Autoconhecimento Comportamento

Clube das 5: entenda essa prática matinal

Ler um capítulo de um livro, meditar, praticar exercícios físicos, tomar banho, preparar um café da manhã reforçado… tudo isso antes do horário de ir trabalhar ou estudar.

Para quem não gosta de acordar antes de o Sol raiar, o simples fato de sugerir acordar ainda na escuridão, por opção, parece inimaginável, principalmente antes de um dia mega-atarefado.

Entretanto os adeptos do Clube das 5 defendem que acordar às 5h traz diversos benefícios para a saúde, melhora a produtividade e faz o dia render mais! Essa prática matinal consiste em aproveitar melhor as primeiras horas da manhã, que são geralmente as mais silenciosas.

Neste artigo, explicamos de onde surgiu essa ideia de acordar às 5 da manhã e o porquê de a prática estar atraindo cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo – e se essa é realmente uma boa ideia para todas as pessoas.

O que é o Clube das 5?

Apesar do nome, o Clube das 5 não é exatamente um clube, mas sim um grupo de pessoas que seguem a mesma filosofia: acordar às 5 da manhã para aproveitar melhor o dia e, de quebra, melhorar o desempenho pessoal.

A proposta é aproveitar melhor as primeiras horas da manhã, fazendo alguma atividade que contribua para o desenvolvimento individual. Então, assim que o despertador tocar, nada de permanecer na cama. Simplesmente levante e acenda a luz.

Pessoas correndo numa praia de manhã.
shironosov de Getty Images / Canva

O hábito de se levantar às 5 horas da manhã traz ainda uma motivação extra para desenvolver as atividades diárias, já que é nessas primeiras horas da manhã que estamos mais descansados, focados e livres de distrações, como notificações do celular ou barulhos ao redor.

Robin Sharma, um dos idealizadores desse conceito, propõe uma divisão em três partes da primeira hora do dia, desenvolvendo três dos principais pilares da vida humana: corpo, produtividade e mente.

Como surgiu o Clube das 5 e para que serve?

Esse estilo de vida não é bem uma novidade, mas vem ganhando força graças a dois best-sellers de autores de livros motivacionais – como o já citado Robin Sharma, em seu livro “O Clube das 5 da Manhã”, e Hal Elrod, em “O Milagre da Manhã”.

Em “O Clube das 5 da Manhã”, lançado em 2018, Sharma apresenta um compilado de uma série de vantagens físicas e mentais que acordar cedo traz para o nosso corpo, que ele vem defendendo há pelo menos duas décadas.

Ele explica que acordar antes de o Sol nascer aumenta a nossa concentração e eleva o nível de produtividade. Assim, antes de os ruídos do dia começarem, a primeira hora do dia, também chamada de “A hora da vitória”, deve ser dividida em “20/20/20’ – 20 minutos para exercícios físicos; 20 minutos para planejamento do novo dia e definição de metas; e 20 minutos lendo ou se aprofundando em algo novo.

Já Hal Elrod vai mais a fundo e diz que acordar cedo contribui para o crescimento pessoal e profissional, uma vez que é nas primeiras horas do dia que podemos experimentar um momento de solidão e silêncio para cuidar do corpo e da mente.

O livro de Elrod sugere práticas parecidas com as de Robin Sharma, todavia ainda mais rigorosas. Ele propõe uma rotina matinal composta de seis passos: meditação, afirmações positivas, visualizações, exercícios físicos, leitura e a escrita de um diário.

Quais são os benefícios que o Clube das 5 oferece?

Embora, a princípio, pareça muito difícil levantar-se antes do nascer do Sol, acordar às 5 horas da manhã, ou até mesmo antes, pode ser uma boa saída para aquelas pessoas que nunca encontram tempo para organizar a vida pessoal antes que os outros membros da família acordem.

Reservar uma ou duas horas para o seu próprio desenvolvimento, seja estudando, lendo ou se exercitando, pode ser interessante. Mas será que a sensação de melhor organização ao acordar mais cedo é apenas um fator psicológico? Segundo a ciência, não.

Há diversas pesquisas e estudos que mostram que, se as mesmas pessoas acordassem após as 9 horas da manhã e realizassem as mesmas tarefas, elas não teriam o mesmo rendimento. Entre esses benefícios para o corpo e a mente, estão:

1 – Maior sucesso

Um homem de terno erguendo sua mão direita.
rattanakun / Canva

Quem se levanta mais cedo está mais próximo de alcançar o sucesso acadêmico e profissional. Isso porque quem acorda cedo também costuma ser mais persistente, proativo e trabalhar melhor em equipe.

