Autoconhecimento EFT (Emotional Freedom Techniques)

Aplique o EFT para sentir o amor-próprio

portrait of happy woman
Paulo Abreu
Escrito por Paulo Abreu

Pra começar, vou falar resumidamente sobre a EFT (Emotional Freedom Techniques ou Técnicas de Libertação Emocional). Criada por Gary Graig, a EFT é uma técnica simples, porém, muito eficaz. Ela funciona da seguinte maneira: usamos as pontas dos dedos para dar leves batidas nos pontos da acupuntura (or isso que a EFT também é conhecida como acupuntura sem agulhas) ao mesmo tempo em que devemos dizer frases que tenham relação com o problema que queremos tratar. Isso é feito para estarmos conectados com o problema e assim recuperar o equilíbrio do sistema energético perdido. Fazendo isso, os sintomas físicos e emocionais desaparecem.

É claro que que a EFT tem muito mais detalhes que isso — nada que seja difícil de se aprender —, mas não vou me aprofundar para não perder o foco desse artigo. Agora é hora de falar sobre uma pessoa que não tem amor-próprio! Essa pessoa tem problemas em todas as áreas da vida, numas áreas mais, noutras menos. Vou dar alguns exemplos:

  • Dificuldade em dizer não para outras pessoas mesmo não querendo fazer algo. Acaba dizendo sim para ser aprovado por elas.
  • Necessidade de receber atenção  dos outros para somente assim se achar uma pessoa especial.
  • Medo de pedir aumento de salário no emprego por no fundo achar que não merece.
  • Tenta agradar o tempo todo a pessoa com quem está namorando  por achar que não pode ser feliz sem ela, então sente que a pessoa está fazendo um grande favor estando com ela.

Existem muitos outros pensamentos como esses que impedem uma pessoa de ser próspera na vida. Então, você me pergunta: “Onde a EFT entra nessa história?”

Happy young casual woman hugging herself with natural emotional enjoying face. Love concept by yourself. Vintage closeup portrait A resposta é simples! A EFT é capaz de remover todas essas crenças inconscientes que impedem uma pessoa de se amar  e ter uma autoestima elevada, desde que se faça um trabalho de investigação para saber de onde vem a origem desses pensamentos e sentimentos sabotadores.

Vamos usar o exemplo citado acima da pessoa que não consegue dizer não para os outros. Perguntas que seriam boas para se chegar na origem dessa dificuldade seriam: “O que você acha que pode acontecer  se disser não para uma pessoa?”, “Qual é o sentimento e o pensamento que te obrigam a dizer sim?”, “Na sua infância, você já disse não para alguém e essa pessoa reagiu de maneira que te marcou negativamente?”

Com essas perguntas, a pessoa pode até lembrar de detalhes que tenham a ver com essa dificuldade de dizer “não”, mas que estavam escondidos no inconsciente. Então, é só ir fazendo o tapping (as batidas com os dedos nos pontos da acupuntura) e usando as frases corretas para cada acontecimento que contenha sentimento  negativo.

Dessa forma, a pessoa vai se sentir muito mais tranquila e segura para dizer “não” para os outros, sem culpa nem medo! Mas devo dizer que há casos em que a pessoa precisará de um profissional de EFT, porque ela sozinha não conseguirá encontrar e eliminar a causa do problema, seja qual for.

Sobre o autor

Paulo Abreu

Paulo Abreu

Praticante de EFT (Do básico ao avançado) | Mestre em Kahuna Healing e Ho'oponopono

Contato:

Email: [email protected] | [email protected]
Facebook: Mudando Sua Mentalidade
Skype: Paulo Abreu