Nutrição

O guia das vitaminas para potencializar seu organismo!

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com o clima esfriando, as gripes e resfriados começam a atacar, então a solução é tomar um suco de laranja, que é rico em vitamina C. E é de conhecimento geral que vitamina C auxilia no sistema imunológico do corpo, não é mesmo? Mas e quanto as outras vitaminas? Você conhece suas funções e as consequências de não as ter no organismo?

Venha conosco nesse ABC das vitaminas e conheça algumas das vitaminas essenciais ao nosso corpo, o que fazem no organismo e onde podemos encontrá-las!

Vitamina A

O que ela faz? Auxilia na saúde ocular, fortalece o sistema imunológico, combate radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células.
O que sua falta provoca? Problemas dermatológicos, como descamação. Cegueira noturna.
Em quais alimentos encontro? Gema de ovo, leite, fígado de boi, frutas e legumes amarelos e alaranjados como manga, mamão, abóbora e cenoura. E em vegetais verde-escuros, tais como espinafre e chicória.
Qual a dose diária recomendada? 700mgc, o que corresponde a meia cenoura.

Vitamina B1

O que ela faz? Ajuda na oxigenação do cérebro, equilibra o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, dá energia, ajusta o metabolismo, tem papel importante na digestão, pois auxilia na fabricação do suco gástrico.
O que sua falta provoca? Alterações de humor, depressão, náuseas e cãibras.
Em quais alimentos encontro? Carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha e soja.
Qual a dose diária recomendada? 1,1mg, o que corresponde a nove fatias de presunto magro.

Vitamina B2

O que ela faz? Participa na formação de glóbulos vermelhos do sangue, transforma as gorduras armazenadas em energia, dá disposição, fortalece o sistema imunológico.
O que sua falta provoca? Caspa, sensibilidade à luz e ferimentos nas mucosas.
Em quais alimentos encontro? Espinafre, berinjela, leite e seus derivados e fígado de boi.
Qual a dose diária recomendada? 1,1mg, o que corresponde a 150 ml de leite integral.

shutterstock_156205085Vitamina B3

O que ela faz? Regula o sistema nervoso e digestório, auxilia na digestão de proteínas e lipídios e reduz o colesterol.
O que sua falta provoca? Problemas digestivos.
Em quais alimentos encontro? Atum, ovos, cereais integrais e fígado de boi.
Qual a dose diária recomendada? 14mg, o que corresponde a 190g de atum.

Vitamina B9

O que ela faz? Ajuda a prevenir males como câncer, infartos e até mesmo Alzheimer. Participa na formação dos glóbulos vermelhos e dá energia.
O que sua falta provoca? Lesões nas mucosas, problemas intestinais e anemia.
Em quais alimentos encontro? Vegetais de folhas verde-escuras, banana, melão e laranja.
Qual a dose diária recomendada? 400mgc, o que corresponde a 300ml de suco de laranja.

Vitamina B12

O que ela faz? Auxilia na digestão e absorção de alimentos, participa na produção de glóbulos vermelhos e ajusta o metabolismo.
O que sua falta provoca? Irritabilidade, depressão, problemas gástricos e anemia.
Em quais alimentos encontro? Leite, ovo, peixes, carne de boi e aveia.
Qual a dose diária recomendada? 2,4mgc, o que corresponde a duas xícaras de chá de leite.

Vitamina C

O que ela faz? Fortalece o sistema imunológico, favorece a cicatrização de feridas e auxilia na absorção de ferro pelo organismo
O que sua falta provoca? Problemas na gengiva e pele.
Em quais alimentos encontro? Laranja, acerola, abacaxi, goiaba, agrião, escarola, brócolis, tomate e espinafre.
Qual a dose diária recomendada? 75mg, o que corresponde a duas colheres de sopa de brócolis.

Vitamina D

O que ela faz? Ajuda a fixar o cálcio nos ossos e dentes.
O que sua falta provoca? Osteoporose e cáries.
Em quais alimentos encontro? Leite e seus derivados, óleo de fígado de peixe e manteiga
Qual a dose diária recomendada? 5mgc, o que corresponde a 2 sashimis de salmão.

Vitamina K

O que ela faz? Auxilia na coagulação do sangue.
O que sua falta provoca? Ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea.
Em quais alimentos encontro? Verduras, ovos e fígado de boi.
Qual a dose diária recomendada? 90mgc, o que corresponde a ½ folha de couve manteiga.

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