Convivendo

Como criar o hábito de se movimentar?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das maiores desculpas que as pessoas usam para não fazer exercícios físicos é a falta de tempo. Mas, se todos temos as mesmas 24 horas por dia, por que algumas conseguem e outras não? É claro que a rotina muda muito de uma pessoa para a outra, mas, independente de quanto tempo você tiver, é possível se exercitar. E isso não significa que você precise se matricular numa academia ou começar a praticar algum esporte. Pode acontecer de uma forma bem mais simples e gradativa.

O corpo humano foi criado para estar em movimento. Não importa se você faz esse movimento por causa de um esporte ou porque precisa andar para pegar um ônibus, tudo isso é movimento. A questão que você precisa refletir agora é: como se movimentar sem precisar fugir da sua rotina?

Algumas escolhas podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença. Por exemplo: quando você está andando no shopping ou em algum lugar com vários andares, por que pegar o elevador ou a escada rolante se pode usar a escada? Essa é uma pequena escolha do dia a dia que já serve como uma forma de movimentar mais o corpo sem precisar fazer nada de extravagante.

Outros bons exemplos de movimentos no dia a dia: pense em algo que você faz sentado, mas pode fazer de pé. Até mesmo parar para conversar com alguém pode ser feito de pé, o que ajuda a acelerar o metabolismo. Em alguns escritórios, existem pessoas que já até se acostumaram a trabalhar de pé, o que antes era algo absurdo. Alguns executivos, também pela falta de tempo, fazem reuniões de pé para que durem menos tempo.

Depois de começar essas pequenas mudanças no seu dia, algumas outras vão ficar mais fáceis de fazer. Por exemplo, quando for de carro a algum lugar, você não vai se importar de estacionar mais longe para caminhar 5 ou 10 minutos até o destino. Ou, então, ir no mercado a pé sem se preocupar em carregar um pouco de sacolas pesadas até em casa.

Por mais que o ideal seja praticar esportes e fazer exercícios regularmente, esses pequenos momentos podem fazer toda a diferença para o seu corpo e a sua saúde. Então, dê a devida importância para eles. E, aos poucos, você vai ver como uma pequena mudança de hábito hoje pode fazer uma grande diferença em sua vida amanhã. Movimente-se! Nem que seja um pouco de cada vez.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]