Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 66

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 66
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 66 – UM MANUAL DE BOAS MANEIRAS AJUDA MUITO NO TRATO COM AS PESSOAS!

Nas bancas de jornais e revistas vende-se interessantes manuais de boas maneiras, que envolvem desde as práticas do dia a dia até as situações sociais em que são requeridos comportamentos mais refinados. É um pequeno investimento para possibilitar ENORME expansão social!

aperto de mão

Não importa em que meio estejamos, se na intimidade de uma reunião com amigos ou nos salões das recepções regidas pelas regras de cerimonial e protocolo, uma coisa é rigorosamente certa: boas maneiras fazem uma grande diferença e nos ajudam a nos afastar das nossas origens ancestrais, por exemplo, nas quais comer diretamente com as mãos e estapear os mais fracos ao mesmo tempo era a grande prova de poder e grandeza.

Cortesia, boas maneiras, refinamento, elegância e tudo o mais que esteja correlato e que facilitem os relacionamentos humanos em bases enriquecedoras e saudáveis fazem grande diferença na qualidade da vida social.

Uma horda de bárbaros, com costumes herdados do chão das cavernas de distante época e sem limites, como o que impera nas torcidas organizadas do nosso futebol, não é um modelo sadio para pautar toda a conduta da humanidade. Independentemente do poder aquisitivo da pessoa, o que a faz melhor e agradável para todas as outras é a sua conduta adequada, leve e bem fundamentada no que eleva e acentua o que as pessoas têm de melhor: inteligência, sensibilidade e senso estético.

Vale a pena assistir ao vídeo “BOAS MANEIRAS”, em que a protagonista é a Mônica, heroína do genial Mauricio de Sousa, via link https://youtu.be/YHS34tkXdR8

É uma boa e divertida introdução para livros como “ETIQUETA DE BOLSO, UM GUIA DE BOAS MANEIRAS DE A a Z”, da especialista Célia Ribeiro, coleção L&PM Pocket, muito prático e de boa construção didática.

Livro Etiqueta de Bolso

Por outro lado, considere a importância do assunto refletindo sobre por que muitas empresas incluem em seus testes para escolher candidatos a cargos de importância comportamentos como portar-se à mesa, mediante a observação das maneiras do candidato, além de outras situações em que as boas maneiras podem ser avaliadas. Muitos bons profissionais perdem oportunidades de emprego porque não sabem como comportar-se durante as entrevistas, nos seus manejos comportamentais/sociais e até mesmo em situações inusitadas, como aquele candidato que perdeu preciosos pontos na sua avaliação porque não desligou seu telefone celular antes da entrevista ou daquele outro que não se levantou da cadeira à mesa da entrevista, quando a entrevistadora entrou na sala para dar início à conversa.


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 66  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube