Convivendo

Vantagens e desvantagens de viajar sozinha

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como já diria Mario Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma”. É difícil encontrar quem não goste de dar uma fugidinha de casa para conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Mas o grande dilema é quem nem sempre tem alguém disponível para viajar com você e é aí que você se pergunta: vou sozinha ou não vou? Existem muito mais vantagens do que desvantagens em viajar sozinha e aí vão algumas delas…

Vantagens

1. Liberte-se: você já pode começar escolhendo quando, como e pra onde quer ir. Tudo será uma escolha só sua, definindo isso sozinha as chances de você aproveitar e curtir muito são enormes. Chegando ao destino, você pode criar seu próprio roteiro, comer onde e a hora que quiser, mudar os planos, passar o dia dormindo ou na rua. A viagem é sua e quem manda é você!

2. Aprender a gostar da sua companhia: muita gente tem pavor em ficar sozinha e precisa de alguém do lado para ajudá-la a tomar qualquer decisão. Viajar sozinha pode ser um crescimento pessoal, onde você poderá se entender mais e compreender que estar só não é algo ruim, você não precisa de alguém para ser feliz, ou melhor, você só será feliz com alguém se estiver feliz consigo primeiramente.

3. Respeite você mesma: se você não quer ir ao museu, ao parque ou a qualquer lugar que todo mundo te indicou para ir, você simplesmente não vai. Troque os planos, vá onde realmente quer conhecer. Se precisar comer fora de hora, coma. Se precisar dormir mais cedo ou mais tarde, durma. Respeite seu corpo e suas vontades.

4. Gaste com o que acha que deve: você está sozinha, então se quiser economizar, poderá ir a lugares mais em conta, mas, se a ideia é extrapolar com o que gosta, você também pode. O dinheiro é seu, a viagem também e não tem ninguém para dar pitaco com o que você deve ou não gastar.

5. Proatividade e autoconfiança: será você por você mesmo, então, se precisar de algo, terá que se virar para conseguir. Será preciso se mexer, ir atrás, se comunicar de alguma forma, mesmo que não saiba o idioma… Todas essas coisas te farão perceber que você pode confiar em si e que é capaz de fazer muita coisa sozinha.

Desvantagens

1. Solidão: não dá pra negar que durante a viagem pode bater aquela vontade de compartilhar uma foto, comentar sobre algum lugar ou até dividir um momento engraçado.

2. Vida noturna menos intensa: tem muita gente que não gosta de ir para balada sozinha nem de beber um pouco mais e ter que voltar sozinha para o hotel, então pode ser que, se você goste muito da vida noturna, sua viagem não seja das melhores se não tiver uma companhia.

3. Ficar doente: é claro que ninguém que pensa em viajar imagina que ficará doente durante a viagem, mas pode acontecer e adoecer sozinha num lugar que você não conhece pode ser assustador.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]