Autoconhecimento

Cinco passos para conseguir ter uma vida mais positiva

Smiling lady taking selfie with her dog. Woman and her loyal border collie dog
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ser feliz pode ser muito simples, mas para entender essa simplicidade e conseguir viver de acordo com ela pode ser um pouco mais complicado. É fato que todos querem ser felizes. Todas as pessoas querem viver contemplando seus objetivos, alcançando suas metas, sendo felizes de acordo com aquilo que consideram ser importante.

Mas, por que muitas vezes conquistamos e continuamos tristes? Por que queremos sempre mais? Por que nunca estamos satisfeitos? Por que é tão difícil ser simplesmente feliz? Realmente, para muitas pessoas pode ser mais complicado entender o verdadeiro sentido da felicidade.

Por isso, o Eu Sem Fronteiras separou cinco dicas básicas que devem virar rotina em sua vida. Colocando cada uma delas em prática, com certeza você terá uma vida mais positiva, mais alegre, mais feliz!

Dica 1: Olhe o lado positivo das coisas

Tudo na vida (absolutamente tudo mesmo) tem um lado bom. Quando caímos, aprendemos a levantar. Quando ficamos doentes, valorizamos a saúde. Quando uma porta se fecha, outra se abre. Até mesmo quando alguém morre, é preciso pensar que aquela pessoa está finalmente descansando de todo aquele sofrimento que possivelmente estava passando.

Então, basta você decidir para qual lado quer olhar, seguir, sentir. O lado que você escolher define seu estilo de vida, seu jeito de ser. Então, que tal olhar para o lado positivo de cada situação? Aprenda a ser positivo.

Dica 2: Não acredite em tudo da internet

As pessoas constroem uma foto. E essa foto muitas vezes não é o retrato da vida real. Existem diversos programas de edição de imagem que mudam o corpo de alguém completamente. Além disso, muitas pessoas não vivem o que imprimem viver. Vão até um local só para tirar uma foto, depois vão embora. Ou seja, aquilo só serviu como pose.

Muitos criam situações para retratarem uma vida perfeita nas redes sociais. Mas, no final das contas, todo mundo tem problemas, momentos de insegurança, tristeza… Ou até aquele dia de preguiça que você deixa de ir para a academia para atacar um prato de brigadeiro – sim, mesmo as modelos fitness têm esses dias. Então, desencane um pouco da vida vista pelas redes! Aprenda a viver o real e não o virtual.

Dica 3: Dê valor ao que você tem

Sempre é possível ter mais. Sempre é possível ter algo melhor. Mas vai da sua escolha: você pode agradecer pelo que já tem, ou chorar pelo que ainda não tem. Agradecer e dar valor ao que já tem, deixará você pleno, feliz, satisfeito. Ficar pensando no que ainda não tem é um ciclo sem fim de frustração, afinal sempre há algo mais para se ter que ainda não conquistou.

Em vez de reclamar, agradeça! Porque assim como há muitos com muito mais do que você, há muitas pessoas com menos. Saiba viver com o que já conquistou e valorize cada nova conquista, mas sem olhar o do outro. A história de “a grama do vizinho é sempre mais verde” depende do ponto de vista. Aprenda a ser grato.

Dica 4: Valorize os aprendizados

Sim, coisas ruins acontecem, é verdade. E, às vezes, é difícil superá-las. Mas, o aprendizado que você ganhou com aquela determinada experiência é eterno. E é justamente isso que fará com que você não cometa esse erro novamente.

Novos erros vão acontecer, é claro. Mas, ao menos esse, você já sabe quais serão as consequências. Tire proveito de cada aprendizado. Faça com que eles sejam constantes em sua vida, dessa forma você estará sempre em evolução. Aprenda a valorizar os aprendizados que apenas a experiência traz.

Dica 5: A saúde e o amor são mais importantes do que tudo

Você já parou para pensar que, daqui a alguns anos seu corpo será cremado (ou seja, lê-se queimado até virar cinzas) ou estará embaixo da terra sendo comido por minhocas e outros bichos? A carcaça é passageira. O que importa é o que você vive enquanto pode aproveitá-la, ou seja, enquanto ainda habita este corpo de carne, osso e sangue.

A saúde é importante, pois sem ela sua alma parte para outra dimensão de forma muito rápida. E o amor é igualmente importante, pois sem ele é impossível compreender as coisas boas da vida e ser feliz, mesmo com todas as dicas acima. É preciso amar alguém, algo, alguma coisa, e é preciso ser amado, pelos pais, avós, amigos, seu animalzinho de estimação, familiares, alguém. Aprenda que a saúde e o amor guiam a vida.

Coloque em prática as cinco dicas acima e você verá que, em pouco tempo, sua vida estará direcionada a outro rumo. Não necessariamente de objetivos e caminhos. Mas, ao menos uma coisa irá mudar: sua forma de percorrer seus caminhos e o jeito que aproveita a trajetória até cada um de seus objetivos. Afinal, o destino é importante, mas se o caminho até ele não for feliz, nada valerá a pena!

No final das contas, cada um de nós irá morrer, seja presidente ou cidadão comum, seja rei ou plebeu, seja rico ou pobre, seja brasileiro ou europeu. Absolutamente todas as pessoas vão embora desse mundo. Então, faça com que sua trajetória por aqui seja feliz!


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]