Autoconhecimento Convivendo

Filmes de natal para refletir

Cena do filme natalino "O Estranho Mundo de Jack".
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Natal está chegando e, com ele, a rotina de todos se torna mágica. Dezembro é considerado por muitos o melhor mês do ano, pois é sinônimo de casa cheia, família reunida e comemoração. Há quem não goste tanto assim da data e a julgue superestimada, então se arruma apenas para ficar no sofá esperando a hora da ceia, mas vamos combinar que a magia natalina mesmo assim se faz presente e nos faz refletir um pouco mais sobre as relações e sobre o significado do Natal de uma forma mais plural.

Fizemos uma lista com 15 filmes natalinos de todos os estilos e muito inspiradores para você assistir e refletir. Seja você um grande amigo do bom velhinho ou não, vale a pena entrar nessa magia e conhecer o Natal pelos olhos de grandes cineastas do mundo.

O Expresso Polar (2004)

Pôster do filme O Expresso Polar, com o protagonista em frente ao trem, sob a neve.

Baseado no livro infantil de Chris Van Allsburg, o filme é uma aventura que conta a história de um menino que não acredita em Papai Noel, até que em uma noite pega carona em um fascinante trem mágico que o leva para uma jornada de descobrimentos até o Polo Norte. O filme teve duas indicações ao Globo de Ouro e foi o vencedor do Grammy de 2006.

Classificação: livre.

O Grinch (2000)

Pôster do Grinch com uma touca de Natal sobre fundo azul.

Filme de fantasia em que o Grinch (Jim Carrey) é um ser verde que não suporta o Natal. Nas vésperas da data, ele faz de tudo para roubar das pessoas tudo que tenha ligação com o espírito natalino, até que uma menina chamada Cindy resolve virar sua amiga e, juntos, eles vivem um Natal inesperado. O filme teve três indicações ao Oscar.

Classificação: livre.

Papai Noel às Avessas (2003)

Cena do filme "Papai Noel às avessas", em que o protagonista, vestido de Papai Noel, fuma um cigarro em um bar.

Filme “cult” de Natal em que Willie ganha a vida disfarçado de Papai Noel roubando lojas de departamento com o seu parceiro na véspera da data, até que algo improvável acontece: Willie, com o seu disfarce de bom velhinho, faz amizade com um garotinho que logo lhe mostrará o real significado do Natal.

O Noel desbocado rendeu ao ator Billy Bob Thornton a indicação ao Globo de Ouro.

Classificação: 14 anos.

Milagre na Rua 34 (1994)

Pôster do filme "Milagre na Rua 34".

Refilmagem do clássico “De Ilusão Também Se Vive”, o filme conta a história de um idoso que é contratado para ser Papai Noel na loja em que a mãe de Susan, uma garotinha que não acredita em Papai Noel, trabalha. O fascinante da história, é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel e que está ali justamente para provar a Susan e a todos que ele realmente existe.

Classificação: livre.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Cena do filme "O Estranho Mundo de Jack", na qual o personagem segura um floco de neve.

Este filme é um grande clássico de animação. Conta a história de Jack Skellington, o “Rei das abóboras”, que se sente cansado da sua rotina de Halloween, quando convive com bruxas e seres sombrios, então acaba ultrapassando os limites da sua cidade ao seguir as luzes de uma árvore de Natal. Jack se depara com o “Portal do Natal”. Ao atravessá-lo, ele presencia a alegria do espírito natalino. Nada será como antes!

O filme foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro e venceu o Prêmio Saturno na categoria de melhor filme de fantasia e melhor música.

Classificação: livre.

Bem-vindo a Marly-Gomont (2016)

Pôster do filme "Bem-vindo a Marly-Gomont".

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma família congolesa que se muda para o interior da França e causa grande choque cultural na vizinhança ao receber os parentes para o Natal. A comédia promete boas risadas aos espectadores, além de uma longa reflexão sobre diferenças.

Classificação: 10 anos.

Uma Noite Mágica (1998)

Cena do filme "Uma Noite Mágica", na qual o boneco de neve é carregado por um cachorro.

Jack Frost é cantor e sempre viaja a trabalho, então é ausente na vida da sua esposa Gabby e do seu filho Charlie. Jack morre em um acidente de carro. Um ano após sua morte, Charlie resolve tocar a sua gaita em uma noite. Para a surpresa de todos, Jack retorna à vida como um boneco de neve e tenta recuperar o tempo perdido com sua família. Esta fantasia vai lhe proporcionar boas risadas!

