Convivendo Faça você mesmo

Faça seu próprio jardim vertical

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você quer um pouco mais de verde na sua casa ou se já pensou em cultivar algumas plantas e ervas para consumo, mas não dispõe de espaço e nem de muito tempo para cuidados, o jardim vertical pode ser uma boa solução.

Muito mais práticos e, muitas vezes, mais bonitos que os jardins tradicionais, o jardim vertical não é muito exigente. Ele pode ser colocado em áreas externas como um jardim costumeiro, mas também pode entrar na sua casa e ocupar um cantinho do seu home office, da sua sala de estar ou até mesmo da sua cozinha. Para a produção, as ideias são inúmeras e a sua imaginação é o limite. Praticamente só precisamos de qualquer utensílio e um pouco de boa vontade e criatividade para colocar o plano em ação. As plantas e ervas podem ficar a seu critério de escolha, mas para produções e montagens do jardim podemos te dar algumas dicas. Confira:

Utensílios de cozinha antigos

Sabe aquela caneca que já lascou um pedacinho, mas você não tem coragem de jogar fora? E aquela panelinha da sua avó que é de estimação e você tem até medo de usar? Junte ainda com uma xícara bem estilosa que você acha que daria um ar todo especial como decoração. Prenda com ganchinhos em uma parede ou use mesmo prateleiras e plante as ervas que você mais usa nas suas produções culinárias.

Prateleiras

A mais simples das ideias. Se você não tem muita habilidade e só quer um cantinho para dispor seus vasos e suas plantinhas queridas, abuse das prateleiras. Sim, essas que estamos acostumados a usar para livros. Quem disse que elas não servem para organizar coisas mais vivas? Depois, é só escolher vasinhos que lhe agradem e pronto.

Garrafas PET

Para os mais sustentáveis, é a melhor solução. É só reaproveitar as garrafas de refrigerante consumidas pela família e amigos e inovar. Na internet, você pode encontrar vários tutoriais para montar suas plantas nas garrafas, mas geralmente é usado metade do recipiente. Fic
am incríveis se colocadas em sequência vertical e horizontal, formando uma cortina.

Pallets e caixotes

Os queridinhos da última leva de decoração “faça você mesmo”. O item ficou tão descolado que já encontramos à venda a preços exorbitantes, mas se a ideia é usar para plantar suas verdinhas, ative sua cara de pau e vá no fim da feira em busca dos seus. É só dar uma bela limpeza e fazer a customização que mais lhe agradar. Pode deixar no chão mesmo ou usar suspensos; em uma parede de madeira fica divino.

Aproveite espaços

Algumas vezes, não precisamos de nada além, olhe bem ao seu redor e veja se não tem uma escada, uma muretinha ou objetos sem uso. De repente, sua criatividade te aponta uma novidade!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]