Autoconhecimento

Como melhorar um dia ruim

Portrait of a happy mid adult woman sitting by window at home. Relaxed woman smiling
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo mundo tem um dia ruim, daqueles que sair da cama parece ter sido uma péssima ideia. As primeiras horas parecem impossíveis de se suportar. Seu corpo continua seguindo em frente, mas a sua mente está entupida de pensamentos ruins.

Para completar o azar, você perde o ônibus e se atrasa para o trabalho. Parece até sintomático, você se sente pra baixo e tudo começa a piorar. É justamente por isso que é muito importante mudar o rumo dessa história. Se você anda desanimado hoje, saiba que ser feliz pode ser sim uma escolha sua.

A negatividade suga, mesmo que sem querer, e atrai mais energias negativas. Então, chega de tristeza!

Separamos algumas dicas para você mudar o rumo de um dia ruim.

  1. Distraia a sua mente

Ouça suas músicas favoritas, malhe, cozinhe e se não for possível simplesmente medite. Não deixe que os pensamentos ruins tomem conta de quem você é e do que você quer. O trabalho pode ser a melhor forma de escapar de um dia difícil, não hesite em entregar o seu melhor no que você sabe fazer.

  1. Coloque para fora

Seja com um amigo, um psicólogo ou até mesmo escrevendo, dê um jeito de tirar essas energias ruins de dentro de você. Talvez toda essa aflição seja fruto de outros problemas que você anda ignorando e nem se dá conta. Falar a respeito é muito importante.

  1. Não se preocupe tanto

O resto do seu dia só vai ser um desastre se você permitir. Então é muito simples, não permita! Por pior que seja a situação, sempre pode ficar pior se você começar a atrair tanta negatividade. Se perder o ônibus, dê risada e coloque uma música. Se pegar trânsito, leia um livro e siga em frente. Não deixe que coisas pequenas o influenciem tanto.

  1. Você cria a sua maré de azar

Essa coisa de “hoje eu deveria ter ficado em casa”, é o que mais atrai negatividade. Comece a pensar positivo e o rumo da história muda. Nossa vida é uma sequência de ações e as consequências delas dependem apenas do que já foi feito. Se você não quer melhorar seu dia, ele permanecerá ruim.

  1. Não dê tanta importância ao baixo astral

A não ser que sua tristeza seja por causa de um acontecimento horrível, como a perda de alguém, não há motivos para tanto sofrimento. É possível que você esqueça tudo que o deixou para baixo algumas horas depois, basta não dar mais importância do que deveria.

  1. Mude sua perspectiva

O que é um dia bom ou ruim? Se você está vivo, é uma pessoa saudável e está seguindo sua rotina, isso deveria ser considerado um dia bom, não é mesmo? Então, comece a olhar as coisas de outro ângulo. Talvez isso seja mais que o suficiente para você agradecer em vez de reclamar.

  1. Curta a tristeza e siga em frente

É isso mesmo, até o mais feliz dos seres humanos precisa de um pouco de sossego e tristeza para ter energia o suficiente depois. Então, em vez de reclamar, aproveite. Dê aquela chorada no banheiro, lave o rosto e siga em frente.

  1. Preste atenção na saúde

Um dia pode ser verdadeiramente ruim se o seu sistema imunológico estiver fraco. Você pode estar triste por causa de uma gripe, por exemplo. Se a sua saúde não vai bem, o resto desanda mesmo. Por isso fique sempre atento!

  1. Foque nas coisas boas

O principal motivo para você acreditar que seu dia está sendo horrível é o seu foco, se você mudá-lo, com certeza as coisas melhoram.

Para cada coisa ruim existem inúmeras coisas boas. Reconheça o que você conquistou no dia e isso tornará o processo de superação mais fácil. A melancolia pode ser encarada de forma ruim, mas na verdade o torna mais sensível às coisas boas também.

Se nenhuma dessas dicas o ajudou, tenha em mente que o dia de hoje logo vai acabar e tudo vai passar. Você terá a chance de ter dias melhores, valorize os aspectos positivos e os aprendizados em dias difíceis. Siga em frente com um sorriso no rosto e escolha ser feliz!


Texto escrito por Juliane Rodrigues do Nascimento da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]