A serotonina regula o sono, está ligada aos sintomas da TPM, é usada no tratamento da enxaqueca, e falhas na transmissão desse neurotransmissor podem causar a depressão. Nos diagnósticos de problemas emocionais, alguns antidepressivos melhoram a qualidade dele, mas podemos aumentar os níveis de serotonina naturalmente e ter mais qualidade de vida, saiba como aqui.
Atividade física
Atividade física libera serotonina, mas precisa ser cinco vezes por semana, 30 minutos por dia. A sequência deve ser difícil, porém, nada que beire o impossível. Uma boa dica de exercício é a caminhada. Dê uma voltinha pelo bairro, se usa transporte público para ir trabalhar, desça um pouquinho antes ou depois e complete o trajeto a pé.
Você também pode gostar de:
Alimentação
Sabia que alguns alimentos elevam as taxas de serotonina? Os que possuem vitamina B6 como a aveia, banana, abacate, gérmen de trigo e nozes melhoram o sono e aliviam os sintomas da depressão. As fontes de vitamina B12, caso do leite, ovo, salmão, atum e ostras também reduzem os riscos de depressão, segundo o jornal The American Journal of Psychiatry.
Banho de sol
Você já se sentiu bem após tomar sol? Isso acontece porque o sol estimula a produção de serotonina. Para ter os benefícios, 15 ou 20 minutos bastam. Lembrando que a exposição deve ser entre 8 e 10 da manhã e com protetor solar, para não prejudicar a pele.
Meditação
Meditar favorece a liberação de serotonina, pois a prática estimula a criação de novas conexões no cérebro. E não pense que precisa ficar horas em silêncio sentado em posição de lótus, basta dedicar 10 ou 15 minutos diariamente para meditar.
Aqui você soube que os alimentos aumentam os níveis de serotonina. Quer conhecer mais? Confira: Como alguns alimentos podem ajudar a controlar emoções.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras