá, infelizmente: os homens e mulheres da segurança, a quem compete administrar o afluxo dos pacientes que chegam aos borbotões.

homem segurança

Os médicos e pessoal de apoio clínico entram em ação DEPOIS desses profissionais, foi o que percebi, e passei a prestar atenção… e como aprendi! Perguntei às pessoas que eram atendidas pelos referidos profissionais e de muitas delas ouvi (não tenho comprovar, muito menos estatísticas a respeito, o que em nada diminui a minha convicção) a afirmativa de que a “amorosidade com que eram atendidas diminuía mais rapidamente o sofrimento do que durante os poucos minutos em que eram atendidas pelos apressados e exaustos médicos!”. O que o pessoal da Segurança fazia – e certamente faz e ainda, é claro, faz! – é ser solidário e amável com quem sofria, portanto, um ato de amor praticado numa ação rotineira de atendimento.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 56 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube