Coaching de Bem-Estar Energia em Equilíbrio Life Coaching

Como deixar a casa mais arejada nos dias de calor intenso

Se não estamos de férias, curtinho uma praia, uma piscina, um parque ou a natureza, ficar em casa num dia de calor intenso pode ser bem fatigante. Podemos ficar sem energia, irritados, cansados e mal-humorados.

Se for uma noite muito quente, então, não dormimos bem e isso atrapalha o rendimento no dia seguinte.

Claro, quem tem ar-condicionado em casa pode usá-lo como um recurso… entretanto, além de fazer mal para o sistema respiratório, faz com que a conta de luz suba horrores.

Por isso, aqui vão algumas ideias de como deixar sua casa mais arejada para passar melhor dias de calor intenso:

🌞 Nos locais onde o sol incide diretamente, a sugestão é colocar uma cortina blecaute e deixá-la abaixada. Entretanto, se a incidência do sol é indireta, procure deixar as janelas abertas para que haja ventilação no ambiente.

🌞 Outra dica é colocar um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Assim o ar externo passa pelo lençol e o deixa resfriado.

🌞 “Turbine” o seu ventilador! Posicione-o voltado para você e coloque uma tigela de gelo na frente do aparelho para que o vento difunda o ar gelado.

Mulher segurando ventilador se refrescando
Murat Esibatir / Pexels / Canva

🌞 Outra opção é deixar o ventilador virado para a janela – e o ar quente será jogado para fora. No caso de ventilador de teto, deixe-o na função exaustor para que puxe o ar quente para cima.

🌞 Espalhe vasilhas de água pela casa, tornando o ambiente mais úmido e, consequentemente, a respiração mais confortável em dias muito secos. Mas não se esqueça de trocar a água diariamente, senão você vai criar um foco de mosquito da dengue.

🌞 Borrife pela casa óleos essenciais cítricos ou mentolados, como os de limão, de eucalipto ou de menta. Seus aromas ajudam a trazer uma sensação de frescor.

🌞 Tenha plantas dentro de casa. Quando regadas, elas transpiram o excesso de água, deixando os ambientes mais úmidos.

🌞 Substitua as lâmpadas incandescentes, que produzem calor, pelas fluorescentes ou de LED. Apesar de mais caras, as lâmpadas de LED consomem menos energia, são mais duráveis e não esquentam.

Lembrete: como as lâmpadas de cor amarela trazem mais conforto ao ambiente, prefira-as para as salas, varandas e quartos da casa.

Lâmpada amarela em sacada
Caoyu36 / Getty Images Signature / Canva

🌞 Se o seu sofá for revestido com tecido quente, a exemplo do couro ou do veludo, tente cobri-lo com uma capa, um lençol ou uma manta mais leve, feita com tecido de algodão para deixá-lo mais agradável.

Na hora de dormir:

🌅 Prefira roupas de cama de algodão.

🌅 Para dormir “fresquinho”, coloque os lençóis no freezer ou no congelador por alguns minutos antes de dormir, assim ficará mais fácil pegar no sono. Para não ficarem com cheiro de comida/geladeira, envolva-os em uma bolsa plástica.

🌅 Outra dica é umedecer as toalhas e usá-las como cobertor. Atenção: nada de encharcá-las, senão a cama ficará molhada e o efeito será negativo.

Você também pode gostar:

E aí, gostou das dicas?

Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.

Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria te ajudar!

Sobre o autor

Karis Brito

Karis Brito, Consultora da Saúde da Casa e autora do livro Numerologia dos Interiores e os Cinco Elementos do Feng Shui.

******

Minha formação profissional:

Designer de interiores – formada em design de interiores pela Escola Panamericana de Arte (SP).
Paisagista – formada em paisagismo pela EBAC Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (SP).
Consultora de imagem pessoal – formada em consultoria de imagem pela Escola Panamericana de Arte. Formação dada por Lilian Riskalla, uma das pioneiras e mais conceituadas consultoras de imagem pessoal e corporativa do Brasil.
Consultora de Feng Shui – formação dada por Silvana Occhialini, uma das mais conceituadas consultoras de Feng Shui do Brasil.
Estudiosa de numerologia e criadora do conceito numerologia dos interiores/ da casa.
Personal organizer – formada pela IAP Carrer College (instituição americana).
Ex-executiva da área de marketing.

Email: contato@kazakaris.com.br
Site: kazakaris.com.br
kazakaris.wordpress.com
Facebook: kazakaris
Instagram: @kaza.karis
Instagram: @KazaCare