Autoconhecimento EFT (Emotional Freedom Techniques)

Como lidar com a chantagem emocional?

Paulo Abreu
Escrito por Paulo Abreu



Não sei se você é (ou já foi) vítima de uma chantagem emocional, mas o fato é que a pessoa que é chantageada emocionalmente acaba fazendo o que a outra pessoa quer, mesmo contra a vontade dela, geralmente  para não sentir culpa. Vou dar um exemplo de uma colega minha sobre o relacionamento dela com sua mãe.

Teve um dia que ela precisava desabafar, então me falou que não aguentava mais a mãe, por ela ser muito exigente e queria que essa minha colega fizesse tudo em casa, desde a limpeza até ser responsável por todas as despesas. É claro que não tem nada demais em um filho ajudar em alguma coisa em casa, seja com as despesas ou até com a organização. Mas a minha colega me falou que a mãe dela exagerava nas cobranças, e quando havia um questionamento sobre isso, sua mãe dizia que ela tinha que compensar todo o trabalho que teve para criá-la.

woman pestering a man in a workplace

Esse é o ponto aonde eu queria chegar, na chantagem emocional que a mãe da minha colega costuma fazer com ela ao dizer “você tem que compensar todo o trabalho que eu tive para te criar”!  Essa declaração a faz se sentir culpada, como se tivesse em débito, e por essa razão ela acredita que tem que fazer todas as vontades de sua mãe.

E para piorar, além do sentimento de culpa e débito, a minha colega adquiriu a crença sabotadora de que se ela não fizer tudo o que a mãe mandar, vai sofrer na vida e tudo vai dar errado. Essa crença penetrou em sua mente por causa de outra afirmação que ela ouviu, que foi a seguinte:

“Você ainda vai se dar muito mal na vida por ser uma má filha, tudo vai dar errado pra você e seu namorado vai te trair pra você sofrer!”

Essa afirmação negativa foi muito poderosa, a ponto dela ficar com medo de que tudo realmente se realize. As palavras da minha colega sobre essa outra afirmação da mãe foram:

“Palavras de mãe tem poder, e eu não quero sofrer como ela disse, por isso, eu tenho medo de contrariá-la!”

Eu poderia muito bem ajudá-la com a EFT (Técnicas de Libertação Emocional), mas ela não é uma pessoa de mente aberta para esse tipo de coisa. Existem pessoas que ainda não estão prontas para o caminho do autoconhecimento e da terapia holística.

Como esse exemplo que eu dei, existem muitos outros onde a chantagem emocional entra em cena: entre amigos, casais, familiares, etc. E cada pessoa encontra a sua maneira de fazer uma chantagem emocional para conseguir o que quer do outro.

A melhor forma e mais rápida, acredito eu, de lidar com uma chantagem emocional é utilizar a EFT para todas as possíveis questões que estão te afetando e fazendo com que você aceite uma chantagem emocional. Limpando essas questões, você ficará em paz, livre de qualquer pensamento e sentimento negativo que a outra pessoa queira implantar na sua mente.

Sobre o autor

Paulo Abreu

Paulo Abreu

Praticante de EFT (Do básico ao avançado) | Mestre em Kahuna Healing e Ho'oponopono

Contato:

Email: [email protected] | [email protected]
Site: vocemudandodevida.com
Facebook: Mudando Sua Mentalidade
Skype: Paulo Abreu

Lista de e-mail