Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 57

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 57
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 57 – NA CASA DOS OUTROS RECONHEÇA O SAGRADO!

Por maior que seja a intimidade, respeitar a casa das demais pessoas é um fundamento dos mais importantes nos movimentos civilizatórios que trouxeram a humanidade das poeiras do chão das cavernas para o sedoso dos tapetes modernos. Cuidar do respeito ao espaço íntimo das pessoas é obrigação de todos e não há justificativas para ignorá-lo.

duas mulheres conversando

Por mais que a pessoa procure colocá-lo(a) à vontade em sua casa, procure atentar para os sinais indicativos das fronteiras entre o que pode e o que não pode, aonde ir e aonde não ir, o que fazer e o que não fazer. Não é difícil, basta observar os comportamentos e a caudalosa torrente de sinais de permissão ou não, que são derivados dos valores, cultura e hábitos das pessoas, os quais, repetidos, são o balizamento necessário para se reconhecer os limites.

Mostre que valoriza a honra que lhe é concedida por transitar o espaço sagrado de cada um! Obedeça aos sinais e se ponha à vontade, mostrando sua alegria em estar presente para os anfitriões; entre na sintonia dos comportamentos e tudo ficará bem, todos ficarão felizes e não haverá quaisquer constrangimentos.

Faça uma grande diferença provando ser merecedor, com sobras, de convites para voltar e compartilhar!

Um dia, perdi um amigo daqueles que invadem nossa vida e fazem com que ela fique melhor. Saudade danada do Batatinha… Eu sempre estava na casa dele e me sentia muito à vontade, abrindo a geladeira para pegar a cervejinha, exigindo que me fosse servida uma imensa porção de batatas fritas fartamente regadas com queijo parmesão e cebolas milimetricamente partidas; e, em um dia de extrema ousadia, chegando a comer o último pedaço de pudim de leite, guardado pelo Batatinha para ser degustado na madrugada, quando ele gostava de ficar lendo. Ele dirigiu-me um olhar de furar concreto, mas eu apenas mantive a lembrança do sabor daquele pudim de leite abençoado, devolvendo ao seu olhar furibundo a minha carinha de paisagem.

quarto de casal

Em 20 anos de amizade jamais fiquei dentro da casa dele em companhia da sua divertida e cultíssima esposa enquanto ele não chegasse, várias vezes aguardando-o no sofá da recepção do prédio, em respeito ao espaço sagrado que é o metro no perímetro da esposa em sua casa. Jamais entrei no quarto dele naqueles anos de amizade intensa, de horas de presença alegre e fraterna na sua casa. Era preciso respeitar o espaço íntimo do casal e disso nunca tive dúvidas: respeitei e pronto! Não sei por que razão entrei no citado quarto no dia em que ele nos deixou e pude ver a delicada decoração interna, os cuidados em cada pedacinho daquele aposento; e fiquei comovido quando me deparei com uma foto sobre um aparador lateral, junto a várias outras, na qual estávamos eu e ele, equipados com arpões e todos os apetrechos de pesca submarina… segurando uma sardinha! Naquele momento eu soube o quanto foi meu amigo, em prova guardada exatamente no canto sagrado dele e da esposa. Muitas saudades do Batatinha…


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 57 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube