Comportamento Energia em Equilíbrio Receitas

Dieta detox para o corpo e alma

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alimentação de grande parte da população deixa a desejar quando o assunto é saúde. Sabemos que a nossa saúde mental possui grande influência na hora da escolha dos alimentos, assim como o que comemos reflete no nosso estado de espírito. Com tantas químicas presentes nas refeições diárias que preparamos ou que comemos na rua por pressa, o nosso organismo se intoxica e em algum momento necessita de uma “dieta detox” para regular o funcionamento do corpo. Muitas pessoas buscam por esta dieta na busca de emagrecimento, mas os efeitos que essa quase reeducação alimentar causa no corpo humano significa muito mais do que queimar algumas calorias. Descubra a seguir um pouco mais sobre a tão falada dieta detox!

Dieta Líquida Detox

Esta dieta é a mais rigorosa de todas e deve ser seguida por no máximo cinco dias para que não ocorram carências nutricionais, mas em apenas dois dias já se pode ter um resultado satisfatório de desintoxicação. A versão consiste em ingerir apenas líquidos como sopas, sucos de frutas, chás e bastante água.

Três garrafas de sucos detox feitos com frutas e legumes. As garrafas estão dispostas sobre uma mesa de madeir branca. Cenouras, maça, kiwi, laranja e salsinha decoram a mesa.

O cardápio da dieta líquida pode ser muito variado, mas segue o exemplo de 1 dia para que você tenha uma noção:

Café da manhã:

200 ml de suco de laranja + 1/2 maçã + 1 folha de couve + 1 colher de sopa de linhaça

Lanche da manhã:

200 ml de suco de abacaxi + 1 colher de sopa de chia

Almoço/jantar:

4 conchas de sopa de batata, cenoura, brócolis, couve flor e espinafre

Lanche da tarde:

200 ml de suco de morango e uvas + 1 folha de couve

Diverso vegetais e frutas dispostos sobre uma mesa de tábua branca junto com dois copos cheios de suco, sendo um na cor amarela e outro na cor verde.

Dieta Detox de 3 Dias

Nesta versão, é permitido ingerir alimentos sólidos apenas no almoço, desde que possuam pouca gordura. Indicamos peixes ou frango, acompanhado de arroz integral ou batata e você pode comer salada temperada com azeite. No café da manhã e nos lanches, é preferível que você beba sucos naturais, com a inserção de couve, por exemplo, e nos jantares, dê preferência às refeições líquidas (faça uma sopa de legumes ou beba um suco verde que é ótimo para desintoxicar o organismo).

Você também pode gostar

Veja o exemplo de cardápio de 1 dia desta dieta:

Café da manhã:

suco de morango, laranja e goji berry.

Lanche da manhã:

água de coco + 1 fatia de pão integral.

Almoço/jantar:

1 filé de frango grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral + salada de cenoura e maçã.

Lanche da tarde:

vitamina de mamão com leite de aveia.

Três garrafinhas com suco na cor laranja. Ao lado, estão dispostas maças inteiras e cortadas, cenouras sobre a mesa e um cesto com cenouras e sasinhas.

Dieta Detox de 5 Dias

Nesta dieta, deve-se aumentar o consumo de alimentos aos poucos. É válido enfatizar aqui, que todas as dietas possuem um tempo determinado, pois precisam de uma quantidade de dias específica para o organismo reagir. Não adianta você decidir fazer uma dieta de cinco dias por um mês, achando que o resultado vai ser melhor, pois seria extremamente prejudicial à sua saúde. Voltando ao foco da dieta, é preferível que você inicie este detox com uma alimentação líquida e, no decorrer dos dias, insira proteínas magras no cardápio e algumas gorduras boas como castanhas e sementes.

Como citado anteriormente, os sucos detox são ricos em proteínas e em nutrientes, além de ter ação antioxidante ajudando a fortalecer o sistema imunológico. É uma boa dica para quem quer entrar na “vida detox” aos poucos, pois são muito saborosos (por mais que a coloração esverdeada assuste um pouco em um primeiro momento).

Três copos cheios de sucos. Um de kiwi, outro de laranja e o outro de melancia. Todos estão sobre uma bandeja de madeira decorados com pedaços das respectivas frutas.

