Alimentação consciente Biblioteca Online Mindful Eating Nutrição

Clube do Livro: 5 livros sobre alimentação saudável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você faz parte de algum clube do livro? Caso ainda não, saiba que já passou da hora de entrar em um. Participar de um grupo de leitura é sempre enriquecedor e benéfico de diversas formas. Afinal, você lê mais, aprimora seus conhecimentos, além de adquirir conhecimentos novos, conhece novas pessoas, descobre novos interesses e por aí vai.

Geralmente, há reuniões mensais ou bimestrais de cada clube do livro (a depender das regras e da rotina de cada um), nas quais os participantes falam a respeito do livro que leram e escutam as experiências dos outros colegas. Depois, você pode escolher o livro de alguém, a partir do relato que mais lhe interessar, para trocar de obra e começar uma nova leitura.

Há também uma outra forma de funcionamento: em alguns clubes de livros, uma pessoa é nomeada como “leitor” da rodada e fica responsável por escolher um livro para que todos leiam. No mês seguinte, outro integrante do grupo assumirá esse papel. O importante é perceber que, de uma forma ou de outra, todos saem ganhando com os novos conhecimentos adquiridos.

É claro que, além dessa troca de cultura e conhecimento, você também ganha amigos, colegas e, com certeza, muitos comes e bebes durante os encontros, que podem acontecer na casa de um dos membros do clube ou em algum local público, como cafeterias, por exemplo. Mas mesmo uma boa leitura pode ter o apoio da tecnologia para se tornar mais prática e facilitada, se assim você desejar.

Hoje em dia, existem também os clubes do livro digitais! Nesse caso, os integrantes de cada grupo se reúnem digitalmente, por meio de ligações de vídeo ou até mesmo chats on-line, entre outras possibilidades. Para trocar o livro, o correio pode ser uma boa opção, além do bom e velho encontro no centro da cidade ou numa estação de metrô que seja de fácil acesso às pessoas interessadas.

Há, também, sites que promovem estantes virtuais e trocas de experiências literárias interessantes, onde todos podem procurar resenhas e sinopses de livros, além da opinião de outros usuários.

E que tal começar o seu próprio clube do livro? É uma ótima opção para reunir seus amigos que curtem leitura e, por que não, fazer com que outras pessoas tenham a oportunidade de se apaixonar pelo mundo dos livros também.

Vamos começar por aqui? Abaixo, você encontra cinco sugestões de livros sobre alimentação e estilo de vida saudável. Coloque nos comentários outras opções de livros que você conheça a respeito desse tema também!

1: Nutrição: Conceitos e Controvérsias, de Frances Sizer e Eleanor Whitney

Você sabia que nosso corpo é uma balança? Quando em equilíbrio, funcionamos perfeitamente. Quando não, nos desestabilizamos e, em algum setor da vida, ficaremos desequilibrados e em falta.

O livro “Nutrição: Conceitos e Controvérsias” explica, com embasamento científico e em linguagem simples, como o nosso corpo aceita cada tipo de nutriente que colocamos dentro de nós, quais são as funções das vitaminas, dos carboidratos, lipídeos, proteínas, água e por aí vai; o que acontece quando consumimos algum grupo em excesso e o que ocorre quando deixamos algum grupo faltar.

Com essa leitura, você entenderá sobre o funcionamento do corpo e as necessidades alimentares que o ser humano possui em cada fase da vida. Você também aprenderá sobre os avanços no mundo da nutrição e também refletirá sobre a fome mundial – como a divisão de alimentos é feita? O que podemos fazer para mudar o cenário atual? Será que fazemos a nossa parte?

2: Lugar de Médico é na Cozinha, de Alberto Peribanez Gonzalez

Para quem precisa ver para crer, ler o livro “Lugar de Médico é na Cozinha”, escrito pelo médico Alberto Peribanez Gonzalez, é uma ótima oportunidade para colocar tudo à prova. Isso porque a obra traz mais de 80 receitas que comprovam e complementam teorias também apresentadas no mesmo livro, sobre alimentação e saúde.

Na obra, o doutor Alberto Gonzalez elucida estudos científicos que provam o poder de cura de diversos alimentos nas mais variadas situações e adversidades. Além disso, o autor também mostra o poder da alimentação saudável para uma vida com mais qualidade e bem-estar.

3: Food and Healing, de Annemarie Colbin

Annemarie Colbin é uma norte-americana focada em alimentação saudável e em qualidade de vida – tanto é que fundou o Natural Gourmet Institute, uma escola de culinária sediada em Nova Iorque, que possui como foco ensinar sobre nutrição saudável e sobre como a alimentação deve ser benéfica ao corpo, e não o contrário.

O livro “Food and Healing” reúne temas importantes, que abordam culinária saudável desde o grande início até em propostas mais avançadas de conhecimento. Na obra, você encontrará capítulos que falam, inclusive, sobre as dietas mais famosas da atualidade, como a Dukan, a vegana, a macrobiótica, low carb, entre outras

4: Healing With Whole Foods, de Paul Pitchford

“Healing With Whole Foods” é uma obra que aborda diversos temas dentro de um mesmo assunto: equilíbrio. A busca incessante em sua própria vida fez com que o autor, Paul Pitchford, reunisse o que ele julga ser o melhor dos dois mundos – ocidental e oriental –, para então ter em mãos um conjunto de boas receitas, princípios, curas e soluções para uma vida mais saudável.

Do ocidente, Pitchford aborda a importância de exercícios físicos regulares e o contato com a natureza. Do oriente, o autor explica sobre os benefícios da alimentação crua, tratamentos alternativos, a influência das energias que existem no universo e o princípio da teoria dos cinco elementos da medicina tradicional chinesa. Isso e muito mais em um perfeito compilado que integra muito bem nutrição, medicina milenar e, mais importante do que qualquer outra coisa, a relação do ser humano com os alimentos.

5: A Arte Fundamental da Vida, de Bernadette Kikuchi

“A Arte Fundamental da Vida” é um livro com receitas que focam num estilo de alimentação saudável: a culinária macrobiótica. É uma ótima opção de obra para quem deseja aprender receitas realmente saudáveis e dos mais variados tipos – desde coisas práticas e rápidas para o almoço do dia a dia como, também, preparações mais elaboradas – escritas por quem realmente entende do assunto. Afinal, Bernadette Kikuchi, autora do livro, é esposa do Professor Tomio Kikuchi, introdutor da Microbiótica na América Latina, além de ser seu objeto de estudos há mais de três décadas.

A Microbiótica tem como propósito o sustento do corpo físico e do estado psicológico por meio de alimentos e preparações saudáveis, que melhorem o bem-estar, a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida.

Há mais algum livro que você conheça sobre o assunto? Divida seu conhecimento!


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]