Autoconhecimento

Tipos de pessoas negativas que você deve evitar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitas vezes estamos incomodados com algo que não sabemos direito o que é, sempre buscamos algum defeito em nós mesmos, procuramos falhas em nosso comportamento, entre outros erros.

O que não costumamos notar é que este incômodo pode estar vindo de fora e nos atingindo por dentro. Somos constantemente influenciados por aquilo que nos cerca, portanto, se o ambiente está negativo, consequentemente estaremos também e vice e versa.

shutterstock_264122393Nestes momentos é importante ter autoconhecimento para poder se portar de maneira diferente. Se o local aonde se encontra está pesado e não há outra saída, aja na contra mão. Busque se energizar positivamente para se sentir melhor.

Entretanto, não é fácil manter seu comportamento de forma positiva quando tudo em volta parece estar para baixo. Para isso, também e necessário identificar aquilo que está em volta e parece estragar tudo a fim de evitar tais.

As pessoas

Cada um é cada um e se comporta da maneira que acha mais adequado. Mesmo assim, sabemos que vivemos em grupo e algumas atitudes devem ser comuns em prol de uma vida em sociedade saudável e com conflitos reduzidos.

Independentemente deste conhecimentos geral, algumas pessoas insistem em fazer da convivência mais difícil. Todos nós temos problemas, estresses, tarefas, horários e cobranças e poderíamos jogar tudo para o alto e descontar toda nossa raiva ou insatisfação nos outros, mas como seres conscientes limitamos o “sofrimento” a nós mesmos.

shutterstock_85822057Algumas pessoas têm dificuldade em conter tais sentimentos e acabam, percebendo ou não, descontando naquele a sua volta. Em algumas situações isso pode ser normal, é natural extrapolarmos diante de tantas pressões, mas não é aceitável que isso ocorra sempre, afinal ninguém tem culpa de nossas crises interiores.

Comportamentos que devemos evitar

Para o seu bem, é importante identificar esse tipo de companhia e tentar ajudá-las a mudar. Caso a situação seja insistente, a alternativa é se afastar sabendo que a atitude dela está também lhe prejudicando.

Identifique e não fiquei por perto de sentimentos e/ou atitudes como:

– Mentiras:

As pessoas que costumam mentir tomam a atitude como um hábito e então se torna difícil confiar em alguém assim. Não deixe que mentirosos te levem a contar seus segredos nem mesmo o façam confiar em suas histórias. Se tratando de mentiras, normalmente são máscara de algo errado ou uma intenção nada boa sobre o que essa pessoa pode tirar de você.

– Arrogância:

A arrogância consiste em uma autoconfiança exagerada, capaz de fazer com que o indivíduo se atribua muito poder e se sinta melhor que os outros. Não parece e não é nada bom estar perto de pessoas assim. Estas pessoas tendem a se autovalorizar fazendo dos outros menos, colocando-os como inferiores sem pensar nas consequências. Deixe isso bem longe de você e valorize-se com consciência.

– Inveja:

É normal todos nós sentirmos um pouco de inveja, mas o sentimento em exagero faz tão mal para aquele que sente quanto para aquele que é invejado. Os invejosos passam a se tornar egoístas e até mesmo desejar o mal. Atente para se afastar de pessoas como estas e para nunca se tornar como tal.

– “Vitimismo”:

Existem pessoas que sempre se colocam como a vítima da história. A fim de se livrar de alguma culpa buscam responsabilizar alguém por certo fato sempre se fazendo de atingido. Este é um comportamento fraco e maléfico para a pessoa e para aqueles que a cercam.

– Controle:

Certas pessoas se portam de forma extremamente controladoras, sempre pensando em seu benefício. Não deixe que alguém tome frente de todas as situações e o impeça de expressar sua opinião e se impor em situações de necessidade.

– Ganância:

A ambição, a vontade de vencer são atitudes do bem e muito boas quando se tem uma meta e um caminho a trilhar. O grande problema está quando tal sentimento extrapola e se torna ganância. Os gananciosos deixam de medir os meios para chegar nos fins e decidem passar por cima de tudo e todos apenas para o seu bem.

– Negativismo:

Os ambientes em que vivemos estão repletos de energias boas e ruins geradas pelas pessoas e outros fatores que compõem a situação. A presença de pessoas extremamente irritadas ou pessimistas traz energia negativa, a qual é de muito fácil “contágio”. Nesta situação procure se afastar ou bloquear seu corpo e mente da entrada de tal fluxo ruim.

– Fofocas:

Total sinal de insegurança, as fofocas são sempre feitas por pessoas que querem gerar alguma confusão, “fazer o circo pegar fogo”. Não envolva sua vida com este tipo de comportamento. As consequências são mentiras e histórias mal contadas que causam confusões e desentendimentos.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]