Comportamento Convivendo

Como cultivar a paz, a lucidez e o equilíbrio durante momentos de crise

Mulher deitada em sofá com as pernas flexionadas e as mãos na cabeça. Ela parece irritada e exausta.
123rf/Aleksandr Davydov
Deise Aur
Escrito por Deise Aur

Estamos vivendo uma crise coletiva, desencadeada pela Covid 19, e esse acontecimento é algo inédito e exclusivo da humanidade atual, entretanto, nossos antepassados viveram desafios em escala similar, ou, até pior, que causaram grandes prejuízos e caos em suas vidas.

Pestes, guerras, catástrofes naturais, fome e miséria provocaram rupturas de paradigmas e transformações sociais, que contribuíram para avanços e progressos e abriram caminho para nós.

Estamos vivendo um momento difícil, sem dúvida, e que exige de nós lucidez e equilíbrio, pois sem estes atributos podemos nos perder em meio a tanta informação, medo e ansiedade diante das notícias e acontecimentos tristes provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Mulher com a cabeça baixa, e cobrindo seu rosto com as duas mãos.
Pexels/Kat Jayne

Cada um de nós vive uma realidade diante do panorama atual: desemprego, instabilidade emocional, solidão, conflitos familiares, pausa, reflexão, descanso, união com a família, enfim, são várias situações individuais em um único momento coletivo, mas que abala em menor ou maior grau todos nós.

Nesse contexto, este conteúdo vem apresentar algumas alternativas para lidar com nossas sensibilidade, emoções e pensamentos, quando ficarem turbulentos; afinal, somos seres humanos e não estamos imunes a isso.

Termos ações e hábitos que contribuam para mantermos a serenidade e lucidez, diante de períodos difíceis, pode ser de grande valia para mantermos o foco no que é essencial para nós.

Ações que ajudam a ter lucidez e equilíbrio em momentos difíceis

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1- Coloque luz nas sombras do medo:

Quando os pensamentos de medo, insegurança e dúvida te tirarem a paz e obscurecerem o seu discernimento, visualize uma LUZ branca cintilante e bem brilhante entrar e envolver tua mente e teu corpo.

Sinta a suavidade dessa LUZ a dissipar e ocupar o lugar dos pensamentos sombrios que estão a te atormentar.

2- Coloque atenção na respiração:

Nossa respiração é sinalizadora de como anda nosso sistema nervoso, nossa mente e nosso estado emocional.

Uma respiração curta, ofegante e acelerada é indício de tensão e nervosismo, por isso, coloque atenção à sua respiração.

Quanto estiver com a adrenalina correndo solta, por conta de preocupações e nervosismo, PARE, volte a atenção em sua respiração.

Mulher jovem com os olhos fechados e o peito estufado, indicando respiração.
123rf/Aleksandr Davydov

Para esse exercício, sente em um lugar calmo e INSPIRE, gradativamente e profundamente, percebendo o ar enchendo seus pulmões. Em seguida, EXPIRE, calmamente, pela boca, observando o ar esvaziando os pulmões. Repita esse processo até se acalmar.

3- Filtre as impressões e informações que adentram através dos cinco sentidos:

Somos bombardeados por milhares de impressões e informações em nosso dia-a-dia, se não as filtrarmos teremos uma sobrecarga em nossa mente, o que poderá trazer desequilíbrios em nossos corpos e emoções.

O nosso estado mental influencia e afeta nossa saúde. Por isso, selecione as fontes das informações e impressões do mundo externo.

Excesso de notícias trágicas podem vir a gerar estado de pânico, depressão ou doenças psicossomáticas. Isso só irá agravar a situação e desencadear desequilíbrio físico e emocional.

4- Tome Sol:

Nestes tempos em que muitas pessoas estão cumprindo o isolamento social para evitar a disseminação da Covid-19 ou, ainda, há aquelas que estão na linha de frente trabalhando em serviços essenciais para a sociedade, se faz necessário dedicar um tempo para tomar Sol.

A luz solar revitaliza e energiza nosso corpo, além de promover mais ânimo e bem-estar, combatendo depressão, insônia e deficiência da vitamina D.