2 – Mais otimismo e menores riscos de depressão

Há também uma relação direta entre o horário de dormir/acordar e o pessimismo. Em outras palavras, quanto menos dormimos, ou quanto mais tarde dormimos, maior é a incidência de pensamentos negativos e mau humor.

Além disso, pessoas que vão dormir tarde por consequência da insônia têm um risco três vezes maior de desenvolver depressão do que aquelas que não sofrem com insônia.

3 – Menos ansiedade

Quem acorda bem cedo também costuma ter uma maior preocupação com a saúde e sofre menos com ansiedade do que quem acorda mais tarde. Isso acontece porque acordar mais cedo reduz o nível de cortisol no organismo e, consequentemente, diminui o nível de estresse e irritabilidade.

Acordar com tempo de sobra para começar as atividades diárias também evita que a ansiedade tome conta da nossa mente, pois não precisamos adequar as nossas tarefas em um tempo menor que o necessário para realizá-las.

4 – Melhora da saúde e da disposição

Os seguidores do Clube dos 5 também usufruem uma melhor saúde e disposição. Geralmente, quem acorda mais cedo tem mais tempo para se exercitar, se alimentar de forma saudável e, de bônus, tem mais facilidade para emagrecer, uma vez que os níveis baixos de cortisol favorecem o emagrecimento.

5 – Aumento da produtividade e menos procrastinação

Uma mulher realizando anotações em um caderno.
89Stocker / Canva

Desde que você durma o suficiente durante a noite, acordar às 5 da manhã não fará você passar o dia com sono. Estudos mostram uma relação direta entre o horário de acordar e a percepção do tempo.

Quem acorda cedo tende a procrastinar menos. Sendo assim, não tem essa de deixar algo “para depois”. Ao aprenderem a aproveitar melhor o tempo, os adeptos dessa rotina têm a vantagem de realizar cada tarefa em seu devido momento, sem fazer várias coisas paralelamente.

Por que entrar no Clube das 5?

Até quem já alcançou algum sucesso profissional defende que entrar para o Clube das 5 é mais do que uma fase; é um estilo de vida. Acontece que, além do hábito de acordar cedo, a proposta do Clube é seguir um ritual matinal bem definido – ou seja, nada de acordar e ligar o computador ou a televisão. As primeiras horas da manhã servem para cuidar do corpo e da mente.

Aproveitar o silêncio e a calma da manhã para meditar, se exercitar, preparar as refeições e/ou organizar a agenda do dia fará toda a diferença na execução dos seus planos.

Quais são as desvantagens para os adeptos do Clube das 5?

Ao aderir ao Clube dos 5 apenas por modismo, não nos atentamos ao fato de que sacrificar horas de sono pode ser prejudicial à nossa saúde. Dormir menos do que o necessário, além de te deixar sonolento durante o dia, pode atrapalhar sua concentração e memória e ainda aumentar os riscos de você sofrer um AVC.

Outra desvantagem é em relação ao impacto em sua rotina social. Isso porque a maioria dos encontros com os amigos no final de semana ocorre durante a noite.

Se essas atividades sociais são importantes para você, é preciso ponderar até onde valeria o sacrifício de se afastar de seus amigos para aderir a essa prática.

Como saber se a prática do Clube das 5 pode ser útil para mim?

Acordar cedo, por si só, não é sinônimo de mais organização, produtividade e saúde. Afinal, levantar-se às 5h não significa dormir aquém do tempo necessário.

Cada pessoa necessita de uma quantidade média de horas por dia para descansar o corpo e a mente. Essa quantidade pode variar ao longo da vida, mas, para um adulto, um sono reparador deve durar em média 7 horas por noite.

Uma pessoa dormindo completamente coberta num sofá.
Wokandapix de pixabay / Canva

Ou seja, se a sua rotina atual não permite ir para a cama antes da meia-noite em razão do trabalho, dos estudos ou da família, não se culpe! Ou se você já acorda as 5h, mas precisa se arrumar e sair de casa antes das 6h para chegar ao local de trabalho situado do outro lado da cidade, você não deve acordar antes disso!

Cada pessoa tem uma rotina diferente e hábitos diferentes, e não é porque funciona bem para alguns que o Clube dos 5 é uma boa ideia para todos. A proposta da prática é aproveitar um horário de silêncio do dia, sem interrupções e aborrecimentos. Por isso, o foco é no que estamos buscando, e não somente no horário em que acordamos.