Classificação: livre.

Você também pode gostar

Sobrevivendo ao Natal (2004)

Cena do filme "Sobrevivendo ao Natal", em que os protagonistas conversam ao lado de uma árvore de Natal.

Drew Lathan é um homem rico que está cansado de passar o Natal sozinho, então decide voltar à casa onde cresceu, na esperança de recuperar o espírito natalino. Ao chegar, percebe que uma família totalmente desconhecida mora no local, mas mesmo assim Drew está decidido a ter um Natal diferente e acaba oferecendo dinheiro aos moradores para que sejam a sua família no Natal. O resultado dessa proposta inédita dará o que falar!

Classificação: 12 anos.

Meu Papai É Noel (1994)

Cena do filme "Meu Papai É Noel".

Acredite se quiser: o Papai Noel morre ao cair de um telhado na tentativa de entregar alguns presentes na casa de Scott, um vendedor de brinquedos! Com a morte do bom velhinho, Scott é obrigado a substituí-lo, então começa a correr a noite inteira para não deixar nenhuma criança sem presente, além, é claro, de tentar ser um bom pai para a sua família.

O filme teve continuidade: Meu Papai É Noel 2 e Meu Papai É Noel 3.

Classificação: livre.

Simplesmente Amor (2003)

Pôster do filme "Simplesmente Amor".

Natal também é tempo de ver uma comédia romântica. Este filme retrata nove histórias que se entrelaçam, mostrando a complexidade do que é o amor e mostrando como pessoas totalmente diferentes podem se cruzar em Londres e mesclar as suas vidas, histórias e amores. O Natal é o ponto alto do filme!

Classificação: 14 anos.

O Feitiço do Natal (2018)

Pôster do filme "O Feitiço do Natal", em que a protagonista segura uma câmera em meio a decorações de Natal.

Abby é uma talentosa fotógrafa e batalha muito para construir uma carreira sólida. Ganhou de herança do seu avô um calendário mágico e tudo indica que ele pode prever o futuro. Assim, Abby vê sua vida tomar um novo rumo: ao encontro do amor!

Classificação: 12 anos.

Operação Presente (2011)

Cena do filme "Operação Presente", na qual o protagonista segura várias cartas de pedidos de Natal.

Este filme pode esclarecer a dúvida que muitas crianças têm: “Como o Papai Noel consegue entregar tantos presentes para todas as crianças do mundo em uma noite?”. Pois bem, nessa história o Noel dispõe de alta tecnologia para que nenhuma criança fique sem presente na noite de Natal. A “Operação Presente” é a missão que um dos filhos do Papai Noel precisa concluir antes do amanhecer.

Classificação: livre.

Um Homem de Família (2000)

Cena do filme "Um Homem de Família".

Jack Campbell, interpretado por Nicolas Cage, é um empresário que vive dedicado praticamente só para o trabalho. Tem uma carreira bem-sucedida, não tem vida pessoal e não permite proximidade de terceiros senão de forma profissional. Em uma noite de Natal, porém Jack, que é solteiro e rico, acorda casado com a sua namorada dos tempos da escola, com direito a filhos e cachorros. O que será que aconteceu?

Classificação: 12 anos.

Afinados Para o Natal (2012)

Personagens cantam em cena do filme "Afinados Para o Natal".

Este é o musical da nossa lista. Também conhecido pelo nome original “The Mistle-Tones”, o filme conta a história de Holy, uma cantora que perde a sua vaga em um famoso coral de Natal. Decepcionada, Holy decide criar o seu próprio grupo para competir em um concurso nas vésperas do dia 25 e acaba descobrindo novas amizades e um novo amor.

Classificação: 10 anos.

A Felicidade Não Se Compra (1946)

Cena do filme "A Felicidade Não Se Compra", em que a família protagonista se envolve em um abraço.

Na véspera de Natal, George perde todo o seu dinheiro e fica convencido de que não deveria ter nascido. Um espírito candidato a anjo chamado Clarence recebe a missão de mostrar para George como seriam as vidas da pessoas caso ele não existisse. O filme do diretor Frank Capra foi indicado cinco vezes ao Oscar e venceu na categoria de melhor direção dos Prêmios Globo de Ouro.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]