Floral Terapias Florais

Floral para ansiedade: amenize os sintomas de forma natural

Image de três frascos de vidros com conta gotas contendo florais. Ao lado deles um pedaço de madeira e um arranjo de flor.
PicsbyFran / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A maioria de nós leva uma vida corrida. Muitos são os compromissos a serem cumpridos em nossa vida cotidiana, e, muitas vezes, quase não sobra tempo para realizarmos atividades prazerosas ou simplesmente para investirmos um tempo em nós mesmos, ou seja, não temos momentos de higiene mental, algo altamente necessário para nos ajudar a suportar todo o estresse do dia a dia.

Com isso, as mínimas tarefas cotidianas começam a parecer cada vez mais complicadas. Atingimos um alto nível de preocupação, mantendo-nos em constante estado de alerta, querendo resolver muitas coisas o mais rápido possível, e o resultado que obtemos é exatamente o contrário: entramos em um estado de paralisação, dificultando ou deixando nula a nossa capacidade de realizar simples tarefas do dia a dia. É aí que surge a ansiedade.

A ansiedade é uma reação natural de nosso corpo e, como tudo nesta vida, benéfica até certo ponto. Mas, quando a ansiedade se torna um transtorno, o resultado é a perda do controle de nossas emoções, e isso interfere em nossa capacidade de decisão.

Há uma linha muito fina entre a “ansiedade natural” e o “transtorno de ansiedade”, e é necessário conhecer quando estamos ultrapassando esse limite.

Os sintomas causados pela ansiedade

É natural que nos sintamos ansiosos às vésperas de um evento importante, quando vamos encontrar alguém especial ou estamos prestes a conseguir um emprego ou, ainda, fechar um negócio. Mas, quando esse sentimento dura por muito tempo e em situações variadas, gerando medo e nos paralisando de ir para o próximo passo, é necessário estado de alerta, pois pode se tratar do transtorno de ansiedade.

Um pouco difíceis de serem notados, os sintomas da ansiedade podem trazer também uma manifestação física, como falta de ar e arritmia cardíaca. Também são notados nas pessoas que sofrem de ansiedade sintomas como dores de cabeça, suor excessivo e dores pelo corpo. Já os sintomas comportamentais e cognitivos, na maioria das vezes, são reconhecidos por perda de memória, irritabilidade, impulsividade, ritmo de fala acelerado, insônia ou sono excessivo, excesso de preocupação, tristeza, entre outros.

Talvez você tenha se identificado com um ou mais sintomas e percebido, talvez, estar no início ou até mesmo já sofrendo de ansiedade. A boa notícia é que existem tratamentos naturais que podem aliviar esses sintomas, ajudando você a adquirir uma mente mais tranquila e um equilíbrio emocional. Veja a seguir como você pode amenizar os traços da ansiedade de uma maneira natural:

Como os florais podem ajudar a amenizar os sintomas da ansiedade

Atualmente há uma boa aceitação de que métodos naturais podem ajudar a combater doenças que derivam de fatores emocionais, que podem levar os pacientes a instabilidade, medo, desvios de comportamento e ao transtorno de ansiedade.

No caso da ansiedade, existem várias maneiras naturais que ajudam no alívio dos sintomas, podendo ser utilizadas isoladas ou em conjunto. Uma delas é terapia com florais.

Imagem de dois fracos de florais dispostos sobre uma mesa forrada com toalha branca. Ao lado algumas flores que compõem ingredientes para o floral.
Couleur / Pixabay

A terapia floral nada mais é que o uso das essências florais, feitas a partir de plantas silvestres e flores do campo. É um tratamento 100% natural e nem um pouco invasivo.

Em suma, a terapia floral irá ajudar no equilíbrio das emoções, acalmando a mente e todos os sentimentos não favoráveis que possam ser transmitidos por ela. Cada essência floral possui uma função para um caso em específico, atuando e equilibrando a parte emocional.

Alguns florais recomendados para o tratamento da ansiedade

Caso esteja percebendo que a ansiedade está fora de controle e reconheça a necessidade de um tratamento imediato e que ajude a lidar com as situações cotidianas de maneira mais tranquila, existem alguns florais que podem ser aliados de seu tratamento.

O Dr. Edward Bach (1886–1936), acreditando na possibilidade de um tratamento 100% natural para cuidar da saúde emocional e espiritual, dedicou toda sua carreira como médico desenvolvendo uma solução que tratasse não somente as doenças, mas o estado de humor e as características da personalidade do paciente. Assim nasceram os 38 florais de Bach e o Rescue Remedy.

O Rescue é um composto com cinco florais, que ainda hoje é preparado exatamente conforme as orientações do Dr. Edward. Tem sido um grande aliado emocional e possui uma energia relaxante, que proporciona equilíbrio, auxiliando em situações emocionais difíceis.

Imagem de um frasco pequeno de floral. Ao lado vários tipos de flores nas cores amarela e lilás.
Cenczi / Pixabay

Confira o composto do Rescue e seus benefícios:

Star of Bethlehem ─ ajuda no controle de traumas e choques emocionais;

Rock Rose ─ auxilia a controlar o medo e o pavor;

Clematis ─ combate a fraqueza e a sensação de impotência;

Impatiens ─ controla a agitação,

Cherry Plum ─ contra a perda de controle emocional.

E aqui, outros florais para serem utilizados individualmente:

Mustard ─ Utilizado para controlar o medo e a ansiedade sobre situações já conhecidas. Ajuda a revelar a coragem e a força que temos dentro de nós.

Olive ─ Proporciona ânimo e restauração das forças, ajuda no alívio do estresse permitindo descanso e a reposição das energias.

Impatiens ─ Para os mais acelerados, esse floral é o pé no freio que às vezes precisamos. Acalma a mente e as ideias, tranquilizando os sentimentos agitados.

Imagem de quatro frascos de florais e ao lado um ramo de flor.
PicsbyFran / Pixabay

Como utilizar os florais

Iniciar a terapia com florais é muito simples. Em geral, é recomendado que se pingue algumas gotas (de 4 a 5) da essência diretamente na língua, de 3 a 4 vezes ao dia. É algo totalmente natural que não possui contraindicações. No caso de bebês ou gestantes, o terapeuta poderá recomendar que a essência seja diluída em água.

Os florais podem ser misturados para potencializar determinado fim. Mas vale lembrar que não é a quantidade ingerida que irá proporcionar um efeito maior, e sim o que for recomendado para cada situação.

Os tratamentos com os florais, em geral, começam a surtir efeito a partir de 2 semanas de uso, porém, tudo varia de pessoa para pessoa. Por isso, sempre é recomendado consultar um terapeuta floral capacitado para indicar e elaborar o tipo de floral ideal para seu tratamento.

Você também pode gostar

E não se esqueça que os tratamentos com florais sozinhos não curam doenças, mas são um conforto para nossas emoções e nos ajudam a enfrentar momentos delicados.

Dependendo do tipo de tratamento recomendado a você, a essência floral pode vir como um complemento, por isso, sempre recomendamos que consulte um profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]