Autoconhecimento

Elimine o estresse naturalmente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

São tantas tarefas, tantos compromissos, tantos objetivos a serem atingidos e tantas expectativas nessa vida moderna e atribulada que levamos que é praticamente impossível não ter o estresse nos visitando periodicamente. No entanto, esse intruso prejudica ainda mais a correria do dia a dia, pois ele nos causa irritação, insônia, mudanças repentinas de humor e um cansaço mental e físico por vezes incapacitante. Em casos mais intensos pode até prejudicar a saúde causando mal-estar contínuo, dores de cabeça sem aparente explicação e até mesmo tonturas e baixa imunidade, o que pode levar a outras doenças.

Acabar com o estresse pode ser uma prática mais simples do que se imagina, só é preciso um pouco de força de vontade e da adoção de hábitos saudáveis. Confira abaixo algumas dicas para deixar este mal bem longe da sua vida:

Alimentação

Uma boa alimentação rica em nutrientes e em vitaminas é indicada para uma vida plena, e obviamente também ajuda a mandar o estresse pra bem longe. Um corpo em equilíbrio significa uma vida também em equilíbrio. Alimentos como a banana e o cacau são ricos em triptofano que garante a produção de serotonina causando uma sensação natural de bem-estar. O abacate, por sua vez, mantém o nível de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Para acalmar, aposte em chás de camomila, erva-cidreira, maracujá e melissa.

Desconecte-se

Nos dias atuais estamos conectados 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso pode ser muito útil mas também pode ser uma carga de informação desnecessária e com a qual não somos capazes de lidar. Nenhum cérebro é capaz de processar tantos estímulos sequenciais. Largue o celular um pouco e viva a vida real.

Descanse

É extremamente necessário que você arranje um tempo para descansar. Não adianta querer abraçar o mundo se você não terá mais qualidade de vida. Todos precisamos de uma hora de repouso e lazer. Experimente não fazer nada por ao menos uma hora do seu dia. Seu corpo agradecerá!

Cultive bons pensamentos

Nossas energias e nossos pensamentos ditam como nos sentimos. Se você viver com pensamentos derrotistas ou cultivar más energias provavelmente você terá dias pesados e difíceis de serem vividos. Foque sempre em coisas boas e enxergue sempre o lado positivo das coisas, mesmo os momentos mais difíceis têm seu lado bom. Espalhe amor e alegria e o estresse não terá vez.

Exercite-se

Exercícios físicos mantêm a saúde física e mental em dia. Encontre um exercício físico que lhe proporcione prazer e o inclua em sua rotina. Se você faz a linha sedentária é hora de mudar, no início pode parecer difícil mas persista!

Viva o presente

Excesso de preocupação e ansiedade com os acontecimentos futuros só causam  sofrimento desnecessário. Concentre-se no agora e viva o hoje!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]