A serotonina é um hormônio fundamental para a nossa saúde. Mas você sabe o que é serotonina e como obtê-la de forma natural? Conhecer a função dela no nosso organismo e como aumentar os níveis desse hormônio vai ajudar você a manter em equilíbrio a serotonina e, com isso, garantir o seu bem-estar. Pequenas atitudes formam uma grande estratégia para produzir serotonina de forma natural e sem muito esforço.
Direto ao ponto
Alimentação
Sem dúvida, a gente é o que a gente come. A alimentação é fundamental para a nossa saúde — e não é diferente se você quiser manter um bom nível de serotonina.
Há alimentos que ajudam a, naturalmente, produzir mais o hormônio, como os ricos em triptofano e ômega 3.
Segue uma lista de alguns deles:
Queijo, salmão, ostra, ovo, banana, abacate, noz, castanhas, cacau, aveia, gérmen de trigo e chocolate. Esses alimentos melhoram o sono e aliviam os sintomas da depressão.
Atividade física
Assim como se alimentar bem, praticar atividade física é um remédio natural. Se você está há muito tempo vivendo de maneira sedentária, comece com uma caminhada ou com natação, pilates e yoga.
Está sem tempo? Suba e desça as escadas em vez de pegar o elevador, vá a pé para o trabalho, para a padaria ou dê uma volta pelo seu bairro.
As atividades de baixo impacto trazem benefícios já na primeira prática. Isso porque a atividade física ajuda a controlar os níveis de cortisol, que provoca efeitos contrários aos da serotonina, como ansiedade e estresse.
Embora não seja propriamente uma atividade física, uma massagem também relaxa e ativa os neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como a serotonina e a dopamina.
Banho de sol
Sol também é remédio natural. Um dia bonito de sol, por si só, já é capaz de nos deixar felizes. É por meio do sol que repomos, naturalmente, a vitamina D em nosso organismo, que tem como uma de suas funções liberar a serotonina.
Se você mora em apartamento, fique uns 10 minutos na janela tomando sol. Se tiver uma varanda, aproveite para cuidar das plantas enquanto toma um banho de sol.
Talvez você tenha que fazer reposição por suplementação. Para saber se isso é necessário, procure um médico e faça um exame de sangue.
Meditação
Assim como o yoga, a meditação é uma atividade fundamental para a produção de serotonina. A razão disso é que ela ativa novas conexões cerebrais, promovendo a sensação de bem-estar. Ao mesmo tempo em que faz isso, a meditação ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade e depressão porque regula a produção de cortisol.
Atividades relaxantes
É verdade que a meditação é relaxante, mas não é a única forma de provocar o relaxamento. Qualquer atividade que lhe dê prazer tem esse efeito. Deitar-se sobre um tapete e escutar o disco de um artista que você admira, ver um filme, contemplar o céu enquanto toma um café ou um chá, ler um livro, pintar, bordar, fazer tricô… Se você não sabe fazer nenhuma dessas atividades, você pode começar a aprender alguma e ter um hobby que vai te ajudar a relaxar.
Pensamento positivo
Embora a moda do pensamento positivo deva ser criticada da forma como tem sido divulgada por influencers, como se os problemas da vida se resolvessem apenas por pensarmos de maneira positiva, existe um lado positivo em pensar assim, de acordo com a ciência.
Uma dose equilibrada de otimismo faz bem para a saúde. Várias pesquisas têm demonstrado que a forma como pensamos interfere no nosso corpo.
A professora de ciências sociais e médicas da Northwestern University Feinberg School of Medicine (Chicago/EUA), Dra. Judith T. Moskowitz, publicou, em 2014, no periódico científico Dovepress, um estudo no qual demonstra que praticar um conjunto de oito habilidades que promovem sentimentos positivos pode ajudar no tratamento de doenças.
A pesquisa, que foi realizada com pessoas diagnosticadas com o vírus HIV durante quinze meses, mostrou que elas apresentaram uma carga viral menor e não precisaram tomar medicamentos contra a depressão por terem uma doença grave. Segundo o estudo, ao menos três dos oito itens da lista positiva devem ser empregados por quem deseja ser mais feliz e tranquilo, mesmo passando por adversidades. As oito habilidades testadas são:
- Reconhecer um evento positivo a cada dia;
- Viver esse evento e registrá-lo em um diário ou compartilhá-lo com alguém;
- Começar um diário de gratidão;
- Listar uma força pessoal e observar como você a usou;
- Definir um objetivo alcançável e anotar o seu progresso;
- Registrar algo estressante e listar formas como é possível lidar com ele;
- Reconhecer e praticar pequenos atos de gentileza diariamente;
- Ficar atento ao presente, concentrando-se no aqui e no agora, em vez do passado ou no futuro.
Embora o objetivo do estudo não tenha verificado os níveis de serotonina no organismo, verificou-se que a administração de medicamentos para pacientes com depressão diminuiu, revelando como o pensamento positivo interfere no nosso bem-estar.
É o que afirma Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, em seu site, no qual ele explica, em um artigo sobre compulsão, que o pensamento positivo libera serotonina e dopamina, contribuindo para a resolução de problemas difíceis, funcionando, muitas vezes, melhor do que muitas medicações.
Pets
Amar e ser amado. Quer coisa melhor para gerar bem-estar do que ter um bicho de estimação? Cães e gatos são ótimos companheiros, brincam com os seus tutores e gostam deles incondicionalmente. É claro que essa opção só é válida se você dispõe de tempo e realmente quer cuidar de um bichinho.
Plantas
Assim como chegar em casa e ser recebido por seu bichinho de estimação traz uma enorme alegria, encontrar a casa ornamentada por plantas também dá essa sensação. Cuidar de plantas é uma atividade recompensada pela beleza que elas agregam ao ambiente.
Você também pode gostar
Pode ser difícil dar o primeiro passo para mudar a rotina. Mas basta dar esse pontapé inicial para começar a sentir os efeitos do bem-estar na sua vida, consequentes da produção de serotonina. Basta fazer um pequeno movimento, como comprar uma planta, dar uma volta matinal pela rua, fazer uma caminhada de 30 minutos e tomar sol na janela para começar a sentir a diferença.