Autoconhecimento

Coisas que você pode começar mesmo sendo adulto

Mulher branca de costas e de braços abertos perto ao mar.
Alexandr Podvalny / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em 15 de janeiro, todos os anos, comemora-se o Dia do Adulto. Se você ainda não tem planos para esse dia, que tal dedicar um tempo só para você? Aproveite essa oportunidade para tirar da gaveta aquelas questões nas quais você não pensa há algum tempo.

Então, para te ajudar a fazer isso, preparamos um conteúdo cheio de motivação e de esperança, afinal a sua vida está só começando e você ainda pode viver intensamente os anos que vêm pela frente. Confira!

Pense sobre seus desejos

Com a dificuldade da rotina, talvez você não tenha tempo para se dedicar ao que realmente sonha em fazer. Existem outros fatores que interferem nisso, como a questão financeira e as obrigações da vida adulta.

No entanto é fundamental que você considere os seus desejos mais profundos. Ao realizá-los, você vai se tornar uma pessoa adulta plena e feliz, elevando sua confiança e deixando a vida mais leve.

Sendo assim, pegue um papel e uma caneta e comece a pensar sobre você. Guie a sua reflexão a partir dos questionamentos que preparamos e não tenha medo de deixar o seu coração dar cada resposta!

1) O que eu mais gostava de fazer quando era criança?

2) Qual atividade me ajuda a relaxar?

3) Estou organizando bem o meu tempo?

4) Posso economizar um pouco para me mimar depois?

5) Qual grande sonho eu estou deixando de lado?

Ao refletir sobre essas questões, você terá encontrado aquele desejo que você sente que é tarde demais para realizar. Mas isso realmente existe? Será que não dá mais tempo de seguir os seus sonhos?

E se eu fracassar?

Conforme envelhecemos, tornamo-nos mais cautelosos do que éramos quando crianças ou adolescentes. Já sabemos quais são os riscos que a vida oferece e nos importamos cada vez mais com os julgamentos alheios.

Por causa disso, mesmo tendo condições para seguir uma vontade que sempre tivemos, deixamos ela para trás. Temos medo do fracasso e do que os outros vão dizer, então abrimos mão da nossa felicidade.

Mulher negra fazendo símbolo da paz e amor com os dedos.
Godisable Jacob / Unsplash

Porém, em vez de pensar que você pode fracassar, acredite que você pode fazer dar certo. Como a sua vida já está estabelecida e constituída, mesmo que tudo dê errado você tem para onde voltar. Portanto aventure-se!

Coisas que você pode fazer mesmo sendo adulto

Agora que você já encontrou ótimos motivos para seguir as suas vontades, que tal um pouco de inspiração? A seguir, veja quais são as atividades que você pode realizar mesmo sendo adulto e se baseie em pessoas da sua idade que já fizeram cada coisa!

1) Descobrir um novo hobby

Talvez você tenha a sensação de que, na fase adulta, o nosso tempo livre deve ser utilizado somente para relaxar, afinal já produzimos muito ao longo da semana. Entretanto um hobby é uma atividade que vai te trazer prazer e descanso ao mesmo tempo.

A vantagem de descobrir que você gosta de pintar, de tocar um instrumento, de bordar, de cantar ou de ler é que você pode fazer isso sem compromisso. Caso queira aprimorar suas habilidades, faça algumas aulas, mas não se cobre para que tudo seja perfeito.

2) Mudar de profissão

Se você quer mudar de profissão ou abrir um negócio, a fase adulta pode te proporcionar gratas surpresas. O criador da Coca-Cola, por exemplo, inventou o refrigerante aos 55 anos de idade. Samuel L. Jackson, ator, começou a carreira no cinema aos 43.

E os exemplos não param por aí! A estilista Vera Wang, mundialmente conhecida, ingressou na indústria da moda aos 40 anos de idade. Se você não tinha ouvido falar sobre ela, a próxima referência você com certeza conhece: Ana Maria Braga começou na TV aos 43!

3) Dedicar-se a um esporte

Colocar o corpo para se movimentar é um privilégio para a sua saúde na fase adulta, além de aumentar seu bem-estar mental. Se algum esporte desperta a sua atenção, você pode se dedicar a ele. Nunca é tarde para o seu corpo aprender alguns movimentos, não é?

Homem negro fazendo boxe.
Ketut Subiyanto / Pexels

Gilson dos Santos, por exemplo, trabalhou como programador de computador até os 46 anos, quando voltou a competir em provas de atletismo. Ele havia abandonado o sonho aos 18 anos, mas conseguiu retomá-lo. Outra inspiração é Miriam Zupo, uma biomédica que começou a treinar natação aos 44 anos e passou a competir aos 47.

4) Voltar a estudar

Estudar é algo que todas as pessoas podem fazer em qualquer faixa etária. Na fase adulta, você pode aprender apenas pelo prazer dessa atividade, sem a pressão de construir uma carreira com todo o conhecimento que você está absorvendo.

Então você pode fazer um curso, aprimorar os seus estudos ou até assistir a vídeos sobre assuntos que te interessam. Dessa maneira, você vai aproveitar o seu tempo para exercitar sua mente, renovar suas ideias e se aprofundar no que te faz feliz.

5) Viajar pelo mundo

O sonho de viajar pelo mundo é compartilhado por muitas pessoas. No entanto nem todas elas têm os meios necessários para isso. É verdade que algumas viagens podem ser muito caras e que nem sempre temos tempo disponível para uma aventura assim.

Você também pode gostar

Porém você pode economizar por algum tempo, seja para fazer um mochilão (mais barato) ou para viajar com amigos ou com familiares (dividindo a conta). Dependendo das suas condições financeiras, você pode até escolher um lugar do mundo e fazer um intercâmbio de um mês para lá!

A partir de cada possibilidade que apresentamos, o Dia do Adulto pode transformar a sua vida. Tenha certeza de que o seu corpo e a sua mente ainda vão te surpreender se você der uma nova oportunidade para eles. Então foque nos seus sonhos e se dedique ao que realmente traz felicidade e prazer para os seus dias!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br