Escolha um período do dia, fique uns 20 minutinhos tomando Sol, sentindo os raios solares penetrarem em sua pele e te energizar para ter mais energia, ânimo e lidar melhor com esse momento.

5- Faça atividade que ama realizar:

Caso esteja fazendo a quarentena de prevenção ao novo coronavírus ou, se ao contrário, precise trabalhar, dedique um tempo para fazer o que ama e te dá bem-estar.

Realize atividades que lhe dão satisfação e prazer; seja um hobby; uma leitura; fazer atividade artística; cantar; dançar; escrever; ouvir musica; praticar um dom, algo que tenha vocação; fazer um serviço voluntário; estar com quem se sente bem, sejam pessoas e/ou animais; enfim, deixe sua alma aflorar, fazendo o que se sente bem.

6- Faça leituras, assista programas e vídeos que promovam boas reflexões e maior discernimento:

Busque informações de qualidade que possam aumentar seu discernimento, permitindo que tenha maior clareza de visão e compreensão da realidade.

De repente, até um programa ou vídeo humorístico pode te ajudar a se sentir melhor por estimular a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Mulher sentada no chão segurando um livro aberto com uma mão, e uma xícara de café com a outra mão.
123rf/Ivan Kruk

Cuide para não entregar sua mente ao que possa te fazer mal e venha a te deixar perdido, aterrorizado e desequilibrado.

7- Medite, de forma continua:

Meditar, ao contrário do que muitos pensam, é algo que pode ser contínuo e frequente em cada momento de nosso dia.

Podemos estar lavando louça e meditando; conversando com alguém e meditando; tomando banho e seguir a meditar.

Meditação é estar presente em nós mesmos, em nosso corpo e nossa mente; sentindo nosso coração e nossa respiração; enfim, estarmos alinhados com nossa percepção, tanto internamente, como externamente.

Quanto mais amplificamos nosso estado de PRESENÇA, mais estabelecemos contato com nossa Essência, Fonte Primordial e Núcleo de Percepção.

8- Foque no que depende de você para mudar ou melhorar

Quando os problemas surgirem, se pergunte “o que posso fazer para solucionar ou criar outra realidade?” e se estiver ao seu alcance promova ações para solucionar e melhorar a situação.

Se, ao contrário, você não tem o controle da situação, se adapte a ela, mantendo o controle de seu estado interno com o que foi já descrito neste conteúdo.

Vale lembrar que tudo passa e traz transformações que podemos utilizar em nosso benefício, dando novo sentido à nossa existência.

Nossas atitudes podem contribuir para melhorar a realidade

Que essa alternativas sejam úteis, principalmente, para quem está precisando resgatar o equilíbrio diante do desafio que estamos vivendo.

Mulher sentada em tapete com as pernas cruzadas, as mãos repousando em seus tornozelos e os olhos fechados.
Pixabay/Dean Moriarty

Hoje podemos não ter a dimensão das transformações que poderão acontecer em nós e na sociedade, mas precisamos contribuir para que isso ocorra com menos prejuízos e mais melhorias.

Nesse sentido, o nosso estado interno pode ser determinante para o nosso aprimoramento pessoal e uma realidade com mais sentido e verdade.

Ao cultivarmos a paz em nós, poderemos passar por essa crise, da melhor forma possível, extraindo sabedoria e novas possibilidades que contribuam para criar um contexto de vida mais satisfatório ao nosso desenvolvimento pessoal. E, assim, cooperar para a melhoria do coletivo.

Sobre o autor

Deise Aur

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur. Exerci a carreira de professora, primeiro de alfabetizadora, depois de professor de História, até me aposentar.

Em sala de aula procurava despertar nos seres humanos a sensibilidade para a arte, filosofia, mística e psicologia. Atualmente, faço isso através das mídias digitais.

Tenho diversas áreas de interesse, focando vários temas como Vida, Veganismo, História e Moda.

Gosto de escrever, expressando inquietudes e anseios que habitam na nossa alma e traduzo em palavras, utilizando minha sensibilidade, principalmente, com relação à espiritualidade e também aos sentimentos humanos.

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