Autoconhecimento Coaching

Encontre o equilíbrio entre razão e emoção

Rogério Prado
Escrito por Rogério Prado
O maior risco para uma pessoa fracassar na vida não é alimentar ideias ou pensamentos claramente pessimistas. O grande perigo de infelicidade é alimentar pessimismo disfarçado de prudência ou negativismo transvestido de racionalidade.

Quando crianças, alimentamos a fantasia de sermos heróis, de conseguirmos vencer todos os vilões que tentam destruir o nosso mundo. O problema é que muitos de nós ao crescermos, não apenas sepultamos o nosso super-herói interior, como assumimos o lugar de vilão de nós mesmos, destruindo os nossos próprios sonhos, aniquilando esperanças e apagando planos infalíveis.

E como fazemos tudo isso? Adotando discursos pessimistas fantasiados de prudência ou mesmo enxergando apenas o lado negativo de tudo, pensando estar sendo o mais racional possível.

A razão vai querer compreender tudo o que te acontecer!

Claro que ser racional é essencial para a nossa sobrevivência, mas é preciso encontrar o equilíbrio entre razão e emoção, pois é impossível (e mesmo frustrante) levar uma vida inteira apenas fazendo uso da razão, enquanto guardam-se os sentimentos no bolso.

Isso porque a razão vai querer compreender tudo o que te acontecer. Entretanto, a vida não foi feita para ser compreendida, mas sim vivida com intensidade, com ousadia e coragem para ser protagonista da própria história. E é aqui que os sentimentos são essenciais.

A razão não é o melhor caminho para transformar uma situação que te incomoda.

Sem esquecer que, muitas vezes, a razão não é o melhor caminho para transformar uma situação que te incomoda. Usar a racionalidade para descobrir quem quebrou a vidraça, não consertará a janela.

Então, volte a acreditar que os planos, sonhos, metas e relacionamentos podem dar certo. Pare de olhar para os aspectos negativos e permita-se ser feliz, permita-se viver suas emoções, pois bons sentimentos são sempre carregados de otimismo.

E principalmente, permita-se expressar seus sentimentos, pois às vezes você só conseguirá compreender o que há no interior de sua alma, quando se dispuser a colocar tudo para fora. Expressar os sentimentos não te enfraquecerá, pelo contrário, te tornará mais forte, mais confiante, mais seguro acerca do que há dentro de você, te permitindo chegar ao equilíbrio entre razão e emoção.

Reflita com o vídeo abaixo:

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726