Espiritualidade

Como é o Natal em outras religiões?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando falamos de Natal, quase que automaticamente remetemos à ideia de troca de presentes, Papai Noel e/ou o nascimento de Jesus Cristo. Portanto, há uma assimilação quase que automática de que se trata de uma festa tradicionalmente cristã, inclusive há a ideia equivocada de que os países não-cristãos não comemoram a data. Muito antes da “criação” de datas comemorativas existentes hoje em nosso calendário, de origem romana, os povos antigos já realizavam festividades, porém, voltadas aos seus respectivos deuses. No caso do Natal, que traz a data do nascimento de Jesus Cristo, o Messias do Cristianismo, na verdade é uma data simbólica. Não há um consenso exato de que nesse dia realmente Cristo teria nascido, porém o dia 25 de dezembro é lembrado anualmente para refletir a sua passagem marcante pela Terra.

Outras religiões também comemoram o natal, ou pelo menos de maneira semelhante.

Natal em outras religiões

É um mito de que “judeu não comemora o natal”. No caso dos adeptos do Judaísmo, eles não creem em Jesus como o Messias, então os judeus realizam as festividades natalinas, mas por um motivo diferente dos cristãos. A celebração dos judeus se chama Hanuká, que comemora a reconquista do Templo judaico que estava em poder dos gregos. Na ocasião, os judeus destruíram todas as simbologias gregas que estavam nesse templo e voltaram às atividades judaicas. O Hanuká busca trazer de volta à memória dos judeus essa reconquista importante para os adeptos dessa cultura.

No caso do Islamismo há duas festas chamadas Eids. A primeira é a Eid-ul-Fitr, que celebra a existência ou a chegada do livro Alcorão, que seria “a bíblia islâmica”. E a segunda festa islâmica é o Eid-ul-Adha, conhecida como “festa do sacrifício”. Para os muçulmanos (como são conhecidos os adeptos do Islamismo), o Messias é o profeta Maomé e, o Deus cristão para eles, é chamado de Alá, então não há também a comemoração do natal para celebrar o nascimento de Cristo, mas existe a prática da troca de presentes nessas datas.

O Natal para os budistas é o que mais se assemelha ao Cristianismo, só que ao invés de comemorarem o nascimento de Cristo, o Budismo festejam em 08 de abril o nascimento de Sidarta Gautama, que é o nome real de Buda. A celebração é chamada de Hana Matsuri.

Você também pode gostar de:

Por fim, ainda vale destacar que no hinduísmo há o Diwalli, que trata-se de um festival de cinco dias e que tem, basicamente, o mesmo significado do Natal para os cristãos. Os hindus comemoram o Diwalli, também denominado “Festa das Luzes”, com toda a família e é uma das festividades mais importantes para essa religião.

Escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]