Convivendo

Como lidar com a hipocondria

hipocondria
Ariadne Silva
Escrito por Ariadne Silva
Muita luz, leitores. Hoje vamos aprender a lidar com a hipocondria, que seria “mania de doença”. Sabe aquela pessoa que por causa de uma simples dor de garganta já imagina o fim do mundo? Ou vive na Internet procurando sintomas de supostas “doenças”? Essa é uma pessoa que sofre de hipocondria. Outro problema é que além da hipocondria por si só já ser “chatinha”, muitas vezes, ela vem junto com a ansiedade.

1° Procure um profissional: Um psicólogo poderá te orientar melhor, tirar suas dúvidas e até te acalmar. Caso necessário ele vai te encaminhar para um psiquiatra que irá avaliar seu caso e pode ser que seja necessário o uso de terapia+psicotrópico.

2° O tamanho do problema: Aprenda a enxergar o problema do tamanho que ele realmente é, pare, respire e pense “será mesmo que é tudo isso?”. Uma boa tática é pensar “quantas vezes eu estive certo sobre isso?”. Toda vez era realmente um AVC? Dengue? Você começa a entender que esses pensamentos de doença não são reais.

3° Pesquise: Nada de pesquisar doenças. Acabou de comer uma fruta? Pesquise sobre os benefícios dela e tudo que ela está fazendo no seu corpo, a nutrição, vitaminas… Use a Internet para pesquisar coisas boas e saudáveis.

4° Alimente pensamentos positivos: Lembre-se, você vibra, você hipocondriaatrai. Sinta-se grato pela água, pela sua casa, pela sua família… Simplesmente, sinta-se grato! Quando sentir uma crise de hipocondria vindo (pois no nosso mais profundo interior sabemos que não é nada demais), agradeça pela sua saúde ser boa e perfeita.

5° Alimente sua fé em um Deus: Independentemente da sua crença, todos nós conhecemos um Deus que nos ampara. Algo que traz muita paz ao meu coração é uma passagem de Jeremias 29:11 que diz: “Pois os planos de Deus não são planos de sofrimento” e isso me acalma.

Não entre em desespero por coisas que não acontecerão e provavelmente não vão acontecer.

Você também pode gostar de outro artigo desta autora. Acesse: Por que orar?

Sobre o autor

Ariadne Silva

Ariadne Silva

.

RCC

O que dá sentido a vida e a morte é voltar os olhos para o que está acima do sol. Escrevo por puro prazer e necessidade, necessidade de expressão e de me conectar com outras pessoas, necessidade de compartilhar da mesma luz. Creio profundamente na cura através do amor.

Facebook:Ariadne Raquel
Página: Jardim de Lótus
E-mail: [email protected]