Espiritualidade

14 formas de comemorar o Natal com mais espiritualidade

O Natal pode ser interpretado de inúmeras maneiras. No Brasil, ele é comumente associado ao nascimento de Cristo, devido à influência do cristianismo na cultura do país, no entanto nós podemos celebrar essa data a partir das energias que ela estimula, que vão muito além da religião.

Se você quer viver um Natal com mais espiritualidade, existem algumas atitudes que você pode tomar nessa época. Cada uma delas vai te ajudar a retomar o amor, a gratidão, a união e a renovação que são típicos dessa data. Abra seu coração e sua mente para cada transformação!

14 formas de comemorar o Natal com mais espiritualidade

A seguir, surpreenda-se com diferentes formas de comemorar o Natal com mais espiritualidade, mesmo que você não siga uma religião específica!

1) Desenvolver seu autoconhecimento

O Natal, celebrado no final do ano, é a oportunidade perfeita para desenvolver seu autoconhecimento. Você pode começar esse processo investigando onde e com quem você quer passar essa ocasião e o que ela realmente significa para você.

2) Substituir as reclamações

É muito comum reclamar de tudo que está dando errado na hora de organizar o Natal, afinal são muitos itens para preparar, no entanto é importante que você substitua as reclamações por pedidos de ajuda ou pelo reconhecimento do que está dando certo.

3) Tirar um tempo para você

Ainda que o Natal seja comemorado em família no Brasil, não é crime tirar um tempo para você nessa festa. Você pode aproveitar esse momento para se conectar com suas crenças, para avaliar as conquistas que você teve ao longo do ano ou para ficar longe daqueles familiares que sempre te tiram do sério.

Mulher meditando
Valeria Ushakova / Pexels / Canva

4) Fazer uma meditação

A meditação é uma maneira de mergulhar no seu interior e resolver questões que podem estar te fazendo mal. No Natal, quando as energias ao seu redor são de renovação e de amor, reserve um momento para analisar o que está dentro de você. Fique em paz com as suas escolhas para conseguir traçar novos planos no próximo ano.

5) Conectar-se com entes queridos

A conexão com entes queridos é estimulada durante o Natal, principalmente entre aqueles que vão se encontrar pessoalmente. Mas você também pode retomar o contato com quem você ama e está longe, por qualquer motivo. Dessa maneira, você vai ampliar a sua rede de apoio para lidar com qualquer dificuldade que surja no próximo ano.

6) Demonstrar o seu amor

Demonstrar o amor que você sente pelas outras pessoas é algo que deve ser feito o ano inteiro, porém, no Natal, você pode fazer isso com a troca de presentes. Busque por lembranças que tenham significado e que façam quem você ama saber o quanto é especial para você.

7) Prezar pela harmonia

Nem todas as famílias se dão superbem, e é por isso que o Natal pode ser um evento estressante para algumas pessoas, no entanto é essencial que você preze pela harmonia. Evite as discussões desnecessárias e as indiretas, para não comprometer a festa.

Muitas vezes, nós trocamos o diálogo respeitoso por brigas e repressão de sentimentos. No Natal, com todas as pessoas que você ama reunidas, estimule-se a dialogar sobre seus sentimentos, sobre as suas expectativas para cada relação e sobre o que você mais gosta em cada um que está ao seu redor.

9) Incorporar o otimismo

Se você sente que o Natal é aquela época do ano na qual tudo parece lindo e maravilhoso, por que não aproveitar essa sensação? Use essa data para incorporar o otimismo, para acreditar que os próximos meses serão melhores do que os anteriores e para enxergar o que há de melhor na sua vida.

10) Estimular o perdão

O Natal é um período de renovação, então é o sinal de que você precisa para seguir em frente, acabar com as mágoas e deixar os ressentimentos para trás. Aproveite essa energia para perdoar e pedir perdão, mesmo por aquilo que já passou há algum tempo. Você vai se surpreender!

11) Praticar caridade

A prática da caridade é o que nos auxilia a reconhecer que existem realidades diferentes das nossas, e que às vezes podemos fazer algo por elas, por isso aproveite o Natal para fazer doações ou para se voluntariar em algum projeto. Os efeitos disso serão ainda mais duradouros se você praticar caridade o ano inteiro.

Pessoas fazendo doações.
RODNAE Productions / Pexels / Canva

12) Expressar a sua gratidão

Uma das principais energias do Natal é a gratidão. É por meio dela que você vai olhar para os últimos meses e lembrar de quem esteve ao seu lado e de tudo que você conseguiu superar. Use esse sentimento para presentear, mesmo que com palavras, cada pessoa!

13) Celebrar a união da família

É no Natal que as famílias se reúnem e podem celebrar a união que há entre elas, então se você tem um bom relacionamento com seus parentes, aproveite a ocasião para dizer o quanto eles são especiais, para mostrar o orgulho que você sente pelas conquistas deles e para agradecer pela companhia de quem você tanto ama.

Você também pode gostar:

14) Refletir sobre os ensinamentos de Cristo

Caso você queira desenvolver a sua espiritualidade a partir da religião, pode usar o Natal para refletir sobre os ensinamentos de Cristo. Pense se você está agindo com compreensão, bondade, gentileza e carinho, e faça as mudanças que forem necessárias!

Depois de ler cada uma das 14 formas de comemorar o Natal com mais espiritualidade, você já sabe como viver essa festa. Incorpore mais significado a esse momento especial, para que o restante do seu ano continue com as energias de amor, de gratidão, de paz e de harmonia. Estimule bons sentimentos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br