Saúde Integral

Cesariana natural: um novo tipo de parto

Midwife holding up a vernix covered newborn just after he was born in the delivery room being peaceful and serene still attached with umbilical cord. New life birth experience concept.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem dois tipos bem determinados de partos: o normal e a cesariana. No parto normal, o nascimento ocorre naturalmente, mesmo que, às vezes, necessite de medicamentos para acelerar o processo. Já no parto por meio da cirurgia, a cesariana, o bebê é retirado do ventre da mãe por meio de uma incisão no abdômen e no útero.

Mas, recentemente, um novo tipo de parto, que une dois conceitos de parto, tem causado polêmica e ajudando muitas pessoas: a cesariana natural. Ao invés de o médico fazer um corte no ventre e retirar o bebê, ele faz apenas o corte e espera o bebê sair sozinho.

Mas, como assim?

A criança acaba fazendo sozinho os movimentos para terminar a saída do útero, deixando-o seguir o curso natural do nascimento.

Essa técnica ganhou as redes sociais com a popularização de um vídeo. Uma grávida inglesa teve seu parto de cesariana natural filmado por sua amiga Sophie Messager, que é doula, e que logo depois o postou no Facebook.

Até o momento, o post tem mais de 2 milhões de visualizações, além de milhares de curtidas e comentários, a favor e contra.

As imagens mostram o bebê se arrastando para fora da barriga da mãe, sendo que a equipe médica quase não ajuda-o. Assim que a criança consegue ficar fora do ventre, os médicos o levam para os braços da mãe.

O parto seguiu os pedidos da grávida: luzes baixas, música ao fundo, sem cortinas tampando sua visão, a garantia de que o cordão umbilical do bebê só seria cortado após parar de pulsar e, claro, a cesariana natural.

Veja o vídeo:

A cena pode ser um pouco chocante, mas mostra que existe outra opção de parto para aquelas mães que não conseguem ou não podem atingir o estágio do parto normal.

O que você acha dessa nova ideia?


  • Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]