Autoconhecimento

Coisas que você pode fazer pela sua saúde mental em 2017

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Cada vez mais as pessoas se importam ter uma boa alimentação, em fazer exames e visitas ao médico periodicamente. É um importante avanço para o bem-estar e a busca por uma vida plena, porém está longe de ser o suficiente. É necessário que as pessoas também se conscientizem de que nossa saúde mental precisa do mesmo cuidado ou até mesmo um cuidado ainda mais delicado. Afinal é a partir de nossa mente que conseguimos executar todas as outras ações, desde as mais intelectuais até as mais práticas.

Para te ajudar nesse desafio de ter uma saúde mental melhor em 2017, listamos algumas dicas práticas e fáceis de serem colocadas em prática. Confira e aplique na sua rotina:

1- Só se preocupe com o que realmente importa

saúde mental

Passar uma boa parte do seu dia ou da sua vida se preocupando com coisas sem importância é o erro mais comum. Antes de se importar com qualquer situação, tente racionalizar isso. Garanto que na maior parte das vezes chegará à conclusão de que não vale a pena.

2- Use bem as redes sociais

A internet e as redes sociais são uma importante ferramenta da atualidade, mas infelizmente muitos de nós ainda fazem uso delas de forma muito errada. Use o Facebook para conseguir informações engrandecedoras e não fique comparando sua vida com a dos amigos virtuais que postam 15 mil fotos na balada. A vida é bem diferente fora destas mídias.

3- Mantenha o controle de sua vida

Calma, não estou dizendo para você fazer grandes decisões e ter uma vida totalmente regrada. Pequenas coisas como lavar a louça, arrumar a cama ou organizar sua estante podem te dar a sensação de controle que precisa. Quando fugimos de pequenas tarefas diárias tendemos a também fugir de grandes responsabilidades. É um ciclo sem fim.

4- Aproxime-se de boas pessoas

Tenha em seu ciclo de amizades apenas pessoas que tenham algo a agregar. Afaste de sua convivência todo tipo de pessoa tóxica. Mantenha perto de si pessoas que realmente gostam de sua companhia e te fazem bem. Estar com gente que quer o nosso mal vai aos poucos acabando com toda nossa energia.

saúde mental

5- Leia!

A leitura é uma das grandes formas de se conseguir importantes informações e conhecimento dos mais variados temas. Através das páginas de um livro você pode conhecer o mundo. Estimule sua mente sempre.

6- Respire, descanse, medite

Não tente aproveitar cada segundo do seu dia com uma tarefa. Entendo que todos temos muito o que fazer, mas também precisamos de descanso e de momentos para não fazer nada. Olhe para o horizonte, pense em si mesmo e relaxe. Até mesmo um cochilo fora de hora pode ser o suficiente para te fazer ter as energias renovadas.

7- Valorize suas conquistas

Não espere a melhor hora, o melhor lugar e nem a melhor pessoa para ser feliz. Valorize dia após dia tudo o que você tem, quem você é e seja grato por tudo isso.


Texto escrito por Roberta Lopes da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]