Conheça os famosos que são adeptos do Clube da 5

Apesar de ser um nome importante, Robin Sharma não criou o Clube das 5. O hábito de acordar cedo faz parte da rotina de pessoas importantes e famosas há muito tempo.

Benjamin Franklin, nascido em 1706, tinha o hábito de acordar às 5h da manhã e defendia que, quanto mais cedo um homem dormir e mais cedo ele acordar, mais saudável e sábio será.

Grandes empresários também são adeptos dessa prática, como Tim Cook (CEO da Apple), Howard Schultz (fundador do Starbucks), Richard Branson (Grupo Virgin), Jorge Paulo Lemann (Ambev) e Robert Iger (Disney).

Outras personalidades – como Dalai Lama, líder religioso do budismo tibetano; Gisele Bündchen, modelo e empresária; e Silvio Santos, apresentador e empresário – também acordam as 5h.

Dicas para ser adepto do Clube da 5

Ficou curioso? Achou interessante a proposta? Veja, então, estas dicas para entrar para o Clube dos 5 sem sofrimento.

Cuide de sua alimentação

Quando nos alimentamos bem, ou seja, consumimos alimentos saudáveis e frescos em vez de comidas com baixo teor nutricional, temos uma noite de sono mais tranquila e reparadora, e acordamos com mais disposição.

Coloque um despertador para ir dormir

Um despertador branco.
fotyma de Getty Images / Canva

Geralmente colocamos despertador para acordar. Mas se você quiser acordar cedo, é importante também ir dormir cedo. O ideal seria adicionar um alarme em seu celular, para relembrar a hora exata de ir para a cama.

Tenha um propósito

Não adianta seguir uma rotina matinal regrada se isso não faz sentido para você. Para adotar a prática, encontre uma motivação, um propósito, um porquê. Essa rotina nova precisa fazer sentido para você, e só assim ela se encaixará em sua vida de forma harmônica.

Evite luzes artificiais

Escureça totalmente o seu quarto antes de dormir, apagando luzes e desligando dispositivos eletrônicos. Para ter um sono de qualidade, precisamos estar em um ambiente completamente escuro. Evite também telas luminosas durante a noite. Assim que o Sol se puser, se possível, vá reduzindo o uso do celular, do computador e da televisão. Fique longe desses aparelhos pelo menos duas horas antes de ir dormir.

Desligue as notificações do celular

Ajuste a função “Não perturbe” ou coloque o celular em modo avião antes de dormir. Assim, não há o risco de você despertar quando estiver quase pegando no sono, ou de seu sono ser interrompido com alguma notificação sonora ou luminosa durante a noite.

Evite substâncias estimulantes

Uma caneca de café vista superiormente.
Kaboompics.com de Pexels / Canva

Evite consumir cafeína – presente no café, refrigerantes, chás e energéticos – assim que a noite se aproxima. Se for muito sensível à cafeína, prefira não a consumir após o meio-dia. Assim, você conseguirá dormir mais cedo e ter uma noite de sono mais tranquila, acordando às 5 horas da manhã animado e descansado!

Defina uma rotina noturna

Assim como a rotina matinal, a rotina noturna é muito importante para o nosso foco e disposição. Antes de dormir, separe a roupa e prepare tudo aquilo de que você precisará para o dia seguinte. Assim, você não terá que se preocupar em tomar decisões logo que acordar.

Acordar com o dia começando e se preparar para dormir logo após o pôr do Sol tem suas vantagens. A principal delas é aproveitar melhor o pico de cortisol logo no início do dia, quando o cérebro tem uma melhor oxigenação e desempenho.

Entretanto despertar as 5 da manhã não é a única variável importante para o sucesso pessoal e profissional. E, apesar dos muitos benefícios reconhecidos pela ciência, o Clube das 5 não é para todo mundo. Há quem sinta mais disposição para trabalhar e realizar tarefas durante a noite. Assim como há aqueles cuja rotina não comporta acordar ainda mais cedo do que já acordam.

Você também pode gostar

Mas, se a proposta do Clube das 5 fizer sentido para você, só há uma maneira de saber se vai funcionar ou não: experimente acordar em um horário em que você possa aproveitar os benefícios de começar o dia junto com o nascer do Sol, mas sem subtrair preciosas horas de sono.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br