Saúde Integral

Cesariana natural: um novo tipo de parto

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem dois tipos bem determinados de partos: o normal e a cesariana. No parto normal, o nascimento ocorre naturalmente, mesmo que, às vezes, necessite de medicamentos para acelerar o processo. Já no parto por meio da cirurgia, a cesariana, o bebê é retirado do ventre da mãe por meio de uma incisão no abdômen e no útero.

Mas, recentemente, um novo tipo de parto, que une dois conceitos de parto, tem causado polêmica e ajudando muitas pessoas: a cesariana natural. Ao invés de o médico fazer um corte no ventre e retirar o bebê, ele faz apenas o corte e espera o bebê sair sozinho.

Mas, como assim?

A criança acaba fazendo sozinho os movimentos para terminar a saída do útero, deixando-o seguir o curso natural do nascimento.

Essa técnica ganhou as redes sociais com a popularização de um vídeo. Uma grávida inglesa teve seu parto de cesariana natural filmado por sua amiga Sophie Messager, que é doula, e que logo depois o postou no Facebook.

Até o momento, o post tem mais de 2 milhões de visualizações, além de milhares de curtidas e comentários, a favor e contra.

As imagens mostram o bebê se arrastando para fora da barriga da mãe, sendo que a equipe médica quase não ajuda-o. Assim que a criança consegue ficar fora do ventre, os médicos o levam para os braços da mãe.

O parto seguiu os pedidos da grávida: luzes baixas, música ao fundo, sem cortinas tampando sua visão, a garantia de que o cordão umbilical do bebê só seria cortado após parar de pulsar e, claro, a cesariana natural.

Veja o vídeo:

A cena pode ser um pouco chocante, mas mostra que existe outra opção de parto para aquelas mães que não conseguem ou não podem atingir o estágio do parto normal.

O que você acha dessa nova ideia?


  • Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]