Exemplo de suco detox:

Ingredientes:

1 folha de couve;
1/2 limão tahiti;
1/3 pepino sem casca;
1 maçã vermelha sem casca;
150 ml de água de coco.

Modo de preparo:

bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber em seguida. É válido lembrar que não vai açúcar e nem adoçante!

Se você seguir alguma dessas dicas, o funcionamento do seu organismo mudará e será possível notar grande diferença. Ter um acompanhamento médico é imprescindível para que seja definido um plano correto para a necessidade do seu organismo. Cada corpo é diferente e o que pode funcionar para alguém, talvez não funcione para você, por isso: procure um profissional!

Falamos até agora de um detox físico, mas como anda a sua mente? Nosso corpo se intoxica com o que comemos e bebemos, mas a nossa mente também sofre com fatores externos. É necessário equilíbrio!

Mulher vestida de terno com uma chave de fenda nas mãos, ajustando alguns parafusos dentro do cerébro humano.

Temos sentimentos como raiva, estresse, indignação, tristeza, medo, ansiedade, entre outros. Cada emoção que sentimos, gera um efeito nas nossas escolhas e atitudes. O Brasil foi considerado o campeão mundial da ansiedade, 9,3% da população apresenta quadros de ansiedade, incluindo ataques de pânico, fobias, estresse pós-traumático, e por aí vai. Muitas das vezes esses transtornos não são tratados com o devido cuidado e atenção necessária, pois a maioria das pessoas acredita que esses problemas são resultantes de estresse diário, e que assim como o dia termina, as emoções ruins se dissipam e somem.

Já que buscamos por uma dieta detox para o corpo, que tal darmos crédito a uma dieta detox mental? Na versão física, eliminamos alguns alimentos do cardápio e alteramos a forma de consumo de outros. Na versão mental, iremos mudar alguns hábitos e olhar de uma forma mais séria para o que sentimos, veja algumas dicas:

Mulher loura, com aspecto tranquilo, segundo com as duas mãos uma caneca de chá. Ela está em um ambiente clean e iluminado.

Olhar para a sua saúde diante de alguns fatores:

Quais lugares você frequentou ultimamente? Mudou o cabelo? Fez as unhas? Como você lida com a energia que cada lugar possui? Em algum dos ambientes que você foi nos últimos dias, sentiu algum desconforto? É necessário se analisar em algumas situações e questionar o que você sentiu diante delas.

Exames rotineiros

É de extrema importância cuidar do seu corpo de forma séria. Exames de rotina têm como o objetivo manter o seu corpo saudável. Você precisa saber como as coisas estão e ter o controle delas, quando o assunto é o seu físico.

Fazer mudanças

Você com certeza sabe o que te tira a paz e o que te faz perder o ânimo. Sabe aquela coisinha que não sai da sua cabeça? Que você pensa o tempo todo, mas adia por medo de resolver na hora? Ela é o problema! Ao invés de enxergar apenas o que está errado, foque na solução de uma forma leve. Têm coisas na vida das quais não podemos fugir, mas podemos dar um jeito de tirar o peso que por si só elas já carregam. Converse com alguém, divida os seus problemas e procure meios de solucionar o que tanto te incomoda. Não deixe para depois!

Mulher de cabelos longos e escuros, vestida com uma bata na cor branca. Ela está em um ambiente de trabalho, uma sala bem clara e iluminada. Está sentada à frente de um notebook segurando uma caneca de chá.

Faça algo que te dê prazer

Tire um tempo, por mais que seja pouco, para respirar e curtir um momento só seu. Faça meditação, aprenda a respirar de forma correta e tente esvaziar a mente por alguns segundos e simplesmente sentir o ar que entra em seus pulmões. A vida é cheia de responsabilidades, mas nós podemos ser felizes se encontrarmos um equilíbrio.

O detox mental é um processo contínuo. Quanto mais você se cuidar, mais você vai ver o resultado e mais vai querer permanecer com esse autocuidado. Aos poucos você vai perceber o quanto cuidar da mente é importante. Assim como na dieta física, indicamos que para um detox mental profundo, você procure um terapeuta. É incrivelmente libertador ter uma ajuda profissional neste sentido. Falar com pessoas sobre os nossos problemas pode até nos dar um alívio imediato, mas um profissional te fará entender o porquê de tais sentimentos e questionar onde está o foco do seu desequilíbrio.

Se cuide e aposte no detox!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]